Museu Aeroespacial incorpora caça Mirage M-2000 ao acervo
As aeronaves Mirage M-2000 e SEPECAT Jaguar GR.1 foram incorporadas, nessa sexta-feira (25/04), à coleção do Museu Aeroespacial (MUSAL). O Jaguar, desativado pela Real Força Aérea Britânica, foi doado ao MUSAL em 2012, e o MIRAGE M-2000, do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), realizou seu último voo no dia 31 de dezembro do ano passado, quando pousou no lendário Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro, sede do museu.
O JAGUAR e o M-2000 compõem agora a coleção de mais de 120 aeronaves do MUSAL. Durante a cerimônia, a unidade também recebeu a doação de 50 telas com temática aviação, oferecidas por artistas plásticos da antiga Associação Brasileira da Aviation Art (ABRARTA).
Dentre as autoridades e convidados que participaram da cerimônia estavam o Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, o Comandante da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury, o Adido de Defesa do Reino Unido e o Adido Aeronáutico da França.
Exposição – O Museu Aeroespacial participou das comemorações do Dia da Aviação de Caça, celebrado no dia 22 de abril, na Base Aérea de Santa Cruz (BASC). A unidade promoveu uma exposição sobre o Patrono da Aviação de Caça, o Brigadeiro do Ar Nero Moura e a apresentação de uma maquete interativa da Aeronave P-47, com matrícula D-4, a mesma que o então Tenente Aviador Rui Moreira Lima operou na Itália, na Segunda Guerra Mundial.
Essa e outras exposições importantes para aviação no Brasil seguem disponíveis na sede do MUSAL. Mais informações no site www.musal.aer.mil.br
FONTE / FOTOS: FAB
Tristeza ver um Mirage 2000 no museo, sendo ele um caça altamente usado em outros paises………
Agradeça que esse aí está no museu, por mim entregaria-o aos pombos!!!
Não gosto de ver nenhum avião ao relento. O musal ficou com algum Mirage III?
Ao invés de deixar a familia delta apodrecendo no relento em brasilia, deveriam ter levado todos par ao musal.
Sim, Ivany, o Musal tem um Mirage III em exposição no hangar onde ficam os jatos. A Base Aérea de Anápolis também tem, preservado e abrigado (e creio que tem mais de um nessas condições). E o Museu da TAM também tem um. Diversos outros são monumentos em praças e bases aéreas. Apodrecendo ao relento em Brasília como você escreveu, que eu saiba não tem nenhum: se não me engano, há um transformado em monumento no COMDABRA, que fica em Brasília e, como a maioria dos monumentos em organizações e bases da FAB, periodicamente recebe alguma atenção e pintura, para… Read more »
Quanto ao comentário do Jean-Marc sobre a tristeza de ver um Mirage 2000 num museu devido à aeronave estar em uso em diversos países, deve-se ressaltar que se trata de um Mirage 2000C, que não é mais “altamente usado em outros países”.
Na própria França, o Mirage 2000C deverá deixar de operar em breve, assim como o Mirage 2000N, ficando só o Mirage 2000-5 e o Mirage 2000D na linha de frente, representando a bela e prolífica família.
Mirage 2000C em configuração da década de 1980 é uma espécie em extinção, então seu lugar é mesmo num museu.
Bem em homenagem a essa fantastica aeronve……..
http://youtu.be/ATAMJgRhTNc
Exatamente, Anápolis.
Não gosto de aviões apodrecendo ao ar livre em qualquer lugar.
E ao recém chegado Jean-Jac, minhas boas vindas. Só te digo que se o custo de modernização praticado pela dassault não fosse tão proibitivo, as peças tão caras e a burocracia tão lenta, eles poderiam estar operacionais ou passando por um processo de modernização. Na prática, ainda são os melhores aviões que o brasil já teve.
Boa tarde para todos!
Gostei deste vídeo com esta música! viajei, fiquei mais relaxado, show de bola!
Obrigado!
Aprendiz
A FAB já teve B-17 e não tem qualquer exemplar dessa aeronave no museu aeroespacial. Por que não há nenhum B-17 preservado no Brasil?
Edcarlos, há dois no Brasil, um deles presrvado.
Há um belo exemplar exposto como monumento (e, pelo que sei, mantido em boas condições de preservação, especialmente a pintura) em frente à Base Aérea de Recife.
Tempos atrás (e bota tempo nisso), o Musal tinha um B-17 desmontado em sua área de restauração. Não sei a quantas anda o trabalho, que dependia de mão-de-obra e recursos para andar e andou muito pouco. Creio que esteja ainda armazenado em algum canto, pois a restauração é algo bem caro.
O B-17 em recife por trás do aeroporto estava bacana quando fui lá recentemente.
Infelizmente, em Anápolis não há local coberto para abrigar a todos. Agora, até a chegada dos GRIPEN acredito que dá pra guardar mais alguns.
No pátio de desfiles da BAAN, ao lado do museu da ALADA, há um F-103, abrigado, nas cores originais da 1a ALADA, com uma placa onde há o nome de todos os Jaguares.
Vamos ver M 2000 pendurado em bases e praças Brasil afora, pois nossos parceiros estratégicos bloquearam as duas tentativas de reapssar as células a outras forças aéreas, a versão que corrde nos corredores é que seria um castigo pelo FX 2. Isto teria deixado muita gente descontente na força, pois geeraria um dinheirinho extra no orçamento.
Grande abraço
Com parceiro assim, quem é que precisa de inimigo…
Se fosse repassado à Índia, o dinheiro ia servir pra financiar uma farra extra. Que se espetem então, e fiquem bem conservados. Só não vale deixar enferrujando no relento.
Gostei dele no MUSAL! Um jaguar ao lado de outro jaguar! 🙂
Se não pode vender dá pra tentar permutar com outros museus mundo afora e trazer coisas legais para o Musal ou outros museus brasileiros. Pra mim, adorno de praça devia ser estátua de político que é pra pombo cagar em cima. Avião nunca. Esses foram feitos pra voar ou serem guardados como jóias. Avião em praça deveria ser de cimento pra criançada brincar e despertar neles a vocação aeronáutica. Se eu tivesse a grana que o Eike já teve aproveitava esses e outros e fazia uma Thunder City brasileira.
Nunão,
Além do Mirage do VI COMAR, tem um na entrada da III FAE aqui em Brasília.
Só uma foto e pequena?
Hercules Araujo,
Há mais fotos no link para a notícia original, no site da FAB. É só clicar.