Após período de desenvolvimento, projeto KC-390 entra em fase de produção
Brasília, 10/10/2014 – Próximo de finalizar sua primeira etapa, que previa o desenvolvimento e a montagem de dois protótipos, o Projeto KC-390 começou recentemente a sua segunda fase, estabelecida via contrato de aquisição, dando início à produção em série de 28 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) pela Embraer.
Para isso, foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido. O montante será utilizado na aquisição de materiais e na manutenção de funcionários para viabilizar a compra das aeronaves representadas pelos protótipos.
“Estamos dando seguimento ao cronograma que vai garantir as aeronaves para a FAB no prazo necessário para não haver interrupções em suas missões de transporte e reabastecimento em voo”, explica o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.
Neste mês de outubro, o avião cargueiro sairá do hangar e terá a sua primeira aparição pública. “O chamado roll out demonstra claramente o acerto do projeto de engenharia e de produção das atividades industriais e, com certeza, até o final do ano, estaremos voando de KC-390”, comemora o responsável pelo projeto.
O KC-390 vai substituir o Hércules C-130, aeronave utilizada para transporte militar, de pessoas e equipamentos, e para reabastecimento em voo de outros aviões. “Essa aeronave está sendo desenvolvida estritamente de acordo com todos os requisitos solicitados pela FAB”, explica o diretor da Copac.
Além das 28 aeronaves da FAB, Crepaldi explica que o cargueiro nacional já nasce com grandes possibilidades de exportação para países que também precisarão, em breve, substituir suas aeronaves desse mesmo porte. “Do ponto de vista industrial, é o coroamento da indústria aeroespacial brasileira porque, além de ser a maior aeronave já desenvolvida e fabricada no país, ela vai entrar – com grande possibilidade de sucesso – num nicho de mercado que hoje é dominado pelas grandes empresas internacionais”, concluiu Crepaldi.
FONTE / INFOGRÁFICO: Ministério da Defesa
DEMAIS IMAGENS: Embraer
VEJA TAMBÉM:
- FAB destina US$ 1,9 bilhão para produção do KC-390
- KC-390 na FAB: vídeo da inauguração da linha de montagem e da assinatura da encomenda
- Embraer prepara a apresentação oficial do KC-390
- KC-390 será apresentado no dia 21 de outubro
- Mais fotos do KC-390 em montagem na Embraer, em visita do comandante da FACh em 24/9
- KC-390 ganha asas
- Motor do KC-390 é certificado
- KC-390: seis protótipos dos motores V2500-E5 já foram enviados à Embraer
- Suécia quer participação no projeto do KC-390 da Embraer
- KC-390 da Embraer toma forma enquanto se aproxima a data do primeiro voo
- FAB assina contrato para compra de 28 unidades do KC-390
- KC-390: contrato dos 28 de produção e termo aditivo de 2 protótipos, no Diário Oficial
- Embraer inaugura hangar de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto