LCC Scorpion - foto 1

A Textron AirLand LLC , uma joint venture entre a Textron e a Airland Enterprises LLC, anunciou no dia 9/4 que o jato Scorpion completou 50 horas de voo desde o início dos ensaios em dezembro de 2013. O objetivo dos voos recentes tem sido o de coletar dados sobre o desempenho da aeronave em várias velocidades, altitudes e taxas de ascensão, bem como avaliar a capacidade de resposta dos aviônicos, controles de voo e sistema de aterrissagem.

Os resultados do programa de teste até o momento são os seguintes:

  • 50 horas de voo em 26 voos separados
  • Envelope testado: Nível de voo (Flight Level) FL 300 (30.000 pés), 310 KCAS, 0,72 Mach, +3,7/-0.5 força g
  • Velocidade máxima testada: 430 KTAS
  • Ascensão monomotor
  • Velocidades de Estol
  • Desligamento de um motor e reinício do mesmo em voo
  • Demonstração de missão de interceptação de aeronave em baixa velocidade

Os pilotos afirmam que a aeronave é ágil e possui m muita potência, incluindo subidas monomotores. O Scorpion possui muito boas características em baixa velocidade. Ele pousa bem e é estável nesta fase de voo.

“Os sistemas da aeronaves tiveram um bom desempenho dentro dos parâmetros esperados, com muito poucos problemas “, disse o engenheiro-chefe do Scorpion, Dale Tutt. “Este é um benefício significativo do uso de sistemas maduros: além de reduzir o tempo de desenvolvimento global do protótipo da aeronave, os sistemas têm se provado muito confiáveis”.

O piloto de testes Dan Hinson acrescentou: “os sistemas de controle de voo são alimentados por sistemas hidráulicos duplo baseado no do jato executivo Citation X, é foi impecável. No caso de uma perda de ambos os sistemas hidráulicos, o avião pode ser pilotado de modo manual”.

Os sistemas de aviônicos também não são de desenvolvimento exclusivo e tiveram  um bom desempenho. O sistema não é altamente integrado para manter os custos do ciclo de vida a preços acessíveis, de modo que a equipe de teste do Scorpion é capaz de fazer facilmente mudanças no sistema sem causar problemas em outras áreas. “Nós rotineiramente fazemos atualizações de software para o sistema de aviônicos em dias, não meses “, disse Tutt.

O programa de testes do Scorpion continua no ritmo para completar 300-400 horas de ensaios este ano, o que exigirá cerca de 150 voos. Isto é esperado para incluir um número de voos internacionais, enquanto se aguarda as aprovações padrão.

FONTE: Scorpionjet.com (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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