Campanha dos Projetos Estratégicos da FAB: onde está o A-1M?
Na sexta-feira passada, 2 de janeiro, a Força Aérea Brasileira começou a divulgação de uma campanha institucional voltada para este ano de 2015, mostrando uma apresentação de 17 projetos estratégicos da FAB, numa publicação eletrônica de 24 páginas.
O texto é bastante didático, voltado ao público em geral, e os projetos deverão ser todos apresentados ao Congresso Nacional e destacados no site da FAB, um a um, ao longo deste ano. Após uma breve apresentação inicial, o material de campanha explica o conceito “Dimensão 22” de controle e defesa aérea de uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, tratando em seguida dos 17 projetos abaixo:
- F-X2
- KC-X
- E-99
- F-5BR
- AH-X
- H-XBR
- KC-X2
- P3-BR
- CL-X2
- I-X
- PESE
- VLS-1
- LINK BR2
- ARP-DESENVOLVIMENTO
- MAR-1
- A-DARTER
- ARTILHARIA ANTIAÉREA
Porém, reparamos que não há, entre os 17 projetos acima, nenhuma página dedicada à modernização dos jatos de ataque A-1. Ou seja, não há na lista de projetos estratégicos da campanha institucional um Projeto A-1M.
A única página em que reparamos haver uma referência (fotográfica) ao A-1 foi a de número 22, que trata do projeto MAR-1, mostrando o detalhe de um míssil numa estação subalar do jato, como vemos na reprodução ao lado.
Ainda falando em modernização, não vimos menção, no projeto F-5BR, aos trabalhos nas 11 células adquiridas da Jordânia, apenas nos 46 caças (43 monopostos e 3 bipostos) da frota em operação atualmente.
Terá sido um mero lapso?
Clique aqui ou nas imagens da capa e do sumário, acima, para acessar a apresentação veiculada pela FAB.