Campanhas do sim e do não ao Gripen na Suíça: o combate na arena visual

11

campanha sim ao Gripen na Suíça - foto

No dia 18 de maio, a população da Suíça participará de um referendo para aprovar ou não o sistema de financiamento da compra de 22 caças Gripen suecos, que já foi aprovada pelo Parlamento Suíço. Enquanto isso, há campanhas do “sim” e do “não” ao Gripen fazendo um legítimo combate na arena visual, ou seja, nas imagens.

campanha sim ao Gripen na Suíça

campanha sim ao Gripen na Suíça - francês

campanha sim ao Gripen na Suíça - italiano

Veja, em alemão, francês e italiano, as três línguas oficiais do país, alguns exemplos dos apelos visuais das campanhas do SIM (JA/OUI/SI) e do NÃO (NEIN/NON/NO). Clique nas próprias imagens acima e abaixo para acessar as campanhas nas três línguas.

campanha não ao Gripen na Suíça - alemão

campanha não ao Gripen na Suíça - francês

campanha não ao Gripen na Suíça - italiano

Para quem trabalhou bastante tempo em propaganda, como é o caso deste editor, fica evidente o apelo visual muito mais direto, simples e de impacto da campanha do “sim”.  A exceção para a falta de criatividade visual da campanha do “não” é um interessante ícone: um voto dobrado como um avião de papel, entrando numa urna. Clicando no ícone abaixo, você acessa a campanha do “não” no facebook, e aí sim poderá encontrar algumas imagens mais criativas, compartilhadas entre os diversos membros da comunidade, assim como as derivações do apelo visual da campanha contra o caça em camisetas e outros meios.

Acompanhando o visual do ícone, é no facebook que a campanha do “não” se redime da falta de criatividade gráfica e da mal resolvida imagem da diminuta maleta de dinheiro com o caça (que pelo pequeno tamanho lembra tanto os estojos de guarda de valores em bancos quanto os de primeiros socorros ou marmitas): o “não” se mostra muito mais plural e de apelo popular nas mídias sociais do que o “sim” (clique aqui para acessar a comunidade do sim). A campanha do “sim”, no facebook, tem um apelo muito mais “oficial” de dizer sim à segurança, enquanto a campanha contrária ao caça, na mídia social, se mostra mais ampla e variada em suas formas de dizer não ao gasto de bilhões com  caças.

Enquanto esse combate na arena visual vai se acirrando na Suíça, o leitor Elezer, que inspirou esta matéria após avisar que a campanha do sim “já”  (desculpem o trocadilho com o alemão…) está espalhada pelas ruas da região de Zurique (Zürich), nos mandou a seguinte foto:

cartaz campanha pelo sim - gripen - foto Elezer Puglia

COLABOROU: Elezer

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments