AT-26A: prestes a ser espetado, mas ainda não acabado
Primeiro jato brasileiro vira atração em Rio Preto
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Um avião Xavante fabricado pela Embraer em 1971 e que serviu à Força Aérea Brasileira (FAB) vai se transformar em atração turística em São José do Rio Preto. A aeronave, doada ao município pela base aérea de Recife (PE), foi desmontada para o transporte.
As partes chegaram sobre uma carreta nesta terça-feira (3) à cidade, chamando a atenção durante o trajeto.
De acordo com a prefeitura, trata-se do primeiro avião a jato fabricado no Brasil e integrou esquadrões de caça e reconhecimento da FAB. Três oficiais da força aérea em Recife estarão em Rio Preto para fazer a montagem do jato.
A aeronave será instalada sobre uma base de concreto no Lago 2 do Parque da Represa, o cartão postal da cidade.
O avião, um Xavante AT-26, tem 10,84 metros de envergadura, 10,65 m de comprimento, 3,72 m de altura e 19,75 m de área de asa.
O Xavante foi fabricado no Brasil sob licença da italiana Aermacchi e atuou na FAB durante 39 anos. O modelo, que serviu de protótipo para os primeiros jatos desenvolvidos pela Embraer, foi ‘aposentado’ em 2010.
FONTE / FOTO: Blogs Estadão – Pelo Interior
NOTA DO EDITOR 1: O título faz menção a outras matérias publicadas aqui sobre aeronaves AT-26 Xavante “espetadas” como monumentos. Já o título da reportagem original é o subtítulo.
NOTA DO EDITOR 2: a reportagem indica que o exemplar que virará monumento em São José do Rio Preto (interior de São Paulo) é um “Xavante AT-26”, ou seja, uma aeronave montada no Brasil. Mas como bem reparou o leitor “Nautilus”, a imagem mostra um monoposto AT-26A, originário de um lote de Impala Mk2 adquirido usado da África do Sul em 2004 (que também montou versões do jato Aermacchi MB 326 sob licença). Inicialmente os Impalas (recebidos tanto do modelo monoposto Mk2 quanto biposto Mk1) seriam utilizados como fonte de peças para a frota de AT-26 Xavante em serviço na FAB, mas foram postos na linha de voo por alguns anos no 1º/4º GAV, o Esquadrão Pacau. Os AT-26A receberam matrículas FAB 4630 a 4643, o que condiz com o indicativo 32 exibido pelo exemplar da foto.
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