França vai enviar quatro caças para reforçar patrulhas da OTAN no Báltico
Em visita a Washington, uma autoridade de defesa da França, general Pierre de Villiers, disse que quatro caças franceses se juntarão às patrulhas aéreas da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Báltico a partir do próximo domingo. A declaração foi dada na quarta-feira, 23 de abril, no contexto do aumento da ansiedade dos países da região devido à intervenção russa na Ucrânia.
O general disse que os caças “vão participar da missão de policiamento aéreo dos Países Bálticos a partir da Polônia.” Os jatos poderão ser tanto Mirage 2000 quanto Rafale. A França também está enviando um avião-radar (AWACS) para patrulhar o espaço aéreo sobre a Romênia, segundo o general.
A princípio, os franceses não irão além desse ponto, segundo o militar, num momento em que os EUA anunciaram o desdobramento de 600 soldados aerotransportados para exercícios na Polônia, Letônia, Lituânia e Estônia, numa mostra de solidariedade com os membros da OTAN vizinhos à Rússia. Porém, se for solicitada, a França poderá expandir sua presença na Europa Oriental, segundo o general Pierre de Villiers.
O presidente François Hollande deverá visitar a Georgia em breve, para reforçar os laços da ex-república soviética com o Ocidente. Espera-se formalizar acordos políticos e de comércio com a União Europeia, similares aos que foram rejeitados pelo ex-presidente da Ucrânia e levaram à crise atual. A situação da Ucrânia traz preocupações à Georgia, que teve um breve conflito com a Rússia em 2008.
FONTE: AFP, via The Local (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Francesa
VEJA TAMBÉM:
- USAF reforça defesa aérea do Báltico com mais seis caças F-15
- F-16 da USAF já estão na Polônia. Rússia responde com o envio de Su-27 para a Bielorrússia
- Defesa aérea do Báltico: saem os Mirage F1 franceses, chegam os F-16 belgas
- Mirages franceses e Gripens suecos interceptam avião russo
- Mirages franceses fazem interceptação real no Báltico
- Defesa aérea do Báltico: sai o Mirage, chega o MiG
- Deltas, Falcões e Albatrozes interceptam sobre os países bálticos
- Belos deltas sobre o belo Báltico
- Armée de l´air no Báltico: operando seus Mirage 2000 C a – 28°C
- Defesa aérea dos países bálticos: a vez dos Mirage franceses
- Polônia critica ataque simulado à Suécia realizado pela Rússia
Para quem gosta de imagens de alta definiçao…..
http://youtu.be/XkdeOwTPgzE
Belo vídeo.
Aos 3:11 aparece, no que me parece a posição dos LSO, alguém com a bandeira brasileira na manga e com cara de enfadado.
A MB tem oficiais em intercâmbio para manter a proficiência como LSO junto à Marinha Francesa?
Jean
E tem como deixar de gostar deste show de imagens?
Parabéns
Uma coisa é certa, os caças franceses podem ser inviáveis(hj em dia)por preço – mas são muito bonitos!
Abs
Segundo a Wikipédia, numa pesquisa rápida, o mais próximo de um caça que as três repúblicas do Báltico tem é UM Aero L-39 em serviço pela força áérea da Lituânia.
Não sei se dá pra confiar na Wikipédia nesse sentido, mas se isso é verdade, realmente, tão cedo essas missões “Baltic Air Policing” não poderão ser encerradas.
Curioso, achava que essas três pequenas repúblicas (o PIB somado é maior que de Portugal) tivessem alguma condição de manter, ao menos, uma frota mínima de aeronaves para defender seus céus.
Jackal975, Nesse caso específico, a Wikipédia está perto do que ocorre nos países bálticos quanto a jatos de combate / treinamento. Mas, pelo que sei, não é só UM jato… Mas não pesquiso a respeito há algum tempo. A não ser que houvesse DOIS e esse acidente abaixo tenha destruído metade da frota de jatos da Lituânia… http://www.aereo.jor.br/2011/08/30/mirage-2000-c-frances-colide-com-l-39-albatros-da-lituania-em-treinamento/ A Estônia, Letônia e Lituânia, quando caíram no colo da OTAN (devido à sua posição estratégica) tinham inúmeras carências nas suas Forças Armadas, e foi decidido que o foco para resolver essas carências passaria primeiro pelos exércitos, capacidade de transporte, mobilidade etc,… Read more »
Já sobre o tema da matéria, a Reuters (no link abaixo, via Yahoo) trouxe depois a informação de que os 4 caças franceses a serem enviados ao Báltico neste final de semana serão Rafale.
http://news.yahoo.com/france-send-four-rafale-fighter-jets-baltic-security-180659197–sector.html
Belo vídeo Jean Marc. Muito bem observado BM Bahia, tem mesmo um militar brasileiro à bordo
Fernando “Nunão” De Martini25 de abril de 2014 at 11:36# Dei uma olhada na Wikipédia quando postei o comentário anterior e lá dizia que eles tinham um total de três Aero L-39 mas que somente um estava operacional. Por isso a referência de que só existia um. Sobre a situação econômica deles, de fato, não era das melhores nos anos 90. Sei que melhorou na última década e em que pese o PIB dos três ser maior que o de Portugal, talvez ainda não seja suficiente para adquirir e manter uma frota própria. Vai entender…cada um com suas prioridades, se… Read more »