Gripen E para a Suécia: Saab recebe encomenda de peças sobressalentes
Pedido equivalente a 30 milhões de dólares deverá ser entregue junto com os primeiros dos 60 caças Gripen E encomendados pela Suécia à Saab. Acordo-quadro assinado em fevereiro de 2013 engloba diversos contratos como este, e que somados poderão chegar a cerca de 47,2 bilhões de coroas suecas ou 5,6 bilhões de dólares
–
Na quarta-feira, 1º de julho, a empresa sueca Saab informou em nota o recebimento de uma encomenda de peças sobressalentes para o caça Gripen E, a nova geração da aeronave (atualmente em desenvolvimento e com protótipo em construção). A encomenda, feita pela administração sueca de material de defesa (FMV) tem valor de cerca de 250 milhões de coroas suecas, o que equivale a cerca de 30 milhões de dólares ou 93,5 milhões de reais.
As peças sobressalentes, de diversos tipos, deverão ser entregues em conjunto com os primeiros aviões Gripen E, que somam até o momento 60 exemplares encomendados para a Força Aérea Sueca, com entregas iniciais previstas para o final desta década. Segundo Ulf Nilsson, que chefia a área de negócios aeronáuticos da empresa, trata-se de “um importante primeiro passo para assegurar o fornecimento de equipamento para a Força Aérea Sueca e o Gripen E.” Ele complementou dizendo que a Saab foi capaz de “garantir preços competitivos em equipamentos essenciais.”
A encomenda de sobressalentes se insere no acordo-quadro assinado entre a Saab e a FMV em fevereiro de 2013, com contratos que vêm sendo autorizados gradativamente e que, somados, podem alcançar um total de 47,2 bilhões de coroas suecas (hoje equivalentes a cerca de 5,6 bilhões de dólares – soma que em fevereiro de 2013 alcançava aproximadamente US$ 7,5 bilhões).
Um dos mais importantes contratos inseridos no acordo-quadro de fevereiro de 2013 foi o anunciado em 18 de dezembro daquele mesmo ano, algumas horas antes de ser informada pelo Brasil a seleção da nova geração do Gripen no programa F-X2 da Força Aérea Brasileira: trata-se do contrato de produção dos 60 exemplares para a Suécia, compreendendo o período 2013-2026, no valor de 16,4 bilhões de coroas suecas (hoje equivalentes a pouco menos de 2 bilhões de dólares, e que no final de 2013 representavam cerca de US$ 2,5 bilhões).
Para saber mais sobre contratos assinados e andamento do programa, veja outras matérias já publicadas no Poder Aéreo, clicando nos links da lista a seguir.
IMAGENS: Saab (em caráter meramente ilustrativo, do demonstrador biposto da nova geração do Gripen e da linha de montagem da empresa, ainda da geração anterior)
VEJA TAMBÉM:
- Selex ES e Saab assinam contrato para 60 sistemas IRST Skyward-G do Gripen E
- Na Suécia, Parlamento autoriza Governo a adquirir caças Gripen E novos de fábrica
- Gripen E: Saab recebe contrato da Suécia para equipamentos de apoio e manutenção
- Gripen E terá pilones da Exelis com ejeção pneumática de mísseis
- Saab apresenta fotos da produção do Gripen E, na Suécia
- Gripen E/F ou Gripen C/D? A escolha (da versão) é a gosto do freguês
- Gripen NG ou Gripen E? A escolha (do nome) é a gosto do freguês
- Gripen E: dia 18 também trouxe boas notícias da Suécia, como o contrato de produção
- As principais diferenças do Gripen E, segundo o chefe dos pilotos de teste da Saab
- África do Sul fabricará algumas partes do Gripen E sueco
- Suécia poderá financiar o Gripen E mesmo sem parceiro externo
- Saab recebe contrato para apoiar caças Gripen suecos em 2014
- Saab apresenta resultados dos primeiros 9 meses de 2013 e destaca interesse pelo Gripen
- Gripen E, nova geração do caça da Saab, será 50% sueco
- Saab confirma início da montagem do primeiro Gripen E de pré-produção
- Gripen realiza primeiros disparos de mísseis Meteor de produção
- Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F