KC-390 ganha asas
Foto divulgada pela Embraer, via facebook, mostra o protótipo do jato militar de transporte KC-390 em montagem, já com asas e trem de pouso instalados. Clique na imagem para ver em tamanho maior e apreciar detalhes. Para baixá-la no tamanho original e com mais detalhamento ainda, clique aqui e, em seguida, logo abaixo do canto direito da foto, clique em “fazer download”.
COLABOROU: Carlos
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Caro,
Me desculpe, mas não há como não sentir orgulho vendo uma foto como esta. Orgulho de ser brasileiro, pelo menos por isso! Que a FAB amplie suas encomendas já, porque senão vai ter que enfrentar fila.
É, o “avião de PowerPoint”, para tortura dos críticos, está cada vez mais real.
Em pouco tempo o post aqui será o do voo inaugural, filmado pelos próprios editores 😀
Agora sim!
Algumas cositas:
1) Os pneus da bequílha não são os que permanecerão na aeronave. É quase um pneu de trator. Why?
2) Muito engano meu, mas os pilones já estão com peso. Não vejo a necessidade, pelo menos agora, de se fazer tração. Portanto, novamente, why?
Não colocaram os estabilizadores horizontal e vertical, ainda
Editores do PA, não me desapontem, estejam lá para fotografar esse evento histórico! 🙂
Realmente o “bicho” tá ficando bonito…..
[]’s
1) Os pneus da bequílha não são os que permanecerão na aeronave. É quase um pneu de trator. Why?
Talvez seja para provocar aqueles que duvidam que ele possa operar em pistas não-pavimentadas 🙂
Que imagem linda! É um KC-390 ou é um C5- Galaxy?!?!?
Nesse ângulo, antes de encaixar as asas, parece um Antonov!
Offtopic:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/sonda-indiana-entra-na-orbita-de-marte.html
Isso com orçamento pequeno e apenas 3 anos!
Fantástico, lindo, e realmente da orgulho de saber que um projeto desses esta sendo realizado no Brasil.
Parabéns aos envolvidos, não vejo a hora de ver o KC-390 voando. 😉
Pra quem andar nesse aí, só digo uma coisa: segura no pu.ta-mer.da!!!
Aguardando ansiosamente o vôo inaugural!!
Marcos (e Clesio)
Aquelas estruturas sob as asas não são pilones, e sim as carenagens dos atuadores dos flaps (não lembro do nome técnico desse componente).
Quanto aos pneus, eu realmente não sei se serão estes, mas não é incomum que aeronaves na linha de montagem tenham um tipo de roda e pneu usado só na mesma e mais tarde, tanto para o Roll out quanto para os testes de pista e de voo, recebam os definitivos.
É provável que os pilones sejam empregados como meios de auxílio à montagem ( por exemplo apoio no piso antes de içar a asa até sua posição final).
Os pneus da bequilha são para passar por cima de alguma lingua s que estejam na passagem durante o taxiamento. Depois são substituídas, poisvoarão por cima das descrenças…
Para ver como não são pilones,e sim as carenagens dos atuadores das superfícies móveis, basta perceber a posição bem recuada nas asas, mais próximos do bordo de fuga (pilones costumam ficar mais para a frente, muitas vezes até encostando nos bordos de ataque) e também comparar a foto com a ilustração que aparece logo acima, no banner de propaganda da Embraer, e ver também esse tipo de estrutura sob as asas dos aviões comerciais (E-jets) da empresa, que não têm pilones. Essas estruturas também servem como apoio para a extensão dos flaps para trás, quando estes aumentam tanto a área… Read more »
Quem ai arrisca a data do voo?
Será em 2014? …Na torcida!
Uma versão turboélice com o Europrop TP400 do A400 seria interessante.
09/11/2014
se tudo for bem – deve voar no segundo Semestre , tem uma enorme quantidade de testes a fazer no solo antes de poder voar.
para trocar o Motor, é só fazer uma nova asa 🙂
Ah, sim, entendi agora.
Desculpem-me, é que é tão comum ver muitas pessoas confundindo, no KC-390, essas carenagens com pilones para cargas externas, que presumi que era disso que se falava.
Presumi errado ao ler os comentários apressadamente e peço que me perdoem (tanto pela leitura apressada, o que é lamentável, quanto pela presunção de erro alheio, o que é ainda pior).
Sim, são os pilones dos motores, embora eu imagine que exista algum outro termo para os mesmos, não?
Pessoal, desculpem a ignorância, mas existiria alguma possibilidade do KC-390 carregar algum tipo de armamento? Falo sobre algum tipo de bombas, burras ou guiadas.
Sei que o avião não foi projetado pra isso, só me surgiu a curiosidade se em um eventual conflito isso poderia ser “enjambrado”..
Phacsantos;
Dar fatality no moribundo VLS do nosso “glorioso” PEB é covardia! 🙂
Sobre o tópico:
E o bichão vai ficando pronto!
Os “seca pimenteira mimimi” da Embraer pira! 🙂
Minha aposta é que estará voando, em testes, no próximo 7 de setembro.
Prezados,
Segue link do vídeo do quadro “Rota 35”, do programa “Caminhos da Roça”, da EPTV falando sobre a Embraer de Gavião Peixoto.
Começa falando da fabricação dos móveis para aviões executivos que é feita dentro da própria Embraer. Em seguida mostra a montagem do protótipo do KC-390 (ainda sem as asas)
http://redeglobo.globo.com/sp/eptv/caminhosdaroca/videos/t/edicoes/v/rota-35-2092014-bloco-2/3640079/
A parte que fala da Embraer começa em 5:15
Enjoy
Fiquei curioso agora para perceber o real tamanho dele. Não tem um mecânico sequer ali por perto na foto para comparar com sua dimensão! Na plancheta tem os dados, mas…
Meu Deus… sem tempo mesmo… só lendo sem poder participar muito… =/ Caros colegas e principalmente aos mais entendidos (por favor nos ajudem 🙂 ) mas eu acho que não são pilônes (nem dos motores) não. Olhando mais atentamente, podemos perceber que as asas estão presas à seus guindastes aéreos e a da esquerda ainda está com arreios tencionados. Como a foto é uma grande angular frontal, ela gera algumas ilusões na perspectiva, então, reparem que os guindastes aéreos (estrutura amarela no teto) aparentemente estão a frente da aeronave, mas é só seguir os cabos de aço do mesmo e… Read more »
Depois desse MEGASUPERPOWER CHUTÔMETRO de engenharia aeronáutica cheguei a duas conclusões:
1- Provavelmente estou MUUUUIIITO errado rsrsrsrs
2- Mas não são os pilônes dos motores não… rsrsrsrs
Grande abraço.
Caro Solskhaer! Ao lado direito da foto tem um gabinete e uma cadeira, por ela tu podes tirar uma idéia de dimensão da aeronave.
Os pneus que estão sendo usados no protótipo não são de “trator”, olhando a foto naquele ângulo, me parecem pneus rodoviários AT 295, muito comuns por aí, que devem estar lá por uma questão de cuidado afim de não danificar os pneus de uso normal. A bitola e o tipo de sulco facilita e da leveza para o reboque empurrador manobrar coma a célula dentro do hangar.
Grande abraço
Vai ser bonito o dia que a Embraer tirar uma foto +/- assim:
Acredito que não falte muito tempo para isto.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/diversos/o-maior-aviao-da-embraer/
“O KC-390 … fará sua primeira aparição pública dentro de um mês, no dia 21 de outubro,…”
Será? O que seria “aparição pública” para eles?
Tudo indica que seja o conhecido Roll out, Edgar.
Sem querer estragar a animação de vocês, mas….
esse avião poder demorar um pouco mais para levantar voou
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20140924/metalurgicos-embraer-ameacam-entrar-greve/192781.shtml
Corrigindo: “poder” leia-se “pode”
Julio Augusto;
A matéria, na minha leitura, deixa a entender que seria uma greve na unidade de SJC, vez que a unidade de Gavião Peixoto (onde está sendo montado o KC 390) não pertence à macro-região “atendida” por aquele sindicato, esta última não seria paralisada.
As estruturas nas asas são os trilhos dos flapes. Os pilones dos motores estão alinhados com as escadas.
Nunão, Não tem duvidas, voce está totalmente correto; as carenagens que aparecem em destaque na foto são efetivamente aquelas destinadas a abrigar os atuadores. O que poderíamos chamar de “pilones” são, conforme o caro Nery acima se referiu, aqueles destinados a vincular os motores e, entre outras funções, também possuem interfaces para o sistemas de controle fadec; tais pilones também são empregados na fase de montagem como apoio provisório auxiliar na fixação dos conjuntos entre si; sob estes pilones que estão posicionadas as duas torres ( com escadas) que aparecem nas fotos. Não sei se são utilizados contrapesos mas acredito… Read more »
Rommelqe,
Entendo que estava correto ao me referir ao que são, na foto, as carenagens dos atuadores / trilhos para os flaps, o que eu estava errado e pedi desculpas (após o comentário do Roberto me fazer perceber) era em achar que vocês estavam confundindo essas carenagens / trilhos com pilones.
Nunão,
Claro meu amigo, bem entendido!
Aproveitando, esta foto está sensacional, mas seria possivel obter outras focando angulos distintos?
Abs
Bom, não custa pedir!
Marcelo Pamplona,
Sim, você esta certo, a ameaça de greve é do sindicato da região de SJC (SindMetalSJC), porém o mesmo cita expressamente que o projeto do KC-390 pode sofrer atraso.
“O sindicato afirma que, se as negociações não avançarem e os trabalhadores decidirem pela greve, os planos da Embraer de entregar o primeiro KC-390 para o Ministério da Defesa, programado para outubro, poderão sofrer atraso.”
Eu acredito que a a linha de montagem de Gavião Peixoto deva ter algum grau de dependência com a unidade de SJC.
Julio Augusto,
Pode até ser, mas creio que a Embraer vai se prevenir, antecipando o envio de peças que assegurem a montagem final do protótipo, antes de eventual greve na planta de SJC.
Não acho que ela vai querer pagar um “mico” desses, atrasando o roll out da aeronave por conta de uma greve de seus funcionários.
Vejamos o desenrolar dos fatos.
Sds.
rommelqe
24 de setembro de 2014 at 22:26
KKKK o vaso está lá do lado direito da escada junto a mesa, ele é branco e tem um leve formato de lixeira.
A tal planta que sai dele é algum tipo de palmeira ornamental, mas está lá… kkkkkk
Sds.