Su-30MKI faz novo teste de disparo do míssil BVR indiano Astra

17

Teste Míssil Astra em Su-30MKI - foto DRDO

Em 20 de junho, um caça Su-30MKI da Força Aérea Indiana realizou um novo teste de disparo do míssil BVR (além do alcance visual) Astra, desenvolvido na Índia. O lançamento foi feito a uma altitude de 6.000 metros, demonstrando com sucesso a interceptação de um alvo simulado eletronicamente, em longo alcance. Segundo a Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO – Defence Research & Development Organisation), que divulgou nota sobre o teste, esse lançamento se soma a outro realizado em 9 de junho, que demonstrou as características aerodinâmicas do míssil, para demonstrar as capacidades do Astra como um sistema de armas.

Em 4 de maio, a DRDO havia informado o primeiro lançamento do míssil, também por um Su-30MKI. Ainda segundo a organização, os testes de lançamento do míssil BVR Astra estão sendo realizados conforme o cronograma e com o apoio da Força Aérea Indiana, para atender aos requerimentos de desempenho da força.

Teste Míssil Astra em Su-30MKI - fotos DRDO

O Astra, conforme divulgado anteriormente pela DRDO, é um míssil com características de alta probabilidade de acerto num único disparo (SSKP – Single Shot Kill Probability), o que o torna altamente confiável. A arma é do tipo “all aspect – all weather” (disparo com alvo em qualquer posição relativa ao lançador e em quaisquer condições meteorológicas), com cabeça de busca por radar para a fase final do engajamento. Também dispõe de “excelentes características ECCM” (contra-contra medidas eletrônicas), processamento melhorado para cenários multi-alvos, destacando-se também a propulsão sem fumaça, como se pode ver nas fotos disponibilizadas. Além do Su-30MKI, a arma deverá ser integrada ao caça leve Tejas.

FONTE / FOTOS: DRDO (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments