Caças Rafale chegam à Polônia para compensar envio de caças MiG-29 poloneses ao Báltico
As imagens acima e abaixo são do Ministério da Defesa da França e do Ministério da Defesa da Polônia, e mostram a chegada de quatro caças Rafale da Força Aérea Francesa à base polonesa de Malbork (ou Malborka).
Segundo nota do MD da Polônia, a chegada desses quatro caças Rafale à 22ª Base Aérea Tática de Malborka, onde os franceses permanecerão operando por quatro meses, está relacionada ao envio de quatro caças MiG-29 daquela base para a próxima rotação de caças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na missão de policiamento aéreo do Báltico (BAP), na Lituânia.
O envio dos quatro caças MiG-29 para a missão está programado para 1º de maio, e eles permanecerão por quatro meses na base lituana de Siauliai. Durante o tempo em que os caças MiG-29 poloneses estiverem na Lituânia, os caças Rafale franceses estarão desdobrados na Polônia, esperando-se também que o Rafale seja substituído nessa missão, no período, por caças Mirage 2000.
Nas imagens, pode-se reparar nos mísseis MICA nas versões guiadas por radar e por infravermelho que equipam os caças franceses, marcados com listras que designam armas de emprego operacional (caso fossem de exercício, as listras seriam azuis).
FONTES / FOTOS: Ministério da Defesa da França e Ministério da Defesa da Polônia (compilação, tradução e edição do Poder Aéreo a partir de informações originais em francês e polonês)
NOTA DO EDITOR: na foto de abertura, vê-se o número 118 abaixo da cabine do caça Rafale, indicando que essa aeronave em especial é baseada em Mont-de-Marsan (BA-118), onde o esquadrão operacional de Rafale (há um outro esquadrão baseado lá, porém dedicado a provas e experiências) é o Normandie-Niemen. O fato curioso, e talvez simbólico, é que a unidade lutou na Segunda Guerra Mundial na então União Soviética, equipada com caças russos, e hoje está sendo desdobrada na Polônia justamente para se contrapor a uma ameaça russa ao leste europeu. Para saber mais sobre o esquadrão Normandie-Niemen e assuntos ligados à defesa aérea do Báltico, clique nos links a seguir, que também dão acesso a diversas outras matérias relacionadas.
VEJA TAMBÉM:
- Caças Rafale e Yakovlev nos 70 anos do Esquadrão ‘Normandie-Niemen’
- Rafale com as cores do ‘Normandie Niemen’ nos 100 anos da aviação russa
- MD francês confirma que os caças que enviará à Polônia serão Rafale
- Reino Unido manda quatro caças Typhoon da RAF para a Lituânia
- França vai enviar quatro caças para reforçar patrulhas da OTAN no Báltico
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- Caças Mirage F1CR franceses, em alerta no Báltico, interceptam avião russo
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- Defesa do Báltico: chega o Fulcrum, sai o Phantom, fica a fumaça
- F-16 dinamarqueses substituem os Mirage 2000-C no Báltico…
A situação aqui esta esquentando, Ingleses estão desdobrando caças para Lituânia, aqui nos ceus da Gra-Bretanha, frequentemente mais que o normal vemos caças voando, as coisas tendem a ficar tensas nas fronteiras da Europa Oriental, isso nao é bom para o mundo, pessoas ainda nao deram conta oque esse conflito na Ucrânia pode desencardia para o resto do mundo.
Chegando na Polonia.
Nada como uma Czar pra acordar a Europa de seus devaneios sócio-pacifistas, hehehe…
Os europeus em geral sabem muito bem que a liberdade tem preço. Ainda bem que o Putin os lembrou disso antes que fosse tarde demais.
Está esquentando, mas não acredito que vá estourar. O Putin pode ser maluco, mas não é idiota.
Se soltarem um rojão grande em um convescote de escoteiros, os franceses já vão se oferecer para mandar Rafales.
O desespero de vender faz coisas…
lujuttel, nao so os franceses como os ingleses, italianos, estao mandando avioes, vc que mora ai no Brasil, nao sabe nem a metade que acontece aqui na Europa.
Jean-Marc Jardino 28 de abril de 2014 at 17:44 # Caro João Marcos, tsc, tsc, tsc… Amigo, como você sabe, somos mera colônia de vcs europeus né? E como todo colono, adoramos viajar e mesmo residir na metrópole Europa. 🙂 Amigo, conheço brasileiro que conhece muito mais a Europa do que muito europeu. Sem falar que tenho parentes próximos que moram aí. Então tome um pouco de cuidado ao dizer que nós brasileiros não conhecemos a realidade européia, como se para se conhecer tal realidade fosse necessário nascer aí. Isso não é verdade, em absoluto. Ou no mínimo poderíamos dizer… Read more »
Prezados Acho que alguns já esqueceram o comentário que o Nunão deixou em outro post recentemente sobre respeito mútuo entre os debatedores. Para refrescar a memória de todos, reproduzirei o comentário abaixo. Os senhores estão um tanto “explosivos” hoje. Tudo bem que o comentário em questão foi arrogante, mas que tal dar as mãos e cantar uma “canção de amor” (ou melhor, uma chanson d’amour) todos juntos, para fazer as pazes? Antes que a casa caia e os editores comecem a detonar os comentários… Não hesitarei em “descer a mão pesada” da moderação para manter as discussões em linha com… Read more »
Minister Nicholson Announces Canada is Sending Fighter Aircraft to Romania
http://www.defense-aerospace.com/cgi-bin/client/modele.pl?prod=153551&shop=dae&modele=release