Em reunião nos EUA, ministro tcheco reitera oferecimento de caças Gripen para reforçar Báltico
Em 29 de abril, o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, recebeu em Washington sua contraparte da República Tcheca, Martin Stropnický, em reunião que discutiu o desenvolvimento da crise na Ucrânia. Ambos concordaram que a prioridade é a resolução política, mas que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deve estar preparada para proteger seus membros do Leste Europeu.
Assim, os Estados Unidos deslocaram forças para a Polônia e países do Báltico, e a República Tcheca reiterou seu oferecimento de quatro caças JAS-39 Gripen para reforçar o dispositivo de defesa aérea da região.
Stropnický deixou claro que a República Tcheca está interessada em participar de exercícios conjuntos nos Estados Unidos e na Polônia, realizados duas vezes por ano. Caso seus caças tomem parte nos treinamentos, estes poderiam ser realizados na base tcheca de Čáslavi.
Por seu lado, Hagel afirmou que a República Tcheca precisa reverter o declínio de seu orçamento de defesa, que foi reduzido em 1/4 nos últimos cinco anos. Ele recebeu uma resposta polida, porém firme, de Stropnický, que destacou que essa queda começou a ser revertida gradualmente, já que a defesa não pode apenas viver de crédito.
FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da República Tcheca (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em tcheco)
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Vou postar o vídeo, pois há uma imagem bastante curiosa do Gripen entre 0:08 e 0:10 seg.:
https://www.youtube.com/watch?v=AnV7m1EZ-9w
Aliás, a imagem é justamente essa que abre a capa do vídeo!!!!
Belo vídeo, Marcos, mas o que você achou de tão curioso na imagem do demonstrador / avião de testes 39-7 visto de trás?
Me chamou a atenção toda a estrutura que compõe a caixa de ligação asa/fuselagem e compartimento de trem de pouso. O conjunto todo tem um volume imenso.
De fato, Marcos, mas é bom lembrar que muito do que se vê são carenagens aerodinâmicas (como a que abriga o trem de pouso reposicionado, somando-se a outras que aprimoram a aerodinâmica da junção fuselagem-asa).
Em outros ângulos, a transição entre as carenagens é mais suave, dando uma noção menos distorcida dos volumes que nesse ângulo estão literalmente se “somando”. Seguem alguns outros:
Nunão boa tarde. Lindas fotos…. mas me tire uma dúvida, o que seria aquela “protuberância” logo atrás do trem de pouso dianteiro, na primeira foto ?
Roberto, creio que você esteja se referindo à carenagem do canhão de 27mm, que equipa as versões de um só lugar do Gripen.
Veja outro ângulo:
Hum…
Roberto, percebi agora que você devia estar falando da primeira foto da lista que coloquei no comentário de resposta ao Marcos, e não da primeira foto da matéria…
Esta foto aqui, certo?
Acredito que seja uma tomada de ar extra para o sistema de refrigeração conjugado ao sistema de geração de oxigênio, que deve ser mais potente devido à cabine maior do biposto. Mas não sei dizer com certeza.
É isso mesmo Nunão, eu que peço desculpas pois devia ter especificado a foto.
E agradeço a atenção.
Nunão pelo que vi no site da Saab é a saída do canhão Mauser 27 mm mesmo, parece que ele foi realocado mais para frente, mais próximo ao trem de pouso, do que esta no Gripen C.
Roberto, Muito boa essa ilustração, não tinha visto ainda no site do Gripen E para a Suíça (só uma mais antiga da campanha do Gripen NG da Índia). Mas deve-se atentar que a ilustração é do futuro Gripen E, que será um monoposto. E não estou vendo nenhuma diferença, nessa ilustração, em relação ao posicionamento do canhão do Gripen C (também monoposto) A imagem da qual você teve dúvidas é do demonstrador do Gripen NG, também chamado de demonstrador do Gripen F, que é um biposto. E ele não tem canhão (assim como o Gripen B e o Gripen D,… Read more »
Sim eu vi que era do demonstrador, inclusive há uma matéria aqui no Aéreo com as diferenças dos C para os E (que não achei, a matéria) então peguei a imagem em outro site e lá é mais visível esta peça num D.
http://www.tropasearmas.xpg.com.br/Armas-Gripen.html
Então acredito que seja mesmo a entrada de ar que você citou; até porque descobri esta foto na wiki dos Grpiens C/D húngaros onde se vê com certa clareza que só o biposto tem esta peça bem centralizada em relação a fuselagem.
Países como Eslováquia, Hungria, República Checa e România não tem condições de sustentar grandes caças, muito menos caças de 5a geração. A Polônia, um país maior, talvez possa no futuro sustentar um ou dois esquadrões de F-35 A Lightning II, com ajuda do FMS yankee. Mesmo assim sua base será de monomotores F-16 C/D Vipers. Países mais ricos, como Suécia, Suíça e Finlândia dificilmente terão condições de sustentar forças aéreas totalmente furtivas, devendo combinar caças de gerações diferentes, talvez com um punhado de caças furtivos para dissuasão e outros tantos drones furtivos de ataque (VANT-C), mas mantendo uma base de… Read more »
Roberto Bozzo,
Caso você ainda passe por aqui, encontrei citação em material da Saab descrevendo a tomada de ar sob a fuselagem do Gripen biposto (exclusiva desse modelo) que você tinha curiosidade:
“A central under-fuselage air intake for the environmental Control system (eCs) replaces the twin intakes of the single-seat version.”