De 61 missões francesas sobre o Iraque na última semana, 5 resultaram em ataques ao EI
Demais missões, de reconhecimento, contribuíram para coletar dados de inteligência dentro da chamada ‘Operação Chammal’, de apoio aéreo a tropas do Iraque contra os combatentes do Estado Islâmico
–
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 9 de março, a Força Aérea Francesa informou sobre as missões realizadas ao longo da última semana na chamada “Operação Chammal”, que é a contribuição francesa ao apoio aéreo de forças aliadas às tropas em terra que lutam, no Iraque, contra os combatentes do Estado Islâmico (EI, também denominado “Daech”). Segundo a nota, foram realizados no período 61 missões aéreas, 5 delas resultando em ataques ao solo.
A nota informa sobre ataque de oportunidade a dois edifícios que abrigavam combatentes do EI em Al Baghdali, em 27 de fevereiro, seguido de um ataque por aeronaves francesas na mesma área em 2 de março. Também no dia 2, aeronaves atacaram um grupo do EI que se posicionava em um palmeiral na área de Al Assad, e um ataque planejado na região de Bashiqa visou torres de observação na linha do EI entre Mossoul e Erbil.
Já no dia 4, outros combatentes foram neutralizados em ataques de oportunidade na região de Ain Al-Assad, enquanto se realizava a proteção de um comboio iraquiano. Além desses ataques, segundo a nota as aeronaves francesas têm realizado, diariamente, missões de reconhecimento que são essenciais para coletar dados de inteligência, em coordenação próxima com outros aliados.
Periodicamente, o Ministério da Defesa da França e a Força Aérea Francesa divulgam notas e fotos a respeito do andamento das missões, realizadas por caças e jatos de ataque baseados nos Emirados Árabes Unidos (seis Rafale) e Jordânia (seis Mirage 2000D), com apoio de aviões de patrulha marítima e de reabastecimento em voo, e que recentemente foram reforçados com a chegada do navio-aeródromo francês Charles de Gaulle com aeronaves de combate Rafale e Super Étendard. Para saber mais sobre a “Operação Chammal”, clique nos links da lista mais abaixo.
FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa e Ministério da Defesa da França
VEJA TAMBÉM:
- Primeiro ataque de caças Rafale da Marinha Francesa ao Estado Islâmico
- Rodízio de caças Rafale em operação contra o Estado Islâmico
- Prosseguem os ataques franceses a posições do EI no Iraque
- Ataques de Rafale e Mirage 2000D a alvos do EI, no Iraque
- Caças Rafale atingem posições defensivas do Estado Islâmico no Iraque
- Primeiro voo operacional de jatos Mirage 2000D franceses desdobrados na Jordânia
- Caças Rafale bombardeiam posição do Estado Islâmico em Sinjar, no Iraque
- Novos ataques de Rafale contra o EI, no Iraque
- Caças Rafale armados com AASM fazem ataque noturno a complexo logístico do EI
- Vídeos: primeira missão noturna de Rafale sobre o Iraque e a partida do reforço
- Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque
As fotos do Rafale estão sensacionais, comme d’habitude.
Pô Pangloss dos Rafale?
Sinto discordar, mas em termos de foto, esta dos Mirage 2000D taxiando (presumo) achei a mais bonita. Aquele decolando também está muito boa.
E os Mirage 2000D, dando conta do recado.
Eparro, permita-me discordar.
O Mirage 2000 é lindo, mas em qualquer vôo que fizer, ele irá taxiar e decolar. Fotografá-lo nessas ocasiões é como fotografar a Paola Oliveira almoçando ou andando na rua. Ela continuará linda, mas tais cenas são rotineiras.
Já as fotos do Rafale são raras, ainda que a Lua ou o Sol acabem por nos atrair mais a atenção do que o próprio avião.
Pangloss 10 de março de 2015 at 7:36 #
Boa!
Continuo com minha opinião, mas esta comparação com a Paola Oliveira foi sensacional!
Pois é, Eparro, algumas imagens ficam gravadas em alto relevo na minha memória.
Affff… menos de 10% de efetividade… Tá bom Não.
Tá faltando um, na verdade uns… rsrsrsrs UAVs ai…
…em tempos de crise e na era da NCW fica difícil continuar mando Rafale e M-2000 para ficar fazendo reconhecimento em um espaço aéreo onde se tem a Supremacia Aérea.
Essa tática, para aquele cenário me parece completamente equivocada e só serve para propaganda e esvaziar os bolsos do contribuinte brioche.
Grande Abraço
Oganza 10 de março de 2015 at 17:35 # Oganza meu caro, não é sempre assim, leva a coisa em banho-maria, faz treinamentos, faz experiências com novas tecnologias, experimenta novas táticas, faz integração com outras forças armadas, reafirma doutrinas, produz mais armas e equipamentos, liquida estoques antigos, faz um marketing e a roda gira. Eu não acredito mesmo, que queiram terminar o serviço. Assim fosse, uma sucessão de ataques aéreos cadenciados e mesmo sem força terrestre penso que devastaria o tal do Estado aí. “Carthago delenda est”, “Remember the Alamo” ou o recente ataque a Gaza, quando estão decididos, ninguém… Read more »
eparro,
🙂 pois é… mas tudo isso seria muito mais enriquecedor e mais proveitoso do ponto de vista tático e financeiro com alguns UAVs… eles mesmo admitiram que tais vetores e capacidades estão fazendo uma falta gigantesca lá no Mali…
… mas enfim, é mesmo como vc disse e se não tem o cão, vai da gato mesmo. kkkkk
Grande Abraço.
Ou então alguns Super Tucanos. #ficaadica
A foto do Rafale rasgando a Lua merece um prêmio! É uma avião que não gosto, junto com o Typhoon são os aviões mais feios da Terra, o Mirage, realmente, sai bem em qualquer foto, é bonito de qualquer ângulo.