P-8A Poseidon: Boeing entrega 15º exemplar de produção à USN
Marinha dos EUA pretende adquirir 117 aviões P-8A de patrulha marítima
–
Na quarta-feira, 6 de agosto, a Boeing comunicou a entrega do 15º exemplar de produção do avião de patrulha marítima P-8A Poseidon. A aeronave foi entregue dentro do cronograma em 31 de julho à Marinha dos EUA (USN), juntando-se a outras já em serviço na Estação Naval de Jacksonville, na Flórida, em treinamentos de tripulações que se preparam para missões.
A entrega da aeronave (foto ao lado) se segue ao recente retorno a Jacksonville do Esquadrão de Patrulha 16 (VP-16) após o primeiro desdobramento operacional do P-8A, no qual o VP-16 “War Eagles” foi empregado por sete meses a partir da Base Aérea de Kadena, no Japão. No lugar do VP-16 em Kadena, está agora o VP-5 “Mad Foxes”.
A Boeing tem contrato para fabricar e apoiar um total de 53 aeronaves P-8A, sendo que a USN planeja adquirir um total de 117 exemplares. O P-8A é baseado na plataforma do avião comercial 737-800 da Boeing, e atende a missões de guerra antissubmarino, guerra de superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento, em substituição à frota de aviões P-3 (vistos na foto abaixo e do alto, em Jacksonville, no mesmo pátio de onde operam as aeronaves P-8A já entregues).
FONTE / FOTO DO MEIO: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
DEMAIS FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): USN
VEJA TAMBÉM:
- Dois P-8A da Marinha dos EUA chegam à ilha de Okinawa
- Boeing recebe contrato de US$ 1,98 bilhão para mais 13 aeronaves P-8A
- Mais quatro P-8I para a Índia
- Enquanto isso, a caminho do Paquistão…
- P-8A para a USN: entregue última aeronave do LRIP
- Entregue à USN o primeiro P-8A de produção, o sucessor do P-3
- P-8A Poseidon na Operação ‘Bold Alligator’
- US DoD: encomendado segundo lote de P-8A
- Primeiro P-8A de série
- P-8A Poseidon: Austrália assina memorando de entendimento
Só por curiosidade esta turbina do P-8 é do modelo que será usado pelo KC-390 ???
Sds.Eduardo o observador
Eduardo, O P-8A usa os mesmos motores do Boeing 737-800, que no caso são os CFM56-7, de 27.300 libras de empuxo máximo (fabricados pela CFMI). http://www.boeing.com/boeing/commercial/737family/pf/pf_800tech.page http://www.navair.navy.mil/index.cfm?fuseaction=home.display&key=CFD01141-CD4E-4DB8-A6B2-7E8FBFB31B86 http://www.cfmaeroengines.com/engines/cfm56-7b Já o KC-390 utiliza motores de outro fabricante, a IAE, do modelo V2531-E5, de 31.330 libras de empuxo máximo. http://www.i-a-e.com/wp-content/uploads/IAE_Standard_Factsheet_2-13.pdf Vale lembrar que motores da mesma família V2500, com outras faixas de potência, são empregados em aeronaves comerciais da Airbus, como o A319, A320 e A321, e que as aeronaves de corredor único da Airbus também podem ser equipadas, alternativamente (e cerca de 60% são), com modelos da família CFM56 que equipam… Read more »
Valeu Nunão! Esta amassadinha dela é estilosa pra chuchu !!rs
Sds.
E 4.030 libras a mais de empuxo é bom d+ .
Eu não vi desse bicho armado, ainda. Também não sei como é a autonomia dele (o P-3 pode passar até 7 horas voando, se não me engano). Com certeza é muito capaz.
Iväny,
Armado pra valer, em voo, eu também não me lembro de ter visto.
Apenas me lembro de imagens de testes de lançamento de torpedos, como esta da matéria abaixo:
http://www.naval.com.br/blog/2011/10/31/p-8a-poseidon-lanca-torpedo-mk-54/
Porém, essa outra imagem dá uma boa ideia da baia de armamentos e dos pilones sob as asas:
E estas, da USN, mostram os lançadores de sonoboias (internamente), além da instalação de míssil Harpoon numa das estações das asas e de um torpedo na baia:
Muito obrigado pelas imagens, Nunão.
A vista ventral da aeronave ficou bastante imponente. A junção das asas logo a frente da baia de lançamento dão até um aspecto de caça. Muito bonito o avião.
Me ocorreu que a baia é muito grande. Talvez dê pra levar armamento padrão (2 torpedos e 2 harpoons, suponho) ali dentro mesmo.
Ivany e Nunão,
Tem essa:
Ivany,
A baia tem 5 “ejetores”. Deve dar pra levar 5 torpedos Mk-46/54.
As mísseis antinavios são levados externamente. Os Harpoon/SLAM não cabem na baia interna.
” em substituição à frota de aviões P-3 (vistos na foto abaixo e do alto, em Jacksonville, no mesmo pátio de onde operam as aeronaves P-8A já entregues).”
Ôpaaaaaaaa
óia a FAB ai, próxima compra para ….. para ….. para ….
2025 ?
2030 ?
Ficou bonito com os mísseis, valeu Bosco.
Quem tem ….. tem …..
O P-3 voa mais de 12 horas.
Obrigado Rinaldo.