Gripen E com camuflagem pixelizada - imagem Saab

ClippingNEWS-PAParceiro da multinacional Saab na construção de fábrica em São Bernardo para montagem de estruturas do caça Gripen NG, encomendado pela FAB (Força Aérea Brasileira), o grupo Inbra vem discutindo com a companhia sueca os detalhes do que sairá dessa unidade fabril a partir de 2017, e há perspectiva de incorporar produção nacional de parte significativa desses itens. Entre as peças que devem ser fabricadas na região com ajuda de fornecedores brasileiros, estão a tampa (sic) do trem de pouso e parte traseira, mas há chances de se fazer também as partes central e intermediária da fuselagem, incluindo as asas.

Segundo o presidente da Inbra, Jairo Candido, as discussões estão caminhando bem, dentro de target (meta) preestabelecido de ter até 80% da estrutura (de fuselagem e materiais compostos) produzida na unidade fabril. Já o restante, incluindo sistemas elétricos, hidráulicos, armamentos, motor, comunicação, radar, tudo isso será montado pela Embraer, na unidade de Gavião Peixoto (interior de São Paulo).

Candido assinala que, nas conversas para agregar novos itens à fábrica de São Bernardo, pesam a favor a rede de suprimentos nacional. Ele destaca que, ao tomarem conhecimento da cadeia de fornecimento existente no País, os executivos da Saab ficaram favoravelmente surpresos, pela competência existente no desenvolvimento dos componentes para a integração com a aeroestrutura. Ele destaca que se começou a perceber oportunidades de fabricação local. Segundo ele, não faria sentido importar peça de usinagem já que o País tem fornecedores habilitados nessa área.

Fator decisivo para a decisão do governo federal de fechar contrato com a Saab, para a aquisição de 36 aeronaves, por cerca de US$ 4,5 bilhões, a transferência de tecnologia, com a possibilidade de se produzir caça supersônico no País deve beneficiar, dessa forma, as indústrias nacionais. “Acho que ficará aqui no Brasil, com produção e mão de obra brasileira, parte bastante significativa desses US$ 4,5 bilhões”, diz Candido.

O benefício não ficará apenas na compra da FAB. Isso porque há o compromisso de que, em qualquer outro contrato de aquisições do Gripen NG pelo mundo, a fábrica da Inbra em conjunto com a Saab – que terá aporte de US$ 150 milhões da companhia sueca, receberá o nome de SBTA e contará com 60% de participação da mauaense e 40% da sueca – será a única fornecedora da estrutura para esse modelo.

Jairo Candido da Inbra - foto Diário do Grande ABCEMPREGOS – A nova unidade fabril deverá abrigar as atuais operações da Inbra Aerospace, braço do grupo que existe há 14 anos, conta hoje com 150 funcionários, e que tem know how na produção de peças (por exemplo, portas de aeronaves) para a Embraer. E a nova fábrica, cujas obras devem começar em 2015, iniciar fase de testes, com 500 funcionários em 2016, e chegar à plena carga, em 2017, com 1.000 empregos.

SELEÇÃO – A Inbra fará, a partir de outubro, processo seletivo para a contratação de profissionais para diversas funções, desde montadores, operadores até engenheiros. Segundo o presidente da empresa, Jairo Cândido, o alvo serão pessoas com potencial de aprendizado, com qualificação e que falem inglês.

Segundo o executivo, a empresa se prepara para dar um salto tecnológico, com a produção para a indústria aeronáutica. De fornecedor de níveis 2 e 3 (provedores de insumos e pequenas partes), passará a nível 1 (suprindo com peças estruturais da aeronave), destaca.

Cândido assinala ainda que, apesar da experiência de muitas empresas no ramo, “ninguém no Brasil faz nada para supersônico. Esse salto é gigantesco”, diz. Para conseguir isso, a companhia já está fazendo intercâmbio, com o treinamento de funcionários na Suécia e a visita de técnicos de lá para conhecer o parque fabril brasileiro. Atualmente, há cerca de 18 pessoas nessa “ponte aérea” entre o Brasil e a cidade de Linköping, onde fica a fábrica da Saab na Suécia.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Diário do Grande ABC (reportagem de Leone Farias)

IMAGEM DO ALTO (meramente ilustrativa): Saab

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Guilherme Poggio

Tampa?

Intruder

Já li uma vez que foi modificada a “cobertura do trem de pouso dianteiro” do Gripen NG. Agora essa TAMPA… Daqui a pouco vão chamar de ROLHA do trem de pouso.

Knight

O Basic Mass Empty projetado para o Gripen E passou mesmo para 8.000kg (ou foi revelado agora pela SAAB).
Com isso a capacidade de cargas externas caiu para 5.000kg.

Um caça de mesma categoria, o Mirage-2000 Mk2, tem um peso vazio de 8.200kg, um MTOW de 17.500kg (o do Gripen E é de 16.500kg), com capacidade de cargas externas de 6.000kg.

Esse projeto do Gripen E está ficando cada vez melhor…

Luiz Monteiro

Por falar em indústria brasileira de defesa, parece que o Uruguai irá mesmo comprar 10 F-5 da Suíça.

http://www.defensa.com/index.php?option=com_content&view=article&id=13045:uruguay-propone-oficialmente-la-compra-de-10-f-5-suizos&catid=55:latinoamerica&Itemid=163

Seria uma boa oportunidade para realizar a modernização no Brasil.

Abraços

Carlos Alberto Soares

“…..no Brasil.”

Ou do Brazil ? (rs)

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

Começaram, agora “guenta” …. rs

https://www.youtube.com/watch?v=lo5Wx87n7iE

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares

________AUTO EDITADO_________CHEGA CAS.