Treinamento na RAF e RN: Tucano dará lugar a T-6C, mas Phenom 100 substituirá King Air
Segundo reportagem publicada hoje (24/10) no site Flightglobal, o Ministério da Defesa do Reino Unido deverá substituir seus treinadores de asa fixa por três novos modelos, após a seleção da oferta da parceria Affinity (KBR/Elbit Systems) no programa MFTS (Military Flying Training System). Com o novo programa, o treinamento elementar na RAF (Força Aérea Real Britânica) e RN (Marinha Real Britânica) será realizado com o Grob Aircraft G120TP, o básico com o Beechcraft T-6C e o multimotor com o Embraer Phenom 100, embora não tenha sido ainda revelada a quantidade de cada tipo.
Os novos aviões substituirão em suas funções o Grob G115 Tutor, o Shorts Tucano T1 e o Beechcraft King Air 200 (sendo que estes últimos operam por leasing). Segundo o site Flightglobal, a frota de cada modelo é, respectivamente, de 119, 38 e 8 aeronaves, sendo que o Grob G115 é fornecido pela Babcock. Os novos G120TP deverão operar nas bases da RAF de Barkston Heath e Cranwell, enquanto os T-6C operarão em Valley e os Phenom 100 em Cranwell.
O treinamento avançado a jato da RAF é feito com uma frota de 28 aviões Hawk 128 da BAE Systems, em Valley, e atualmente a Aviação Naval da RN treina seus observadores em quatro aeronaves King Air 350, segundo a reportagem.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Embraer, Beechcraft e Grob Aircraft
NOTA DO EDITOR: o título original do site Flightglobal destacou o T-6C como principal item da renovação do sistema de treinamento britânico.
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Faz sentido.
O T-6C é uma aeronave com custo-benefício melhor para realizar apenas treinamento do que o Super-Tucano.
leejunior22, Pelo que vi rapidamente a respeito, apesar de ter havido interesse da Embraer nessa disputa, o Super Tucano era só uma segunda opção ao T-6 na proposta do vencedor do programa (Elbit + KBR). Vale lembrar que o Tucano que está no título desta matéria não é o Super Tucano, e sim o Shorts Tucano atual da RAF, que dará lugar ao T-6C. Elbit Systems & KBR. the Israeli firm and the huge global infrastructure management firm are reportedly offering the more powerful and advanced side-by-side Grob 120TP , and HawkerBeechcraft’s T-6C, with an option to conduct the entire… Read more »
“……Elbit’s avionics equip Embraer’s EMB-314 Super Tucano, and Elbit delivered the training center external link for Israel’s King Air B200 Tzofits.”
Yes.
Shalon
Nunão,
Veja que não discordo contigo. O Shorts Tucano já sente a idade e o Super-Tucano, apesar de ter equipamentos da Elbit, está um “pouco acima” no que diz respeito de requisitos de missão.
Faz sentido escolherem o T-6C, foi isso que disse.
A Embraer não tem um sucessor específico para o Tucano.
O ST cumpre a missão de treinamento básico, mas não é o melhor custo-benefício.
Fico feliz que a Embraer, entretanto, não perdeu espaço, pois treinará os futuros pilotos de transporte da RAF e RN com o Phenom 100.
Brasil!
Achei uma boa escolha. Na sua categoria, o T-6 é um excelente avião. O verdadeiro sucessor do Tucaninho.
Mas confesso que me surpreende um pouco a ausência de interesse da Embraer em fazer uma atualização dos
T-27. Suponho que ainda existe mercado e eles tem “capacidade instalada” para isso.