Voos de F-35A suspensos após incêndio durante a decolagem. Piloto saiu ileso
A Força Aérea dos EUA suspendeu temporariamente na segunda-feira os voos de 26 caças F-35A construídos pela Lockheed Martin Corp, após um avião de combate do mesmo tipo pegar fogo quando estava se preparando para decolar para um voo de treinamento, segundo o Pentágono.
O piloto abortou a decolagem e não ficou ferido, disse Joe DellaVedova, porta-voz do escritório do programa do F-35 do Pentágono. Ele não tinha detalhes imediatos sobre a causa do fogo ou extensão dos danos para o modelo de decolagem convencional do F-35.
O incêndio ocorreu na parte de trás do avião em que está localizado o motor, mas não está claro se o motor estava envolvido. A fabricante de motores Pratt & Whitney, uma unidade da United Technologies Corp, disse que estava ciente do incidente e estava pronta para ajudar na investigação da Força Aérea.
Este é o segundo incidente que afetou os voos do F-35 nas últimas semanas. Os militares dos EUA ordenaram inspeções obrigatórias de todos os jatos de combate F-35 no início deste mês depois de um jato F-35B do Marine Corps sofrer um vazamento de óleo do motor em voo.
FONTE: Reuters
Como eu disse em outro tópico, é curioso esse incidente quando o T-50 russo sofreu um quase idêntico algum tempo atrás.
E o preocupante agora é que o F-35 está previsto para aparecer na RIAT daqui a algumas semanas, tendo que fazer um voo transatlântico.
Aviões de teste são “tunados” o tempo todo, o que aumenta o risco de acidentes. Esse tipo de ocorrência, tanto com o F-35 quanto o T-50 são relativamente normais. Estão testando os limites de todos os sistemas.
Para o voo de apresentação eles devem enviar uma versão mais estável.
O motor P&W do F-35 possui um histórico de problemas. Muitos ainda não foram sanados.
Acho que querer defender o projeto, agora, é meio ¨forçação de barra¨…. Incendio? Incidente normal? Até parece…
Defendo projeto nenhum não, não trabalho na LM nem na Sukhoi rs O Coronel tem formação de piloto de testes? Até onde ouvi de tais profissionais, em se tratando de um motor novo e o mais potente em um avião de caça na história, é de se esperar todo tipo de incidentes. O motor dá 43,000lbf de empuxo em certa altitude e condição atmosférica, o pessoal vai lá e aperta pra ver se dá 43,001lbf… até não poder mais. Neste caso, o problema nem deve ter sido no motor. É sabido que o mesmo é tão potente que tem derretido… Read more »
Cel. Nery, eu respeito muito o senhor e seus comentários, sempre lúcidos e sensatos. Mas aqui eu vou defender o F-35 como defendi o T-50 semanas atrás. São aeronaves que estão ainda em fase de desenvolvimento, onde esse tipo de ocorrência está muito sujeita a acontecer. Ademais, é melhor acontecer agora que no futuro onde possa vitimar valiosos pilotos como é o caso do senhor. Grande abraço!
“…vou defender o F-35 como defendi o T-50 semanas atrás. São aeronaves que estão ainda em fase de desenvolvimento, onde esse tipo de ocorrência está muito sujeita a acontecer.” Desculpe prezado HMS TIRELESS, mas tenho de discordar. O F-35 está numa etapa completamente diferente do desenvolvimento do Pak Fa. Os protótipos T-50 (cinco construídos) ainda estão na fase de testes e adaptações de sistemas. Já o F-35 tem, entre os seus três modelos, mais de cem células entregues. Ou seja, o F-35 não está mais na fase de protótipo de testes e avaliações de desempenho. Problemas pontuais não deveriam deixar… Read more »
São aeronaves que estão ainda em fase de desenvolvimento, onde esse tipo de ocorrência está muito sujeita a acontecer.
Prezado HMS Tireless
Discordo parcialmente. O F-35 é um projeto que possui problemas típicos de uma fase de projeto, mas já possui mais de cem aviões produzidos.
O problema tem um nome, e este é “concurrency”.
O T-50 é outra história. Só existem poucos aviões produzidos e todos são protótipos.
Eu não dei pitaco no incidente do T-50 mas entendo o problema dele mais grave do que o do F-35 pelo simples fato que em mais de 100 unidades entregues esse problema específico não é recorrente no caça americano.
O do caça russo ocorreu havendo “algumas poucas” unidades em testes, o que pra mim entende ser mais provável uma falha no projeto. Falha essa provavelmente facílima de resolver, devo salientar.
Em relação ao F-35 me parece mais ser uma falha de manutenção (falha humana) do que uma falha de projeto.
Iowa Willy
É melhor fazer um submarino com isso.
O problema das duas aeronaves é o elevadíssimo grau de complexidade dos sistemas de bordo acoplado ao fato que estes sistemas tem de ser montados de uma forma extremamente compactada num volume pequeno e definido. Geralmente estes incêndios de fuselagem ocorrem ou da interação/proximidade de elementos de sistemas distintos que ou se somam criando um ponto quente não previsto ou quando um sistema próximo gera um calor ou uma força eletro-magnética que interfere no funcionamento de outro sistema a ponto de levá-lo a uma pane. São defeitos que são difíceis de prever, difíceis de investigar ou reproduzir em testes controlados… Read more »
Estamos todos na base do pode isso ou pode akilo, mas nem fotinha nós temos ainda…
A única coisa certa é:
1 – Pegou fogo…
2 – O projeto todo é complexo e cheio de decisões de planejamento no mínimo duvidosas como a tal “concurrency”, bem lembrada pelo Poggio.
Mas só para dar uma especulada: Eles tem é que procurar onde foi enterrada a cabeça de bode destinada a esse programa… oh urucubaca eu hein!!!
Sds.
Né urucubaca não Oganza, foi olho grande da LM mesmo!
Como bem notaram aqui, acelerar a produção antes de terminar a fase de testes e avaliações de performance foi um erro grotesco dos EUA.
Como eu falei, incidentes numa fase de testes é comum, incomum é groundear 26 aeronaves nesta fase!
Almeida,
“foi olho grande da LM mesmo!”
hahaha verdade. Mas tb pode ser chamado de olho gordo, que não deixa de ser uma urucubaca tb… kkkk
só sei que tá complicado. 🙁
Grande Abraço.
Os amigos acima argumentaram bem. O avião já está na linha e ainda apresenta problemas de protótipo.
Não tenho formação de piloto de prova, mas conheço vários. Inclusive, um companheiro de turma (Vilela) foi comandante do GEEV, onde os pilotos de prova são formados.
Almeida e Oganza,
“Olho grande” com contrato…
…do tipo ‘cost plus’, onde quanto maior o atraso, maior o custo e, consequentemente, maior a fatura.
Mas está ‘faturada’ extra deve ser da Pratt & Whitney.
Para a Lockheed fica um ‘extra’ menor.
Sds.,
Ivan, o financeiro.
Ivan,
o Sr matou a charada, quem enterrou a cabeça de bode foi LM junto com seus parceiros, a urucubaca é deles. Isso tudo só tem beneficiado os membros do projeto.
many bugs, many fix, much money!!!
Sds.
Acabei de perceber que o JSF não é meritocrático.
gente que lambança… coitado do Lightning, gosto dele. 🙂
Sds.
Olá Oganza.
“Acabei de perceber que o JSF não é meritocrático.”
Sei não… E se o “mérito” principal do projeto for dar lucro a fabricantes e fornecedores?
SDS.
Mauricio Silva,
EXATAMÃ meu caro, esse ai é objetivo da urucubaca realizada por eles: Benefício mutuo simbiótico comensal de vantagens, protegidos pelo fator “classificado” e com o NRP – No Return Point do programa já ultrapassado. Rsrsrs
Essa nem Mãe Diná desfaz!!! 😮
Sds.
Confirmado o f-35D
😀