Primeiro voo do Embraer KC-390 ‘transcorreu normalmente’ segundo piloto

23

KC-390 primeiro decolagem

Voo durou 1h19 minutos e testou sistemas da maior aeronave já projetada no Brasil

O protótipo do KC-390 rea lizou seu voo inaugural na manhã desta terça-feira (03/02), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo.

Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles, o Coronel da reserva da FAB, Marco Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Ele assistiu à primeira decolagem ao lado do presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado; do Vice-Presidente Executivo de Negócio de Defesa e Segurança, Jackson Medeiros de Farias Schneider; e do ex-comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito.

Com 35,20 metros de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga, o KC-390 é o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que conta ainda com a colaboração da Argentina, de Portugal e da República Tcheca.

KC-390 decolando

Entregas em 2016
O voo inaugural é o início da fase de testes dos dois protótipos, prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio de 2014, a Força Aérea Brasileira assinou o pedido de aquisição de 28 aeronaves.

Na FAB, os KC-390 deverão cumprir todas as missões atualmente realizadas pelos C-130 Hércules, como transporte de tropas e de carga, lançamento de paraquedistas, busca e combate a incêndios. Para isso, o avião deverá ser capaz de pousar em pistas sem asfalto e operar em ambientes que vão do frio da Antártica até o calor da Amazônia. O uso de turbinas a jato permitirá alcançar uma velocidade de até 870 km/h. Já o antecessor não passa dos 671 km/h.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, 3,45 metros de largura e 2,95 de altura. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani, por exemplo, cabe dentro do compartimento de carga do KC-390.

Também poderão ser levados 80 soldados equipados em uma configuração de transporte de tropa ou 64 paraquedistas ou 74 macas mais uma equipe médica. O peso máximo para cargas é de 23 toneladas. Como reabastecedor, o KC-390 será capaz de transferir combustível em voo para aviões e helicópteros.

As 28 unidades para a FAB serão entregues ao longo de doze anos. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção.

FONTE: Agência Força Aérea

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo

Queria um vídeo do monstrão no ar…

Luiz Antonio

Ansiosamente aguardando há quase 5 anos por este grande acontecimento. Estava paquerando o flightradar hoje de manha e vi o “paquera” mas, só mesmo por aqui é que tive a certeza do fato ! Aguardando agora o primeiro voo do nosso primeiro Grippen ! Mais alguns anos pela frente …..

Anônimo

Hoje a Embraer fez o meu dia.
Parabéns a todos envolvidos neste maravilhoso projeto.

Luiz Antonio

Paulo: Eu gostaria de vários videos para me deleitar a tarde toda agora … rs Uma pena que a EMBRAER não fez o ALARDE e o ESTARDALHAÇO que deveria fazer em cima desta data memorável … será que prepara algo ? Deveria …..

claudio oliveira

1º Voo!!!
Que tenha sempre um céu de Brigadeiro!!!!

ESTE é o BRASIL que sonhamos!!

Joner

Fantástico, e que tenha dado tudo certo, vai ser um belo aparelho para a FAB e quem sabe mais outros clientes…

Parabéns aos envolvidos novamente.

Ademir Calonga da Silva

Notícia fantástica. Para mim se assemelha ao desenvolvimento do Bandeirantes. Certamente fruto de muitas horas de pesquisa e dedicação ao trabalho, sacrificando as horas destinadas ao laser e à família. Parabéns a todos os envolvidos neste grande feito, inclusive àqueles que limpam o chão da fábrica.
Eu sempre digo que não adianta ter as melhores ferramentas e os melhores materiais, se não tiver a melhor equipe técnica para desenvolver um projeto, certamente ele (o projeto) está fadado ao fracasso.
A FAB e a EMBRAER tem os três itens acima.
Que dia!!!

Danilo José

Bela noticia, logo chegara a vez dos Gripen, aguardamos ansiosamente por este dia !

Alex

Parabéns a Embraer, Força Aerea

DougR

E tem gente que não acreditava nesse projeto. Que range os dentes ou torce o nariz!
Parabéns para a EMBRAER, empresa genuinamente brasileira, com interesses e cabeças que estão muito além da política.

phoxdie

Eu achei que o ‘paquera’ ia ser aquele Hawker Hunter da EMBRAER…. Mas de qualquer maneira, ela e a FAB estão de parabéns. É um grande avanço não só para a indústria aeroespacial mas também para a indústria brasileira no geral.

Alexandre

E quem comprou ações da EMBRAER nos últimos vinte dias ganhou 25%.

José Claudio

Pena que ficamos anos e anos à espera de notícias como essa. É muito legal ler como ficamos empolgados e nos sentimos muito mais BRASILEIROS e patriotas. Parabéns a todos nós que de certa forma contribuímos com essa empresa. Parabéns a todo esse povo ávido de boas notícias enfim ” O pátria amada Brasil” que Deus abençoe a todos nós e que usemos essa aeronave só em tempos de paz, mas caso queiram nos incomodar usemos como uma lança para buscarmos a Paz e a Segurança de todos os brasileiros.

Marcos RC

Parabéns a todos …

Gayneth

E que venham as encomendas! Vai dar certo.

Anônimo

Quando do lançamento do projeto, alguns aqui falavam que tudo não passava de um avião de papel… bom, agora não é mais.

Gayneth

Poderíamos chama-lo de CORRUPIÃO! É grandão é bonito e é brasileiro. 🙂

Justin Case

Amigos,

Tanto Louzada como O. Lima são oficiais da reserva da FAB e têm histórico relevante como pilotos de caça e como pilotos de ensaio no CTA.
Aqui tem um outro vídeo, mas de celular:

https://www.youtube.com/watch?v=6OfXeMiD7Do

Abraços,

Justin

Adalto Lélis

Esse é o nosso Brasil que sonhamos e acreditamos

Brasil acima de tudo

Adalto Lélis

Esse é o Brasil que queremos …

Brasil acima de tudo

Jorge Alberto

OK q eh uma grande vitoria da Embraer e do Brasil… Mas me perdoem!…

Ele eh feio demais!… “Todo torto”… nesse quesito o Hercules eh muito mais bonito….

Mauro Cambuquira

Parabéns a Força Aérea, EMBRAER e a todos os brasileiros que contribuíram para esse grande avanço do Brasil. Memorável.