Boeing: Growler eclipsa vantagem ‘stealth’ do F-35

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ClippingNEWS-PACom a batalha de lobby sobre aviões de ataque esquentando, a Boeing está divulgando a eficácia do seu avião de ataque eletrônico de quarta geração  EA-18G,  sobre o caça F-35 “stealth” da Lockheed Martin.

A maior empresa aeroespacial do mundo não perdeu tempo fazendo durante o dia de abertura da conferência Sea-Air-Space da Liga da Marinha, em National Harbor, Maryland, dizendo que o Growler é mais equipado do que o “Joint Strike Fighter” para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas, conhecidas no jargão militar como anti-acesso, negação de área, ou ambientes A2-AD.

“Stealth é perecível; apenas o Growler oferece proteção no espectro completo”, afirma um dos slides em um “briefing” dado por Mike Gibbons, vice-presidente de programas F/A-18 e EA-18G para a Boeing, em uma não tão sutil ironia com o jato “stealth” feito pela Lockheed Martin.

A Boeing está pressionando os legisladores americanos para adicionar fundos para os 22 Growlers adicionais no orçamento fiscal de 2015 do Departamento de Defesa, que começa em 1 º de outubro. Tal como está, o plano de orçamento não inclui qualquer dinheiro para o derivado do F/A-18. A empresa preparou um documento a ser assinado pelos líderes dos comitês de defesa do Congresso, pedindo para adicionar cerca de US $ 2 bilhões em financiamento para os Growlers adicionais, a mesma quantidade que a Marinha incluiu na sua lista de “prioridades a descoberto”.

A aeronave, que é fabricada no Missouri, “é a única opção para ataque eletrônico do DoD e limitar essa capacidade reduz significativamente os impactos na eficácia da missão contra as ameaças atuais e futuras”, diz o documento .

Se o financiamento para a aeronave não for adicionado ao orçamento, a Boeing poderá ter que encerrar a linha de produção. Tal movimento poderia ferir a base industrial e deixar o Pentágono, com apenas um único fabricante de aeronaves táticas, radar e motores, afirma.

A apresentação da empresa destaca o Growler como o único avião tático programado para receber o jammer da Marinha de última geração, um sistema de guerra eletrônica avançado projetado para substituir o AN/ALQ-99, bem como o único avião capaz de contrariar ameaças em todo o espectro eletromagnético. De fato, informações apresentadas na conferência sugerem que o F-35 é equipado com tecnologia para combater apenas as ameaças do espectro de banda X – e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada.

Os porta-vozes para a Lockheed Martin F-35 e escritório do programa do Pentágono não responderam imediatamente aos e-mails solicitando comentários. Mas os funcionários da Lockheed Martin já começaram a empurrar para trás a questão.

Apoiadores da Lockheed no Congresso, incluindo Reps Kay Granger, R-Texas, e John Larson, D-Conn, elaboraram um documento pedindo a colegas para apoiarem o pedido do Pentágono para US$ 8.3 bilhões para comprar 34 caças F-35 – o que representa uma redução de oito caças dentro do que foi previsto anteriormente por causa de cortes orçamentários automáticos conhecidos como “seqüestro”.

Sua carta também aponta que a Rússia está se preparando para fazer o seu caça T-50 e os chineses estão investindo pesadamente nos seus caças J-20 e J-31. “Esses países também estão construindo e proliferando sistemas avançados de mísseis superfície-ar que ameaçam tornar nossa frota de caças der 4 ª Geração obsoleta”, afirma. “Essas ameaças que avançam rapidamente em todo o mundo são um forte argumento para o aumento da produção de F-35, mesmo neste ambiente de recursos limitados.”

Segundo a Boeing, as tecnologias furtivas funcionam melhor em uma faixa limitada dentro do espectro eletromagnético, e que as ameaças modernas estão fazendo aeronaves “stealth” “detectáveis e vulneráveis”, segundo a sua apresentação na conferência. “O aumento da capacidade computacional, sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade”.

Mesmo que a Boeing garanta financiamento para 22 Growlers adicionais, a empresa pode manter a campanha de lobby. Cita análise que mostra a necessidade de um total de 50 ou 100 mais EA-18Gs para satisfazer os requisitos conjuntos de coalizão, de acordo com a apresentação.

A mensagem da Boeing está claramente tendo um impacto sobre o Capitólio. Um porta-voz disse que já recebeu cerca de duas dezenas de assinaturas e estava esperando ainda mais. Mas há a necessidade do apoio de muitos mais, incluindo os líderes dos comitês de defesa.

FONTE: Military.com

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