GlobalEye

A Saab, empresa de defesa e segurança, amplia o seu portfólio de Sistemas Aéreos de Alerta Antecipado e Controle, com a apresentação do sistema de vigilância aérea multifuncional GlobalEye. O GlobalEye combina o novíssimo sistema de radar e missões Erieye ER (Alcance Estendido) da Saab com o avançado jato Global 6000 da Bombardier.
A Saab é um dos principais fornecedores mundiais de Sistemas Aéreos de Alerta Antecipado e Controle (AEW&C) com clientes ativos em oito países em todo o mundo. A Saab oferece agora um novo nível de recurso de vigilância aérea multimissão. Pela primeira vez no mercado, o GlobalEye proporciona um sistema sofisticado e de alto desempenho capaz de efetuar simultaneamente detecção de longo alcance, rastreamento e vigilância aérea, terrestre e naval, tudo a partir de uma única plataforma.

“Com o GlobalEye, podemos ampliar e aprimorar a nossa oferta, visando clientes que desejam maximizar seu retorno sobre o investimento em recursos estendidos de AEW&C como um ativo nacional para beneficiar o seu país”, afirmou Micael Johansson, diretor da área de negócios de Sistemas Eletrônicos de Defesa da Saab.
O GlobalEye, um sistema verdadeiramente multifuncional, detecta e rastreia automaticamente alvos no ar e na superfície em vastas áreas. A vigilância terrestre de veículos em movimento pode ser realizada em grandes áreas por radares de longo alcance, no modo Indicador de Alvo Terrestre Móvel (GMTI). Com o radar Erieye ER, o alcance de detecção e rastreamento foi ampliado significativamente em comparação com os radares aerotransportados existentes e contra os alvos menores. O sistema GlobalEye pode rastrear alvos de difícil observação no ar e no mar, incluindo aeronaves furtivas, mísseis de cruzeiro ou periscópios submarinos, mesmo em ambientes de forte interferência e jameamento.

“O GlobalEye é um divisor de águas pois oferece uma capacidade exclusiva de função alternada de vigilância aérea, marítima e terrestre simultâneas em uma única solução, com a possibilidade de mudar de função dinamicamente em voo, durante qualquer missão”, acrescentou Micael Johansson.

Saab AEW
O GlobalEye integra um conjunto abrangente de sensores, incluindo inteligência de sinais e equipamentos avançados de autoproteção com um sistema de comando, controle e comunicação recém-criado. A garantia de que o sistema esteja disponível por um custo justo é assegurada pela combinação de uma pegada organizacional leve com o suporte interno da Saab.

A Saab conseguiu assumir o papel de contratante principal deste sistema inovador AEW&C graças a décadas de experiência e inovação em tecnologia de radar, mas também em função de seu conhecimento profundo sobre guerra eletrônica, soluções e sistemas C4I e integração de plataformas. Uma grande parte dos subsistemas do GlobalEye provém da linha de produtos líderes mundiais da Saab.

Um elemento-chave do sistema GlobalEye é o jato Global 6000 de ultra-longo-alcance da Bombardier. Isso confere a mais recente aviônica e combina o tamanho ideal para um AEW&C estendido e multifuncional de excelente desempenho. É uma aeronave de alta velocidade com desempenho impressionante em pistas curtas e baixos custos operacionais. Graças à plataforma Global 6000, a autonomia das missões do GlobalEye pode se estender por até 11 horas.

O primeiro cliente do GlobalEye são os Emirados Árabes Unidos, que encomendaram o Sistema de Vigilância de Função Alternada (SRSS), em novembro de 2015.

O GlobalEye é mais uma inovação da Saab no campo da tecnologia de radar, um ramo em que se destacou com recursos inteiramente completamente novos. O lançamento se dá na sequência da recente apresentação pela Saab de sistemas de radar de caça novos e atualizados e cinco sistemas de radar de superfície complementares, totalmente novos.

A Saab é um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas de radar para aplicações aéreas, terrestres e navais. A empresa tem 60 anos de experiência e mais de três mil sistemas de radar em operação em 30 países.

DIVULGAÇÃO: Publicis Consultants/Saab Press Centre

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments