HAL Nashik completa atualização do primeiro caça Su-30 MKI da Força Aérea Indiana

5

HAL_SU-30_MKI_Lajes

A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) concluiu com êxito a atualização do primeiro avião de combate Su-30MKI multifunção em sua unidade de Nashik, Maharashtra, na Índia.
Os pilotos de teste empresa agora vão voar a aeronave para validar o seu desempenho antes de entregá-lo para a Força Aérea Indiana (IAF) no próximo mês, conforme relatado pelo Business Standard.

De acordo com funcionários do HAL, a atualização doméstica custa muito menos do que o valor cobrado pelos fabricantes de equipamentos originais (OEMs), que normalmente é de 35%-40% do custo de uma nova aeronave.

O especialista em logística ex-IAF, comandante Neelu Khatri disse: “OEMs geralmente cobram o preço de novos caças razoavelmente, mas fazem seu dinheiro cobrando fortemente o reparo e revisão geral. “Estabelecer a capacidade de revisão na Índia derrota esta estratégia de preços.”
Um funcionário do Ministério da Defesa indiano disse: “Nashik é a única instalação de atualização do mundo para o Su-30MKI.

“Potencialmente, poderia receber ordens de revisão de países como Vietnã, Malásia, Argélia, etc, que voam variantes do Su-30.”

Aproveitando sua experiência na produção Su-30MKI, a HAL Nashik está agora fabricando internamente 31.500 dos 43.000 componentes que são integrados ao avião de caça, além de nacionalizar parcialmente seus motores AL-31FP, que são construídos em Koraput, Odisha, Índia.

O chefe das instalações da HAL Nashik S Subrahmanyan disse: “Mais de 51% do valor do Su-30MKI é feito atualmente na Índia, um pouco mais do que os 49% acordados com a Rússia no contrato assinado em 2000 para construir 140 caças na Índia.”

A partir de agosto de 2014, a IAF passou a ter 200 Su-30MKIs em serviço, com cada avião sofrendo atualização após voar 1.500 horas ou 14 anos, o que ocorrer primeiro.

Subrahmanyan disse: “O MoD sancionou uma capacidade de revisão de 15 caças por ano; no próximo ano, vamos revisar de dez a 12 caças e depois estabilizar em 15 caças anualmente.

“Nós já abordamos o Ministério da Defesa para reforçar a capacidade para 30 caças por ano, que irá atender as nossas necessidades em 2030”.

Dos 30 Su-30MKIs que serão atualizados a cada ano, a HAL vai modernizar 20, enquanto os dez restantes seriam revistos em uma base de reparação da IAF.
Desenvolvido pelo Sukhoi Design Bureau, o Su-30MKI é um caça de longo alcance de superioridade aérea projetado para realizar uma ampla gama de missões de combate aéreo e ataque ao solo em todas as condições meteorológicas.

FONTE: www.airforce-technology.com / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments