Não, o KC-390 não é um avião pequeno
Confira mais imagens de diversos ângulos do novo jato militar da Embraer, o KC-390, além das impressões dos editores do Poder Aéreo, que viram o avião bem de perto
–
Fernando “Nunão” De Martini
A primeira impressão é a que fica. As impressões seguintes só reforçam a primeira. Quem viu o KC-390 pela primeira vez em fotos pode achar que a aeronave é menor do que imaginava, e pudemos ver que muitas pessoas, ao verem as imagens pela internet, acreditaram que o novo avião militar da Embraer é até menor que o C-130 Hercules que opera na FAB.
Mas para quem viu de perto, ao vivo, a impressão que fica é que o KC-390 não é um avião pequeno, de forma alguma. Ao abrir-se o hangar na cerimônia de apresentação (roll out), as portas correram, correram, e demorou para se atingir toda a envergadura do jato. Isso porque a maior parte da imprensa estava posicionada numa área em que via a aeronave em ângulo – um ângulo muito próximo ao do próprio enflechamento da asa direita. A impressão foi de que, caso as asas fossem retas como a do C-130H ao invés de enflechadas, a envergadura seria maior que a deste último.
Para se comparar: a envergadura do KC-390 é de 35,05m, frente aos 39,7m do C-130H de asas retas. Já o comprimento total é maior: 35,2m para o KC-390 contra 29,3m do C-130H. A altura total de ambos é praticamente a mesma: 11,84m contra 11,9m, pois ambos têm derivas bem altas.
Porém, andando calmamente ao lado do KC-390, e relembrando inúmeras vezes que nós já andamos ao redor de aviões C-130H da FAB, entramos neles, ou mesmo da versão mais recente C-130J (como um exemplar canadense que já visitou o Brasil, cujo comprimento total é praticamente o mesmo do KC-390), a impressão geral é que, excetuando-se nas áreas do nariz e da cabine, o novo jato da Embraer se mostra muito mais “parrudo” que o Hercules. Em certos ângulos, é até “gordinho”.
Percebe-se que as grandes janelas do KC-390 (no sentido da altura) ocupam área semelhante à das janelas superpostas que formam a cabine do Hercules. Porém, como são maiores individualmente, acabam dando nas fotos a impressão de um nariz muito menor e mais afilado (de fato ele é, mas não tanto assim), levando a uma impressão de porte menor no geral. Mas ver o avião “pessoalmente”, e bem de perto, desmente qualquer impressão nesse sentido.
Andando ao redor do KC-390 em meio aos diversos convidados para a cerimônia de apresentação, o mais comum era perceber os olhares para cima, surpresos. Expressões boquiabertas, especialmente quando as pessoas olhavam a região da cauda. Clique nas imagens para ver em tamanho maior.
Essas são as impressões visuais, que as fotos ajudam a mostrar, mas não dizem tudo. Esperamos que, com as primeiras entregas à FAB previstas para 2016, cada vez mais leitores do Poder Aéreo e entusiastas da aviação militar tenham, no futuro próximo, a oportunidade que a imprensa, autoridades, executivos, funcionários da Embraer e outros tiveram hoje. E vejam “com os próprios olhos” que o KC-390 não é, definitivamente, um avião menor que o Hercules, nem nas dimensões, nem nas impressões, muito menos nas especificações e dados esperados. Mas esses dados e outras informações são temas para outra matéria.
ATENÇÃO ; OFF-TOPIC. Segundo o MD, a Argentina esta negociando a aquisição de 24 unidades do Gripen NG fabricados no Brasil. Cito: “Agustín Rossi também anunciou a decisão do governo argentino de iniciar as negociações para aquisição de 24 caças suecos Gripen NG que serão produzidos no Brasil. As condições da compra, assim como a eventual participação argentina na produção desses aviões, serão objeto de tratativas, nos próximos meses, entre representantes dos dois países. O contrato de aquisição e desenvolvimento de 36 Gripen NG, pelo Brasil, deverá ser assinado até dezembro deste ano. O ministro Celso Amorim comemorou a assinatura… Read more »
Ele pelo jeito não usará nenhum sistema de aumento ativo de sustentação, tipo o sistema EBF usado no C-17.
Sua capacidade STOL ficará só por conta dos flaps, freios aerodinâmicos e reversor da turbina.
Ah! E dos freios!
A segunda foto ficou show, e nos permite observar a grandeza da aeronave!
Algumas perguntas, já que vocês estiveram lá? 1) Eu ampliei as imagens e me pareceu que a parte frontal da junção asa fuselagem foi mal acabada (imagem 5). É só impressão? 2) Se quem está na imagem, sob o motor, tem 1,70m, certamente o motor está a pelo menos 1,90 do solo (imagem 11). Deu para medir? 3) Na imagem 12 aparece uma porta traseira. A impressão que dá é que aporta vai além do corte pintado, que representaria porta. É isso? 4) Ainda na imagem 12: aquela estrutura que compõe a porta da carenagem é muito estranha. Deve gerar… Read more »
Marcos, 1 – Acho que é só impressão. 2 – Deu para medir sim. Eu tenho mais de 1,80m (o Galante, que está na foto, tem um pouco menos) e sobrou um palmo e meio até a parte de baixo da nacele. São mais de 2m do solo, altura que foi enfatizada na coletiva de imprensa. 3 – Não consegui entender a pergunta. 4 – Não sei responder. Mas soluções novas podem realmente parecer estranhas, e não faltam coisas novas no avião, pelo que pudemos ver. 5 – Sim, colocaremos em algum outro post. 6 – A parte interna da… Read more »
PS: Belas fotos rapazes….
Sds.
Comparando as fotos com as ilustrações em CG, não dá para não destacar a altura dos motores em relação ao solo. Acredito que com essa altura, vai ser dificil engolir qualquer coisa.
Destacar também as janelas do cockpit que conseguem criar a ilusão de que o KC-390 não é “tão grande assim”.
Alguns acharam feio o design. De minha parte, ele tem a beleza de um A-10. Tipo parrudo, capaz de enfrentar qualquer situação, e é o que esperamos que ele consiga.
Vida longa ao KC-390 (nome a definir)!!!
[]’s
Nunão:
Na imagem, ao final da porta do trem de pouso, aparece a imagem da porta traseira, cujas bordas foram pintadas de preto. Aparece na imagem, fora dessa linha preta, uma rebarba que, julgo, seria uma dobradiça.
Marcos, pelo que entendi das perguntas 3 e 4, a resposta é: Não, parece que tem é um mecanismo logo a frente da porta.
Marcos,
http://www.flightglobal.com/assets/getasset.aspx?itemid=56365
item 31: defletor de vento para paraquedistas
Marcos,
Coloquei mais três fotos na matéria, para você ver tanto essa área da porta junto ao sponson direito com mais detalhes e também praticamente a aeronave inteira, vista mais de trás.
Por que tanta preocupação com o tamanho da aeronave? Ele não vai carregar as 23 ton previstas?
Pelas fotos já dá p ver que é maior que o E195.
No geral gostei muito do KC-390, mas tem um monte coisas/soluções que achei estranhas mas terei que me acostumar com elas rsrsrsrs Quanto a apresentação (acho que rolou pressões), achei que refletiu sim no acabamento da aeronave, tem diversos cortes e peças que claramente não estarão lá da maneira como foram apresentados, algumas partes parecem até mesmo tiradas ou feitas para um mockup. Mas deu para ter uma visão bem geral da aeronave e EU GOSTEI. 🙂 As janelas realmente geram uma ilusão de ótica, fazendo-o parecer menor… mas o que eu realmente NÃO GOSTEI foi do CONTORNO CINZA na… Read more »
Oganza,
Já vi muito roll-out de avião no primer. Achei muito legal ele já estar camuflado, passa uma impressão de “quase pronto”. Mas esse é o protótipo, que nem voou e vai fazer uma extensa campanha de ensaios. Tenho certeza de que vai estar mais caprichado para a entrega.
P.S.: Achei legal a moldura cinza, apesar de tudo.
No fim do vídeo, com o avião cercado de pessoas, tem-se melhor percepção do tamanho da aeronave:
https://www.youtube.com/watch?v=NN9RwpNAZFQ
Ângulo interessante na nota publicada no Flightglobal:
http://www.flightglobal.com/news/articles/picture-embraer-kc-390-rolls-out-in-brazil-405054/
Pois é Edgar. Quem tirou as fotos desse ângulo estava numa grua, um pouco mais para trás de onde estávamos.
Podre de chique o carrinho elétrico usado para trazer ele para fora do hangar, nunca tinha visto um desses.
Ficou mais bonito do que eu imaginava. As portas do trem principal ficaram estranhas, mas o que interessa é a funcionalidade.
As protuberâncias nas “bochechas” são o sistema anti-míssil israelense?
Vamos ver quando vão ser colocados os casulos de reabastecimento na ponta das asas.
É impressão minha ou a pintura na parte inferior das asas, atrás dos motores, é de outra cor?
Nunão e Poggio, Me desculpem mas pelo ineditismo da constatação me permito reapresentar meu comentário anterior: Prezados, Para quem havia perguntado como teria sido movimentado o KC-390 nesta sua primeira aparição pública , agora fica claro que para tanto foi empregada uma plataforma tracionada por motor elétrico com fonte de energia baseada em baterias. Trata-se da primeira aeronave tipo ARP (aeronave remotamente pilotada) – ou drone ou qualquer nome equivalente – de grande porte desenvolvida no Brasil, talvez sem nenhum equivalente, em tamanho, no mundo todo. Seu comando foi realizado apenas por impulsos elétricos sem fio!!!! (mais avançado do que… Read more »
Pessoal, será que aquelas marcas verdes nos pára-brisas da segunda e sétima foto já são os HUDs do comandante e 1st officer?
Porquê a estranha abertura lateral da baia que abriga o trem de pouso?
Não seria mais funcional, seguro e de menos peso simplesmente recolher o trem de pouso?
Acho que o RJ matou a charada. É um defletor para paraquedistas.
Oganza:
A “Mattel” fez muito estrago na guerra do Vietnã!
ldo Ghisolfi 22 de outubro de 2014 at 4:06 #
Porquê a estranha abertura lateral da baia que abriga o trem de pouso?
Não seria mais funcional, seguro e de menos peso simplesmente recolher o trem de pouso?
Aldo, vendo daqui imagino que seja pra que o sistema hidráulico e as articulaçãoes do trem de pouso não interfiram no vão livre do charuto da fuselagem, permitindo o embarque de cargas com maior volume e maior largura.
Grande abraço
Rinaldo Nery 21 de outubro de 2014 at 21:59 # Por que tanta preocupação com o tamanho da aeronave? Ele não vai carregar as 23 ton previstas? Pelas fotos já dá p ver que é maior que o E195. Cel, com o senhor que foi “Carroçeiro” sabe melhor do que qualquer um de nós, vai depender da missão par ele levar 23 tons de payload, do tempo, da pista, do tipo de missão, e também principalmente dos ensaios de voo que virão, estes sim a verdadeira prova dos “9”. Vamos aguardar e torcer para que não falte dinheiro e corra… Read more »
O porta malas tem quantos litros?? hehehe
Ficou mais bonito que as artes apresentadas.
Belíssimo avião, parabéns aos envolvidos.
Sonho com 2 versões: Patrulha naval/Guerra Anti-Submarino e Ataque, equipado com canhão lateral de 30mm
Há dúvidas quanto a um dos editores embaixo da turbina.
Vejam o salto dos sapatos.
Eu sabia, salto alto mesmo (rs).
Ah, gostei de não ver uma certa “mulher” no evento.
Mister “M” R. anda sumido, qq conteceu ?
COMENTÁRIO EDITADO. PROVOCAÇÃO INÚTIL PARA O DEBATE.
COMENTÁRIO APAGADO. PROVOCAÇÃO INÚTIL PARA O DEBATE.
Pô, este mês eu vou pro GB dos “EDITADOS”.
Magoei.
Pronto, não gostei da posição da bandeira da Argentina na fuselagem ………. deveria ter ficado na ______________ AUTO EDITADO.
Uma nave elegante e robusta em linhas suaves.
Não precisa aparentar-se a um neandertal para se impôr. EMBRAER fez uma griffe desta aeronave
Respeito a opinião de todos, mas achei o “Carrinho de Mão” (por Hervé Morin, ex-Min Def de nossos “parceiros estratégicos”, os franceses) da FAB BELÍSSIMO!
PS: linhas modernas e robustas. Acho q isso define o “Carrinho de Mão”.
No geral essa aeronave é bonita. A foto tirada da grua é a mais bela. Uma coisa que eu achei bem esquisito é a porta lateral traseira (sexta foto)….
A impressão que e eu tive foi que a Embraer não teve muito cuidado no acabamento do avião… talvez por causa da pressão imposta pela data da apresentação. No geral eu gostei.
“Mister “M” R. anda sumido, qq conteceu ?”
Ele já volta… deve estar procurando alguma notícia negativa sobre a Embraer ou que enalteça algum concorrente.
Assim que achar ele retorna.
Agora é aguardar com ansiedade o primeiro vôo, os ensaios, a certificação, os testes operacionais e finalmente as entregas para a FAB.
Luiz Fernando,
Lamento mas desta vez quem achou o pelo no ovo, foi o Roberto.
Fica p/ a próxima.
De tudo, ainda acho aquela estrutura da porta do trem de pouso muito estranha. Talvez, apenas talvez, se tivessem pintado de cinza, teriam amenizado a aparência.