Gripen NG: FAB avalia proposta de empresa sueca
Foram três semanas de avaliações e discussões acerca dos detalhes para a compra de 36 caças Gripen NG
–
Quinze representantes da empresa sueca SAAB estão nesta semana na sede do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), para discutir os detalhes da proposta de aquisição de 36 caças Gripen NG.
Eles se reúnem em grupos com uma comissão de representantes da FAB para tratar de aspectos logísticos, operacionais, técnicos, offset, industriais, comerciais e de conceito do programa de aquisição. Entre os dias 11 e 22 de agosto, uma equipe de cerca de 40 militares e civis do Comando da Aeronáutica avaliou cada detalhe da proposta apresentada.
Conforme o cronograma previsto, esta é a primeira de três rodadas de avaliações e discussões. Após essa fase, a SAAB encaminhará a proposta final. A expectativa do Comando da Aeronáutica é assinar o contrato até o fim do ano.
Gripen C/D
Na próxima semana, militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) vão se reunir com representantes do governo sueco para tratar do projeto de cessão temporária de caças Gripen das versões C e D, já em uso naquele país. A reunião irá abordar, em detalhes, como será o treinamento de aviadores e de pessoal de apoio na Suécia.
FONTE / IMAGEM DE BAIXO: FAB
IMAGEM DO ALTO: Saab
COLABOROU: Penguin
VEJA TAMBÉM:
- Saab vai atualizar especificação do caça Gripen NG para a Força Aérea Brasileira
- Gripen movimenta indústria de defesa
- Em detalhes, a audiência na CRE sobre F-X2 e a escolha do Gripen
- Suécia vai emprestar caças até novo Gripen chegar, diz FAB
- MD Tcheco revela mais detalhes do leasing do Gripen, recém-renovado
- Gripen NG: FAB refina requisitos do novo caça
- Piloto brasileiro testa Gripen na África e relata impressões sobre caça
- Os bastidores da vinda do Gripen ao Brasil em 1998
- Eslováquia cogita substituir MiG-29 por um ‘leasing’ de caças Gripen
- Gripen NG: configurações de armas
- Papel da Embraer cresce no programa brasileiro do Gripen
- Tenente-coronel da FAB que testou o Gripen fala sobre o caça
- Comitê interministerial vai acompanhar desenvolvimento e produção dos caças Gripen
- As principais diferenças do Gripen E, segundo o chefe dos pilotos de teste da Saab
- Capacidade para a defesa aérea aumentará consideravelmente, diz piloto da FAB que testou Gripen
- Mais um operador do Gripen a caminho: a Eslováquia
- Saab revela projeto completo do Gripen E, com redução de custos
- Selex ES recebe contrato para fornecer radares Raven ES-05 ao Gripen NG
- FAB conhece operação do Gripen na África do Sul
- Na Suécia, Parlamento autoriza Governo a adquirir caças Gripen E novos de fábrica
- Suécia poderá financiar o Gripen E mesmo sem parceiro externo
- África do Sul fabricará algumas partes do Gripen E sueco
Para quem inventou que o leasing dos C/D tinha miado, está ai a resposta da FAB.
Exato, até porque a oferta sueca foi de empréstimo das aeronaves e não leasing.
http://www.aereo.jor.br/2014/04/03/suecia-devera-emprestar-dez-cacas-gripen-cd-ao-brasil-ate-chegada-dos-novos-gripen-ng/
Diegolatm, De fato, já havíamos perguntado diretamente à FAB, e a resposta oficial foi que a negociação a respeito estava em andamento. Lyw, A palavra “empréstimo” pode ser interpretada de várias formas. Por exemplo, se você pega empréstimo no banco, vai pagar por ele (os juros pelo dinheiro, que é a mercadoria emprestada, taxas de administração etc). Ou seja, a palavra empréstimo não significa necessariamente que algo seja “de graça”. Já se falou em arrendamento também (e a MB já fez coisa do gênero com navios americanos, por décadas a fio), pois foi dito que o sistema de leasing de… Read more »
Neste caso, o termo “cessão” é passível de ser interpretado como um empréstimo sem custos.
Após a entrega do FX, defendo a compra e conversão nacional dos tampões, para o padrão E/NG.
É interessante notar que esse passo não pode prever apenas as compras de 36 aeronaves, caso não se queira fazer desperdício de dinheiro.
A aproximação com o bloco “ocidental” das américas pode fornecer este avião à vizinhos que estão com um certo orçamento, vontade e necessidade de caças. Por exemplo, a Colômbia, o Chile e o Peru, mais acima o México, e sob determinadas circunstâncias (negociações com base em exploração/cessão de recursos naturais) até a argentina pode entrar no bolo.
Iväny, após a entrega do FX teremos de devolver os tampões aos respectivos donos…
Para adquiri-los teríamos de pagar por eles e soma deste gasto ao da conversão para o padrão NG acredito que não valha a pena para nós.
Interessante essa questão de “cessão temporária”. Pode ser que os suecos tenham suavizado as condições. É esperar e torcer, porque ficar só de F-5EM até 2019 vai ser difícil já que alguns deles darão baixa antes disso.
[]’s
Amigos, uma vez haviam entrado do debate sobre os termos de responsabilidade caso uma aeronave em Leasing/cessão fosse utilizada para abater uma aeronave hostil.
Não me lembro qual o resumo do assunto, poderiam explicar?
No contrato existe algo que trate a respeito da permissão em uso de conflito?
Abraço!
Atenciosamente, o padawan.
Lyw, isso geraria um know-how interessante para as empresas (modernizar o Gripen C/D), uma vez que teremos o codigo fonte e existe demanda de mercado, ou seja, pode sair ao gosto do fregues: Avionicos e armamentos israelense, chinês, americano ou europeu tradicional, padrão naval… muitas possibilidades.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Prá quem pensa que somente aquele saco vazio da Elbit, manja de aviônica:
“Rockwell Collins plans to double the size of its facility in São José dos Campos, Brazil, with construction to begin before the end of 2014.”
(http://www.flightglobal.com/news/articles/Rockwell-Collins-to-double-Brazil-facility-footprint-403131/)
Quando ouvimos falar em cessão temporária o que temos que perguntar é se é a título oneroso ou gratuito. Se for oneroso é locação (e suas subespécies leasing, arrendamento mercantil, etc); se gratuito é comodato (“empréstimo”). No caso aí como a fonte é a FAB creio que o “jornalista” que escreveu usou “cessão temporária” para não dizer “aluguel”, com medo (“jornalista” costuma morrer de medo da crítica) da corja politicamente correta achar feio uma Força Aérea alugar caças, embora nada seja mais comum. Ou então quis dizer cessão temporária porque não sabe se será onerosa (claro que nesse caso deve… Read more »
Continuo a achar que a FAB assume um risco grande ao receber esses Gripen C/D. Risco de os malditos políticos acharem que isso basta e abortarem o NG, inda mais considerando-se 2015 e 2016, onde se começará a pagar a conta da farra dos primeiros anos da era PeTralha que ora se finda.
Vader Bom Dia Com relação ao seu ultimo comentário: “Continuo a achar que a FAB assume um risco grande ao receber esses Gripen C/D. Risco de os malditos políticos acharem que isso basta e abortarem o NG, inda mais considerando-se 2015 e 2016, onde se começará a pagar a conta da farra dos primeiros anos da era PeTralha que ora se finda.” Deus nos livre! (rs) – apesar de achar que Vc tem razão…é perigoso dos políticos acharem isto mesmo… Mas, considerando-se que estes C/Ds só viriam após a assinatura definitiva do contrato de compra dos NGs, ainda assim, o… Read more »
Caro Vader,
Apesar de que existe esse risco, acredito que devido à forma de financiamento (à perder de vista) os políticos vão assinar já que a conta vai ficar para os governos seguintes, e de forma bem suavizada para o caixa. A questão preocupante é assinar o contrato seguinte, já que não podemos ficar somente nos 36, no mínimo um lote adicional de 36 tem de ser assinado.
[]’s
Prezados,
A Saab não é “boba”, assim como o Suécia. Duvido que haja “cessão” (onerosa ou não) de um único parafuso do Gripen C/D se não houver garantias da compra do Gripen E/F. E caso o contrato não seja honrado, o Brasil terá de devolver os aparelhos.
Pelo que está sendo divulgado, o processo é bem diferente do ocorrido com os Mirage 2000 (que foram efetivamente adquiridos).
Vamos com calma que a “coisa está andando”.
SDS.
Bom dia a todos!
Off topic:
http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,ucrania-buscara-filiacao-a-otan-diz-primeiro-ministro,1551495
Chupa, Putin!
Sds.
Não existe este risco de “abortar” o F-X2.
O prejuízo político é simplesmente absurdo demais até mesmo para a gestão atual.
E sem querer defender, apenas apresentando fatos: nunca na iffftória defi paíff se investiu tanto nas forças militares.
Devemos esquecer que foi no governo PT que se deu o desfecho do suposto eterno F-X2? Fora outros programas que tb se deram por conta desse governo.
Não suporto a idéia de mais um presidente petista. Mas há de se aceitar os fatos como eles são.
Intruder, eu vejo por outro lado. Este governo arrastou o quanto pode o FX-2. Ele se eternizou sobretudo por conta deles. Vale recordar que quando FHC deixou de fazer a escolha e mesmo mula adiou, bem no começo de seu governo, ambos tinham razões fundadas para tanto coisa que inexiste após, para lula e dilma. O Sub nuclear é um erro homérico e do projeto prosuper, nada se sabe. Está paralisado. O guarani é um projeto do exercito que ia acontecer qualquer que fosse o governo. Todos estão em risco por anunciados contingenciamentos. Sim, se investiu muito mais proporcionalmente na… Read more »
Essa reunião deve ter sido o ¨face to face¨ pra analisar e tirar as dúvidas sobre a proposta da SAAB, antes da confecção do contrato.
A SAAB $aberá convencer os nosso politicos homesto$ a não ra$gare o contrato!
#Ra$garem
Como sempre:
Concordo 99,9% com os Caros Colombelli e Vader.
nunes neto, esquece …..
Suecos não pagam propina, a própria legislação do país é muito rígida nesse assunto.
Viva o Saito e a COPAC !
A quadrilha se f………
Caro Cel. Rinaldo, penso igual …. estão “pontuando” o contrato etc ….
Mas o SH era meu preferido.
Mas G NG BR tá bom, o próprio TB comenta:
http://www.aereo.jor.br/2013/12/28/nao-e-um-aviao-para-assustar-mas-impoe-respeito/
Ah ia esquecendo:
2022, 2022, 2022, 2022 …..
Faltam só oito anos.
Gripen C/D
Creio que “Consignação” seria o termo mais adequado.
Necessário ter conhecimento se a legislação prevê essa “brecha” para a FAB ou GF(que faria cessão de uso para a FAB), desconheço as leis nessa matéria.
Off Topic
a coisa la tambem ta se arrastando lentamente!
http://indiatoday.intoday.in/story/pak-fa-project-sukhoi-t-50-russia-india-ties-defence-ministry-iaf/1/380033.html
Na verdade não sei pra que a India quer estes two seats, a tendencia não é fazer este treinamento em simuladores!
sds
GC
Mmmm Colombelli como sempre Sub Nuclear é um erro homérico…. É mesmo cara pálida e caça que não assusta é um baita acerto, tá bom… Como já disse sou contra os Tampax Gripen C/D por dois motivos: 1) Sua presença possibilita a SAAB “controlar” a ansiedade do Brasil em caso de DEMORA de desenvolvimento do Gripen E; 2) A existência dos Gripen D manterá a possibilidade da SAAB argumentar e demorar sobre o desenvolvimento do Gripen F; Esta é a diferença REAL entre escolher o SAAB Gripen e qualquer outro dos contendores, a partir da assinatura do contrato sabe-se se… Read more »
Pois a própria Odebrecht já acendeu a luz amarela quanto ao SSN…
http://www.valor.com.br/empresas/3665902/odebrecht-ve-risco-na-continuidade-dos-investimentos
Pelo visto, com a crise que o brilhante governinho nos meteu, corremos o risco de não termos nem um nem outro… Aliás, não termos nada.
Prezado Gilberto. Vejo a possibilidade da vinda (empréstimos, cessão, leasing) dos Gripen C/D de forma mais otimista. E encontro razões para esses “tampax”. Vamos lá: – O Gripen C/D, mesmo que num pequeno número, vão ajudar na formação das doutrinas de multi missão dos esquadrões de caças à jato da FAB, agilizando a plena operacionalidade dos novos Gripen E/F. – Os efeitos de possíveis atrazos nas entregas dos modelos E/F seriam minimizados se houvesse uma certa “reserva” de caças (desativação dos primeiros F-5 “Mike” traria pouco impacto nos esquadrões; mesmo que a quantidade de “aposentados” fosse maior que os “novos”… Read more »
O Nunão “pescou” o detalhe da palavra cessão (temporária) empregada no texto e o Vader completou.
O Nunão ainda lembrou dos arrendamentos feitos pela MB (acho que o mais recente foi o do Mattoso Maia, depois adquirido em caráter definitivo).
Oficialmente as negociações do tampão prosseguem.
Senhores, o valor de arrendamento destas aeronaves, em função do curto espaço de tempo é proibitivo, ainda por cima tem o valor do seguro, é, examente, tem o valor do seguro que a Força Aérea Sueca quer que façamos para o caso de acidente ou perda de uma célula. ACORDEM, não terá dinheiro para nada, acabou a festa, todos no alto comando sabem disto e ainda anotem aí, se a atual guerrilheira não ganhar a eleição, esqueçam o NG, se ganhar qualquer um, o projeto vai definhar e morrer… Ao contrário do que alguns aqui inisitem em viajar na maionese,… Read more »
Mauricio Silva escreveu: “Além disso, é preciso ter cuidado, pois há grupos políticos/ideológicos que se tornaram “arautos do apocalipse” mais por interesses próprios do que por uma análise adequada da nossa conjuntura. O time do “quanto pior melhor” não está realmente preocupado com a situação econômica/social do país. Está, isso sim, buscando espaço político. Mesmo que para alcançar esse objetivo a sociedade, a economia e a população brasileiras saiam prejudicadas. É bom “ficar esperto”. SDS.” Mauricio não vou ficar citando fonte ou links porque não tenho saco para isto, mas só nã enxerga um troço deste um cego ou quem… Read more »
Diegolatm 28 de agosto de 2014 at 19:54 #
Para quem inventou que o leasing dos C/D tinha miado, está ai a resposta da FAB.
A resposta a tua afimração virá dia 26 de setembro quando o 14 for rendido no alerta H 24 da BAAN e aparecerem pilotos do GDA com a bolacha no macacão com o perfil do Mike.
Meu filho, cuidado e não acredite em tudo que se escreve na mídia, o tempol é sim senhor de todas as verdades.
Grande abraço
Prezado Juarez. “Senhores, o valor de arrendamento destas aeronaves, em função do curto espaço de tempo é proibitivo, ainda por cima tem o valor do seguro, é, examente, tem o valor do seguro que a Força Aérea Sueca quer que façamos para o caso de acidente ou perda de uma célula. ACORDEM, não terá dinheiro para nada, acabou a festa, todos no alto comando sabem disto e ainda anotem aí, se a atual guerrilheira não ganhar a eleição, esqueçam o NG, se ganhar qualquer um, o projeto vai definhar e morrer…” Você já tem esses valores? Pergunto isso porque pensei… Read more »
Mauricio, em economia e matemática não há espaço para ideologia, só não enxerga o desastre aí na frente quem não quer, o quadro vai ser o pior de todos, inflação, recessão(estagflação, juros altos e se USA retirarem os subsidios economicos e trouxerem sua taxa de juros para um patamar de mercado, a coisa vai ficar bem pior, agora evidentemente que cada um acredita naquilo que lhém convem, eu particularmente sou realista por natureza. Os valôres do leasing já foram apresentados e são similares a proposta feita a Rep Tcheca, o que está pesando é o valor do seguro e curto… Read more »
Juarez, concordo em parte com você, mas também concordo com o Maurício. Se o contrato for assinado em dezembro, o novo governo terá que honrá-lo. A Marina, nossa próximo Presidente (não Presidenta!) é uma incógnita. Tenho muito receio do que fará com a Defesa. Em 2007, quando comandava o Guardião, realizamos a Operação Arco de Fogo, em proveito do IBAMA, o qual era subordinado à Ministra Marina Silva. Ela ficou muito satisfeita com o resultado das nossas missões, e pediu ao TB Saito que um Seminário de Desmatamento na Amazônia fosse realizado na BAAN, pois a mesma queria conhecer os… Read more »
Bom, pelo menos há um pequeno trecho sobre Forças Armadas no programa de governo da coligação da Marina. Não vou colocar o link aqui para não fazer propaganda política, mas é facilmente encontrável no site da campanha da coligação dela. Os poucos parágrafos a respeito estão na página 37. Transcrevo abaixo para uma discussão sobre o que trazem de conteúdo (e não para discussão de comparações sobre esse ou daquele candidato, defesa de um ou outro, o que já seria uma discussão que descambaria para propaganda política, e peço a todos, por favor, para se refrearem quanto a isso): “A… Read more »
“Mauricio, em economia e matemática não há espaço para ideologia, só não enxerga o desastre aí na frente quem não quer, o quadro vai ser o pior de todos, inflação, recessão(estagflação, juros altos e se USA retirarem os subsidios economicos e trouxerem sua taxa de juros para um patamar de mercado, a coisa vai ficar bem pior, agora evidentemente que cada um acredita naquilo que lhém convem, eu particularmente sou realista por natureza.” Bom, pelo menos não vai chover enchofre (apesar de que com a atual seca no sudeste, qualquer chuva é bem vinda…). Caro Juarez, é exatamente na matemática… Read more »
Rinaldo Nery 31 de agosto de 2014 at 21:33 # Juarez, concordo em parte com você, mas também concordo com o Maurício. Se o contrato for assinado em dezembro, o novo governo terá que honrá-lo. A Marina, nossa próximo Presidente (não Presidenta!) é uma incógnita. Tenho muito receio do que fará com a Defesa. Em 2007, quando comandava o Guardião, realizamos a Operação Arco de Fogo, em proveito do IBAMA, o qual era subordinado à Ministra Marina Silva. Ela ficou muito satisfeita com o resultado das nossas missões, e pediu ao TB Saito que um Seminário de Desmatamento na Amazônia… Read more »
Então desembucha, gaudério!!! kkkkkkk
Toda essa discussão tem origem na notícia do Valor Econômico que coloquei aqui. Minha idéia era arrefecer o exagerado otimismo quanto ao projeto do SSN, demonstrado por um colega nosso. Virou debate econômico. Dele, no melhor dos cenários apresentados, teremos problemas sérios, não é? Bem, todos sabem que fui ( ou sou e sempre serei) da MB. Tenho colegas na COGESN e na Odebrecht. O que o artigo alega é fato. O governo atrasou vários pagamentos. A coisa empacou. Quando a Odebrecht vai à imprensa cobrar pagamentos atrasados eu não posso concordar que esteja fazendo o papel dela. Muito menos… Read more »
Na fonia aberta não dá Cel.
Grande abraço
Lynx, se a convencerem que os SSN vão coibir a pesca da baleia ela mantém o projeto…. Nada como um argumento ¨ambientalista¨!
Rinaldo e Lynx, A questão do SSN já é mais complicada. Havia num primeiro texto divulgado no programa de governo da Marina uma menção a energia nuclear, na parte sobre alternativas de energia / ciência e tecnologia, e que horas depois foi retificada e retirada em errata lamentando que tenha sido incluída: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/08/psb-retira-mencao-energia-nuclear-do-programa-de-governo-de-marina.html A questão da energia nuclear para fins pacíficos tem tudo para ser tabu num governo Marina, e uma das formas pelas quais o submarino nuclear está sendo “vendido” como útil à sociedade é justamente a questão dual do uso do reator (para o submarino e para usinas… Read more »
Juarez, rinaldonery@uol.com.br;
Lynx! Dependendo de como a maionese econômica desandar, acho que nem um e nem outro, vai sair meia sola dos dois, ou seja:
Vão fabricar dois ou três subs convencionais e teremos 1/3 de FX 2 mais usados tampões ad eternum…..
O pessoal que circula pelo Mindef diz que já sentiram cheiro de carniça no ar……..
Grande abraço
Vai depender, também, de como a MB vai ¨vender o peixe¨ pra ela depois de assumir.
Parece que o Alte Moura Neto é bom nisso. Ouvi dizer.
Olá lynx, boa noite. Concordo que o projeto do SSN brasileiro deve sofrer atrasos. Não seria a primeira vez que isso ocorreria. Não acho “errado” a Odebrecht ir a imprensa cobrar os atrasados. Pode não ser a forma mais “educada”, mas em tempos de eleição, contratos antigos podem ser revistos (e cancelados). Ou seja, melhor tentar garantir agora, que o futuro é incerto. Quando ao futuro do SSN, bom fica difícil dizer. O atual projeto pode até ser cancelado, mas isso não quer dizer que nunca teremos um SSN. Provavelmente haverá um meio termo: não se “mata” o projeto; mas… Read more »
Cel. O problema é que nem no almirantado o SSN é um unânimidade e dependendo de quem for o novo Charlie Mike as prioridades mudam.
Cel, fazendo um fofoca, imagina o Brig “Lenin” Rossato ou o Brig ” Nikita” Joseli como Charlie Alfa …..
Grande abraço
Ainda está de pé. Se o subnuc tupiniquim sair antes de 2030 e eu ainda estiver nesse plano diimensional, mudo meu nome pra NABUCO.
E eu passo a me chamar Maria Jose….
Grande abraço
Bosco,
Lembro disso, mas ficou a dúvida:
O resultado final será Nabuco Bosco Jr ou simplesmente José Nabuco?
O bom é que nessa possibilidade de infortúnio conjunto você e o ex-Juarez já poderão casar (na alegria e na tristeza) e, no caso da segunda opção acima, o Juarez vai ganhar um nome completo bem bacana: Maria José Nabuco!
Aí depende!
Vai depender se o Maria José for um sujeito carinhoso ou não.
Se for desses que já chega chutando o pau da barraca, com grosseria, eu passo.
rrsss