França vai enviar quatro caças para reforçar patrulhas da OTAN no Báltico

8

Mirage 2000 e Rafale - foto 2 Armee de lair

Em visita a Washington, uma autoridade de defesa da França, general Pierre de Villiers, disse que quatro caças franceses se juntarão às patrulhas aéreas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Báltico a partir do próximo domingo. A declaração foi dada na quarta-feira, 23 de abril, no contexto do aumento da ansiedade dos países da região devido à intervenção russa na Ucrânia.

O general disse que os caças “vão participar da missão de policiamento aéreo dos Países Bálticos a partir da Polônia.” Os jatos poderão ser tanto Mirage 2000 quanto Rafale. A França também está enviando um avião-radar (AWACS) para patrulhar o espaço aéreo sobre a Romênia, segundo o general.

Mirage 2000 e Rafale - foto Armee de lair

A princípio, os franceses não irão além desse ponto, segundo o militar, num momento em que os EUA anunciaram o desdobramento de 600 soldados aerotransportados para exercícios na Polônia, Letônia, Lituânia e Estônia, numa mostra de solidariedade com os membros da OTAN vizinhos à Rússia. Porém, se for solicitada, a França poderá expandir sua presença na Europa Oriental, segundo o general Pierre de Villiers.

O presidente François Hollande deverá visitar a Georgia em breve, para reforçar os laços da ex-república soviética com o Ocidente. Espera-se formalizar acordos políticos e de comércio com a União Europeia, similares aos que foram rejeitados pelo ex-presidente da Ucrânia e levaram à crise atual. A situação da Ucrânia traz preocupações à Georgia, que teve um breve conflito com a Rússia em 2008.

Mirage 2000 e Rafale - foto 3 Armee de lair

FONTE: AFP, via The Local (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments