Incidente com Sukhoi T-50 de testes
Nesta terça-feira, 10 de junho, a Sukhoi publicou nota sobre incidente ocorrido em voo de testes rotineiro de um avião de testes do programa PAK FA / Sukhoi T-50. O incidente ocorreu na pista do Instituto de Pesquisas de Voo M.M. Gromov, em Zhukovsky, próximo a Moscou, no momento da aterrissagem do T-50, quando se observou fumaça sobre a entrada de ar da direita, seguida de um incêndio naquela posição.
O fogo foi rapidamente extinto e a aeronave será reparada, segundo a Sukhoi. A nota acrescentou que não houve feridos e o Birô de Projetos Sukhoi estabeleceu uma comissão para investigar as causas do incidente, que não afetará o cronograma do programa de testes do T-50.
FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Sukhoi – tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês
NOTA DO EDITOR: para ilustrar a abertura desta matéria e da anterior (envio de Su-27 para a Crimeia), propositalmente aproveitamos para selecionar fotos das aeronaves em ângulos semelhantes, para efeito comparativo.
VEJA TAMBÉM:
- Força Aérea da Rússia inicia testes do caça T-50
- PAK FA = Flanker?
- Força Aérea Russa recebe seu primeiro T-50 para testes
- Quinto protótipo do caça ‘stealth’ russo T-50 completa voo com sucesso
- Irá o Brasil comprar o T-50? Fotos para ver, fatos para debater
- Rússia vai oferecer ao Brasil coprodução do caça T-50
- Voa quinto protótipo do PAK FA
- As futuras armas do T-50 (PAK FA)
- Rafale indiano vence PAK FA russo…
- Putin diz que Sukhoi T-50 (PAK FA) só entrará em serviço em 2016
- Infográfico do Sukhoi T-50 (PAK FA) incluindo comparativo com F-22 e J-20
- Rússia oferece ao Brasil desenvolvimento conjunto do caça PAK FA
- Piloto da Força Aérea Russa voa PAK FA em missão de testes pela primeira vez
- Comparações: F-22 e PAK FA
- Voa o quarto protótipo do PAK FA
Hum, sobre (acima) da entrada de ar direita temos os servos atuadores do “canalerx” e o canhão GSh-30. Meu chute vai para um dos dois.
E a nota nos mostra que os problemas no desenvolvimento não são “mocados” pela Sukhoi/Força Aérea Russa. Esse incidente seria fácil de ser “escondido” aparentemente…
Marcelo,
Pelos detalhes mostrados na atualização sobre o incidente, que publicamos agora à tarde, não sei se seria fácil escondê-lo.
http://www.aereo.jor.br/2014/06/10/incidente-com-sukhoi-t-50-atualizacao/
Acredito que a divulgação dessa nota pela Sukhoi, em si, não possa servir de prova nem pra uma coisa (que problemas não sejam escondidos) nem pra outra (que sejam escondidos).
Realmente o estrago foi grande!