Caças Rafale armados com AASM fazem ataque noturno a complexo logístico do EI
A patrulha de caças Rafale franceses participou de um ‘raid’ noturno da coalizão e lançou doze bombas guiadas AASM sobre o alvo do Estado Islâmico
–
Na noite de 23 de outubro, foi realizado um ‘raid’ de aeronaves da coalizão que combate o Estado Islâmico (EI, também chamado Daech) no Iraque, tendo como alvo um complexo logístico ao sul de Moussoul, na região de Kirkouk (250 km ao norte de Badgá). A operação foi planejada após a coleta de informações sobre o alvo estratégico do EI.
Uma patrulha de caças Rafale da Força Aérea Francesa participou da missão, e cada Rafale estava equipado com o casulo de designação de alvos Damoclès e seis bombas guiadas AASM (Armement Air-Sol Modulaire – armamento ar-solo modular, disparado a distâncias seguras e capaz de atingir alvos fixos ou móveis com precisão em qualquer condição de tempo, de dia ou à noite, sendo também classificado como míssil). Foram lançados doze AASM sobre o objetivo.
O ataque da coalizão permitiu destruir o complexo que funcionava como fábrica de bombas artesanais e também como centro de recrutamento, formação e treinamento de terroristas, segundo nota do Ministério da Defesa da França. A ação foi complementada por ataques simultâneos dos aliados a outros alvos estratégicos do EI, no que foi considerado um grande golpe contra suas capacidades logísticas.
FONTE / FOTO: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
NOTA DO EDITOR: a capacidade de levar três AASM sob os pilones triplos, juntamente com três tanques subalares de 2.000 litros e seis mísseis ar-ar (estes últimos ausentes na foto divulgada acima por não terem utilidade nessa missão específica, ainda que se tenha levado míssil na estação da ponta da asa esquerda), embora sem o pod designador mencionado no informe do MD francês, foi demonstrada pela Dassault e a DGA em janeiro deste ano. Veja matéria a respeito no primeiro link da lista abaixo. Ataques franceses anteriores ao EI no Iraque haviam utilizado bombas guiadas GBU-12 (quatro por aeronave), e vale lembrar que, em missões anteriores no Mali e na Líbia, era mais comum ver o Rafale armado com quatro AASM, ao invés de seis, conforme a maior parte das fotos divulgadas ao longo daqueles conflitos (que também podem ser vistas em links da lista abaixo).
VEJA TAMBÉM:
- Dassault e DGA testam o Rafale em configuração pesadamente armada
- Caças Rafale franceses atacam veículos do EI no Iraque
- Vídeos: primeira missão noturna de Rafale sobre o Iraque e a partida do reforço
- Reforço de caças Rafale no Golfo Pérsico já começou a cumprir missões sobre o Iraque
- Mais caças Rafale para as operações contra o Estado Islâmico
- Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque
- Caças Rafale franceses fazem segundo ataque ao EI, no Iraque
- Primeiro ataque de caças Rafale ao Estado Islâmico, no Iraque
- Iraque: caças Rafale fazem missão de reconhecimento de cinco horas de duração
- Caças Rafale franceses fazem primeira missão de reconhecimento sobre o Iraque
- Futuro do AASM, arma de destaque do Rafale, pode estar em outro caça
- Rafale de testes faz o último lançamento de qualificação de AASM guiado a laser
- Sagem confirma emprego operacional de AASM com guiagem IR
- Rafale teria estreado, na Líbia, a versão IR da bomba guiada AASM
- Rafale testa com sucesso AASM contra alvo terrestre em alta velocidade
- França realiza lançamento noturno de míssil AASM
- No Mali, caças Rafale mostraram mais uma vez suas qualidades
Seria interessante se divulgassem qual o tipo de AASM usado.
A única compatível com alvos móveis é a versão guiada por laser.
As guiadas exclusivamente por INS/GPS e as com orientação terminal IIR são para alvos fixos/estáticos.
Bosco,
Vale lembrar que o alvo era fixo.
Ainda assim, em outras fontes sobre o ataque (não muito boas, pois confundem um número divulgado de 70 bombas lançadas pela coalizão com 70 bombas só da França, o que nem todos os 9 caças Rafale que estão na operação, juntos, seriam capazes de levar na configuração mostrada…), diz-se que as doze bombas eram guiadas a laser, informação que teria sido falada por autoridade francesa.
“Vale lembrar que o alvo era fixo.”
Mas tem sempre uma combi que sai do “local do crime” em disparada e aí só com a versão a laser mesmo. rsrsss
Que Kombi que nada, Bosco! 🙂
Os caras do EI fizeram a função de um monte de Humvee do Exército do Iraque que deu no pé.
Um dos Humvee até ganhou uma GBU-12 de presente no ataque francês divulgado antes desse (mas não cheguei a publicar aqui essa notícia)
Todas as AASM lançadas nesses ataque, num total de 12, 6 em cada aviao, foram guiadas a Laser, conforme fontes do Gov Frances.
Nunão, é estupidez minha ou as fotos do Rafale onde vc relaciona as matérias passadas são a mesma foto do mesmo Rafale, apenas com filtros aplicados?
Sei que é bobeira.. mas é ou não é a mesma foto feita com photoshop?
Intruder,
Não sei de onde você tirou essa ideia.
Basta clicar nas imagens e você vai acessar matérias diferentes, com fotos de aeronaves na maioria com indicativos diferentes, em situações diferentes, tiradas de ângulos diferentes, com cargas de armamentos diferentes, tiradas em dias e horas diferentes, de missões diferentes.
E todas as matérias tem links ao final para as fontes originais.
O que eu quero dizer é que a matéria “Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque” e a matéria “Caças Rafale franceses atacam veículos do EI no Iraque” parecem usar a mesma foto, com filtros aplicados. Tenho quase certeza disso! Compare as duas fotos e veja vc mesmo que é o mesmo Rafale! Apenas “cortaram” o Rafale da “operação diurna”, aplicaram filtros e editaram sobre uma foto aérea de uma cidade a noite.
Intruder, Se você analisar ambas as fotos ampliando e com cuidado, vai ver que os ângulos em relação ao fotógrafo (nos dois casos, em uma aeronave reabastecedora) são ligeiramente diferentes. No caso do Rafale fotografado de dia, o ângulo está mais baixo, favorecendo um aspecto mais bojudo para os tanques subalares, que aparecem ligeiramente mais afilados no caso da foto noturna, tirada de um ângulo um pouco mais alto. E se clicar nos links para as notas originais com fotos, no site do MD da França, vai ver outras fotos de cada uma das séries, mostrando que não faz sentido… Read more »