Gripen E: Saab recebe contrato da Suécia para equipamentos de apoio e manutenção
Valor do contrato equivale a 2 bilhões de reais e soma-se a outros já concedidos, de desenvolvimento e produção do Gripen E para a Suécia
–
Nesta quinta-feira, 16 de outubro, a Saab informou o recebimento de um contrato para equipamentos relacionados ao Gripen E, no valor anunciado de 5,8 bilhões de coroas suecas (cerca de 809 milhões de dólares ou 2 bilhões de reais). A nota indica que são equipamentos necessários para a operação do Gripen (Gripen E role equipment), assim como para manutenção e apoio, fazendo parte de um acordo mais amplo entre a empresa e a Administração de Material de Defesa Sueca (FMV), cobrindo atividades para o Gripen E entre 2013 e 2026.
Trata-se do quarto contrato relacionado a esse acordo anunciado em 15 de fevereiro de 2013, e as entregas dos itens deste novo contrato, em trabalhos a serem feitos pelas áreas de negócios de Aeronáutica, Sistemas de Defesa Eletrônica e Apoio & Serviços da Saab, começarão em 2016. Encomendas anteriores, ligadas ao desenvolvimento e produção do Gripen E, foram recebidas ao longo de 2013.
Segundo Lennart Sindahl, executivo sênior, vice-presidente da Saab e chefe da área de negócios de Aeronáutica, “o trabalho no Gripen E continua de acordo com o cronograma e o orçamento. Esta encomenda representa outro importante passo no compromisso da Saab em entregar a próxima geração do sistema Gripen para a Suécia.”
O Gripen, segundo a empresa, é um caça único no sentido de combinar alta tecnologia e capacidades com eficiência de custo, sendo que o Gripen E traz significativas melhorias: motor mais potente, maior alcance, mais armas, novo radar AESA (varredura eletrônica ativa) e aviônicos mais avançados.
FONTE / IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Suécia confirma que vai comprar novos caças Gripen mesmo após desistência da Suíça
- Brasil e Suécia avançam nas negociações para aquisição dos caças Gripen NG
- Na Suécia, Parlamento autoriza Governo a adquirir caças Gripen E novos de fábrica
- Gripen E: dia 18 também trouxe boas notícias da Suécia, como o contrato de produção
- Saab assina contrato que pode chegar a U$ 7,5 bi para o desenvolvimento e produção do Gripen E/F
- Gripen E terá fuselagem mais longa
- África do Sul fabricará algumas partes do Gripen E sueco
- Saab revela projeto completo do Gripen E, com redução de custos
- Suécia poderá financiar o Gripen E mesmo sem parceiro externo
- Gripen na Suécia: partidos discordam sobre aumento dos recursos para a Defesa
- Governo Sueco quer mísseis de cruzeiro nos novos caças Gripen
- Primeiro voo do Gripen NG Demo com IRST
- Suécia precisa de mais Gripen para combater ameaça russa
- Suíços já contabilizam perdas de empregos após rejeição do Gripen em referendo
- Gripen na Suíça: RUAG recebe contrato da SAAB para desenvolver e produzir pilones do Gripen E
- Gripen E/F oferece oportunidades para a África do Sul e outros países
- Em detalhes, a audiência na CRE sobre F-X2 e a escolha do Gripen
- Após decisão brasileira, Saab espera incrementar vendas do Gripen
- Jane’s confirma interesse do Brasil pelo desenvolvimento do Gripen F
- Gripen NG: FAB refina requisitos do novo caça
- Caça Gripen, da Saab, terá versão com dois assentos
- Comitê interministerial vai acompanhar desenvolvimento e produção dos caças Gripen
- Saab adquire mais 15% da Akaer
Caros,
Segue um oof-topic interessante
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/10/16/o-programa-espacial-secreto-dos-eua/
off
Olá.
Pode ser somente implicância minha (reflexo da idade… 😛 ), mas essas denominações distintas (“NG” para o Brasil e “E” para a Suécia) do Gripen me incomoda.
Afinal, estamos ou não falando do mesmo aparelho?
SDS.
Maurício Silva, É o mesmo avião, mas a versão brasileira será customizada conforme o que estiver no contrato em negociação (como teriam que ser, por exemplo, versões do Rafale F3 e do F/A-18 E/F, caso estes tivessem ganhado a disputa), para mudar em alguns itens em relação à versão sueca em desenvolvimento e com produção contratada. Quando das ofertas originais da Saab para o F-X2, simplesmente não havia sido decidido ainda que a versão de um lugar para emprego na Força Aérea Sueca seria, pra começo de conversa, contratada efetivamente pelos próprios suecos, de forma a seguir a ordem da… Read more »
Mauricio Silva
“Afinal, estamos ou não falando do mesmo aparelho?”
A única diferença que eu sei é que o Gripen brasileiro terá versões biplace, além de ter aviônicos diferentes.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/17059/EXCLUSIVO-%E2%80%93-GRIPEN-NG-Tera-Display-Panoramico/
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazil/noticia/14023/Gripen-NG-biplace-podera-ser-inteiramente-desenvolvida-no-Brasil/
Abraços
EDITORES:
A primeira foto da matéria é uma montagem discarada e mau feita do Gripen… foi feita de várias partes diferentes de diferentes fotos… a tomada de Ar direita está sobre o canop.
Grande abraço.
G NG-BR, eu gosto dessa denominação.
Esse contrato denota que a fila por lá está andando.
“…. (e, se o contrato brasileiro enfim sair, …..”
É, até o Nunão já está meio em dúvida (rs).
2022.
Oganza
Coitado do diagramador, mas lá é Suécia…..
Aqui seria MEME com muitos rsrskk .
“Guizmo
16 de outubro de 2014 at 15:28 #”
Guizmo
citei e coloquei esse link as 10:25 em outro tópico.
Trata-se de assunto de defesa USA, agora é com os EDITORES.
Oganza,
Troquei a imagem, para não ferir os seus olhos. 🙂
Carlos,
Hoje estamos especialmente ocupados, em campo etc, então logo que possível veremos e analisaremos links sugeridos.
Sobre a dúvida desse contrato sair, que você me imputou, vale ressaltar que eu não lido com fé, e sim com fatos.
Quando o fato ocorrer, comentarei algo como “agora que o contrato saiu” ao invés de “se o contrato brasileiro enfim sair”.
😉
Nunão… Vlw
é que eu gosto do bichinho e quando alguém faz uma coisas dessas, fico chateado mesmo… mas vlw de verdade 🙂
Grande Abraço.
Nunão
Com todo respeito a sensibilidade visual dos colegas comentaristas (desculpe aí, Oganza! :-)!), não vi a 1ª foto-montagem do Gripen e por causa da “polêmica” da mesma fiquei curioso… É possível mandar o link da mesma? Grato por sua atenção.
Tiago
O terceiro grande passo da EMBRAER, esperemos o G NG-BR
https://www.facebook.com/embraercorporatecommunications/photos/a.299253233513514.58201.275470169225154/587386818033486/?type=1&theater
Tiago
Tá de sacanagem colega ….. (rs)
Nunão
Ok, Chief ………….. 2022. (rs)
Carlos,
Essa foto do AMX deu saudades….era o protótipo YA 1-4200 certo?
Tiago,
eu baixei a foto original que estava com a gambiarra, mas tentei acha-la agora no google mas não tive sucesso… mas possa manda-la para vc…
se vc quizer posso postar um link de compartilhamento aki com a foto… blz?
🙂
Grande Abraço.
Tiago,
hahahahaha ACHEI…
estava no cahe do google. 🙂
Olá Nunão, bom dia.
Obrigado pela resposta, embora o meu comentário tenha tido a intenção de ser sarcástico com o marketing do aparelho (Saab + FAB).
Aliás, acho que essa foi mais uma prova que engenheiros e “marketeiros” não vão combinar nunca… 🙂
SDS.
Oganza, valeu! 🙂
Carlos, é pra treinar o olho contra falcatruas na internet! rs
Abraços a todos.
Olá Oganza.
O “piloto” do Photoshop estava “chapado” quando trabalhou na foto (o trocadilho ficou sem graça nenhuma… 🙁 )
SDS.
Oganza
valeu atender o colega, mais eu “embromaria mais um pouco” (rskk) ……
“Guizmo
17 de outubro de 2014 at 8:39 #”
Não sei Guizmo,
mas eu estava na Tamoios no IEAv e vi o bicho depois de decolar dar umas passagens por cima do aeroporto e pousar.
Sniff, era fornecedor, ganhei convite mas cheguei atrasado, a entrada pela Dutra congestionou, altas autoridades, ministros, militares, presidente, PQP tava o mundo lá.
Corri pra Tamoios, os dois lados do acostamento “tolado” de gente e carros, corri pro IEAv(eu tinha crachá) e fiquei do alto com meu binóculo.
Bons tempos.
Sou um generalista, certamente outro colega poderá lhe responder.
Abraços
Tiago,
gostou ? (rs)
Abs