Acidente com EC725 Caracal francês em Burkina Faso, em treinamento noturno

23

EC725 - imagem ilustrativa em nota sobre acidente em 29nov2014 - foto via Min Def França

O Ministério da Defesa da França informou a ocorrência de um acidente com um helicóptero EC725 das Forças Armadas Francesas em 29 de novembro, durante um voo de treinamento noturno, em Burkina Faso (África). Infelizmente, um soldado morreu e dois outros membros da tripulação ficaram feridos. O acidente, segundo a nota, não tem qualquer relacionamento com ação de combate, e as causas serão determinadas por investigação.

Os feridos foram imediatamente transportados a N’Djamena (no Chade) para as instalações militares cirúrgicas da base “Sergent-chef Adji Kosseï”. O militar francês morto, segundo nota publicada posteriormente,  é o agente técnico (ajudante) Bajja Samir  do 4º Regimento de Helicópteros das Forças Especiais. É o segundo militar francês morto desde o início da chamada Operação Barkhane, em que a França, em conjunto com aliados de Burkina Faso, Nigéria, Mali, Mauritânia e Chade, visa combater grupos terroristas da região do Sahel-Sahara, na África.

FONTE/FOTO (de arquivo): Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: não foi revelado se o EC725 acidentado é da Força Aérea Francesa (Armée de l’air) ou do Exército Francês (Armée de terre), pois o mencionado 4º Regimento de Helicópteros das Forças Especiais, apesar de ser subordinado ao Exército, também tem em sua dotação algumas aeronaves Caracal da Força Aérea. Vale frisar que a nota sobre o acidente foi publicada tanto pelo Ministério da Defesa quanto pelo Exército da França, mas não pela Força Aérea.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments