MD da Suécia visita oficialmente a Suíça e aproveita para falar do Gripen
Entre outros assuntos de reunião dos ministros da Defesa dos dois países, o sueco atualizou o suíço sobre os últimos desenvolvimentos do caça
–
Nesta quinta-feira, 2 de abril, o Departamento de Defesa da Suíça divulgou nota a respeito de visita feita ao país pelo ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist. O ministro sueco foi recebido em Berna pela sua contraparte suíça, Ueli Maurer, chefe da instituição que na Suíça engloba Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esporte.
A reunião entre Hultqvist e Maurer focou em assuntos de cooperação mútua e contatos regulares entre os dois países, em questões de segurança, defesa e treinamento militar. A nota suíça destacou que este foi o primeiro encontro de ambos desde as eleições gerais realizadas na Suécia, em setembro do ano passado. Como resultado daquela eleição, o governo sueco passou a ser liderado pelos sociais-democratas, aos quais pertence Hultqvist.
A reunião entre os dois ministros foi qualificada como “distintiva e construtiva” segundo a nota do Departamento de Defesa da Suíça. Em meio a assuntos como a situação de segurança internacional em face do conflito na Ucrânia e do crescimento do Estado Islâmico no Oriente Médio, a reorganização das Forças Armadas da Suécia e da Suíça e a cooperação bilateral de ambos os países em equipamentos e treinamento militar, o caça sueco Gripen também foi um tema abordados: Hultqvist delineou para Maurer os últimos desenvolvimentos técnicos relacionados à aeronave, e este tomou nota dos mesmos.
Vale lembrar que Maurer era um grande defensor da escolha do caça Saab Gripen para reequipar a Força Aérea Suíça, selecionado no final de 2011 numa disputa acirrada com os jatos Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon, mas cujo sistema de financiamento para a aquisição foi rejeitado pela população suíça em referendo realizado em maio do ano passado, inviabilizando a compra. À época, curiosamente, o então parlamentar social-democrata sueco Hultqvist fazia parte da oposição ao governo de centro-direita da Suécia, mas apoiava firmemente o desenvolvimento da nova geração do Gripen e sua venda à Suíça – já os sociais-democratas suíços eram contra o negócio.
FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça (a imagem do alto está em caráter meramente ilustrativo)
VEJA TAMBÉM:
- Gripen F de testes termina apresentações na Suíça, repercutindo na mídia do país
- Gripen na Suíça: referendo termina com vitória do ‘não’ por 53,4% dos votos
- Suíça só planeja avaliar novos caças a partir de 2018
- Gripen na Suíça: notas da Saab e do MD da Suécia sobre resultado negativo do referendo
- Nota oficial da Defesa Suíça sobre o referendo que disse ‘não’ ao Gripen
- Campanha do ‘não’ ao Gripen transformou Grupo Suíça sem Exército em grupo sem dinheiro
- Caminho aberto no Parlamento Sueco para a nova geração do Gripen
- ‘O melhor exército do mundo não é o melhor caça do mundo mais alabardas’
- Suécia confirma que vai comprar novos caças Gripen mesmo após desistência da Suíça
- Suíços já contabilizam perdas de empregos após rejeição do Gripen em referendo
- Dassault já ‘abriu o apetite’ após rejeição do Gripen na Suíça, segundo jornal
- Textron americana promove Scorpion na mídia suíça como ‘alternativa barata ao Gripen’
- Pilatus suíça espera vender o PC-21 aos suecos, mas prevê pressão brasileira pró-Embraer
- Conversações oficiais da Eslováquia para alugar caças Gripen suecos
- Compra do Brasil deu visibilidade aos caças Gripen, diz ministro sueco
- Suécia vê nova chance de vender Gripen para a Finlândia
- Gripen na Suécia: partidos discordam sobre aumento dos recursos para a Defesa
- Suécia poderá financiar o Gripen E mesmo sem parceiro externo
Off-topic:
http://noticias.ne10.uol.com.br/brasil/noticia/2015/04/02/quatro-pessoas-morrem-em-queda-de-helicoptero-em-sao-paulo-540113.php
parece que foi um EC-155 o heli que caiu.
Morreu o engenheiro Guido Pesotti.
Off topic
Em relação a queda do helicóptero, novas informações dão conta de que uma das pás da aeronave foi encontrada muito distante do local do acidente, indicando que a mesma pode ter se soltado ou se rompido. Ninguém informa se a pá em questão é do rotor principal ou de cauda.
Off topic:
Será o fim da farra dos “pobres” políticos no GTE?
Ou é só para inglês ver?
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/04/governo-publicara-decreto-que-restringe-voos-da-fab-para-ministros.html
Off topic,
Na imagem da TV fica claro que é do rotor principal (quando policiais carregavam o objeto). Esse EC possui fenestron com pas relativamente pequenas.
Pesames a todos os familiares, inclusive do eng. Guido.
O Gripen está definitivamente descartado como o futuro caça da Força Aérea Suiça ou ainda há possibilidade? O atual governo suíço pode, ainda que demore um pouco, propor nova análise para o Gripen voltar à cena?
A aeronave selecionada foi o Gripen. E em algum momento os suíços vão ter de substituir seus F-5. O referendo simplesmente foi para definir se aumentariam as verbas para o financiamento.
Ivanildo e Marcos, bom dia. Uma das matérias ao final (lista “veja também”), publicada não muito depois do resultado do referendo, fala que os suíços só começariam um novo processo de escolha de caças em 2018, já pensando numa não tão distante aposentadoria de seus trinta e poucos caças F-18, que operam em três esquadrões. http://www.aereo.jor.br/2014/09/08/suica-so-planeja-avaliar-novos-cacas-a-partir-de-2018/ Outras notícias que cheguei a ver na mídia local de lá pra cá parecem corroborar essa possibilidade. Ou seja, só daqui a uns 3 ou 4 anos começariam um novo processo para uma decisão por volta de 2020, e que agora não tem como… Read more »
Obrigado pelo esclarecimento, Nunão.
Abs
OFF-Topic
E o F-35 segue firme:
http://aviationweek.com/defense/f-35-flies-against-f-16-basic-fighter-maneuvers
Parece que o Fantástico deste Domingo vai ter reportagem sobre o Gripen galera!
Abraços!
Victor:
Espero que não seja para trazer alguma reportagem mostrando que houve alguma coisa… como vou dizer… um descaminho na escolha da aeronave. Se teve, voltamos a estaca zero, ou seja, mais up grade no F-35, ops! F-5.
Segundo a matéria, ano que vem já chegam os Gripen C/D lisados…