EUA em busca de um F-35 mais confiável e mais barato

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F-35A visto de um avião reabastecedor - foto Lockheed Martin

Militares dos EUA estão trabalhando em conjunto com a Lockheed Martin e outros fornecedores para reduzir o custo por aeronave do jato de combate F-35 e melhorar a sua confiabilidade, disse em entrevista na segunda-feira (31/3).

O assistente do Secretário da Força Aérea, William LaPlante, disse que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares americanos em 2018 ou 2019, mas o programa possui planos para baixar o preço ainda mais.

O Government Accountability Office (GAO), uma agência de fiscalização do Congresso, permanece cético sobre esses esforços, notando que os F-35A adquiridos em 2013 custaram 124.800 mil dólares cada um, cerca de 41 milhões dólares americanos acima da meta do Pentágono para 2019.

Os militares dos EUA também estão focados em melhorar a confiabilidade dos jatos, que apresentam falhas entre voos com mais frequência do que o esperado, disse ele.

O F-35A deveria custar cerca de US $ 50 milhões por avião, dando aos Estados Unidos e seus aliados uma opção de substituir  uma dúzia de aviões de guerra atualmente em serviço por um avião moderno e de custo baixo. Os críticos dizem que os desafios técnicos têm impulsionado os custos para cima, o que poderia comprometer pedidos maiores, tão necessários para conseguir reduzir os custos a longo prazo.

“Há muitas ideias sobre como reduzir os custos”, disse LaPlante . Ele disse que as partes estão olhando como isso poderia ser feito pela indústria e pelo governo para reduzir os custos de produção, mas não deu detalhes.

O Pentágono deve revelar um plano com novas metas de custo para o programa de 392 bilhões dólares ainda no início de 2014.

O GAO disse na segunda-feira que o programa já tinha baixado o custo geral de desenvolvimento e compra de 2.457 aviões de combate F- 35 para 11,5 bilhões dólares ou 3,3% no ano passado.

As próprias projeções de custos do Pentágono, que deverão ser enviadas ao Congresso em meados de abril, devem mostrar uma queda semelhante nos custos do F- 35, disseram fontes familiarizadas com o assunto nesta terça-feira (1/4).

A Lockheed está desenvolvendo três modelos do F- 35 para os militares dos EUA e oito países que ajudaram a financiar o seu desenvolvimento: Grã-Bretanha, Austrália, Canada, Dinamarca, Noruega, Turquia, Itália e Holanda. Israel e Japão também fizeram pedidos e a Coreia do Sul revelou no mês passado planos para comprar a jato também.

LaPlante disse que a Força Aérea ainda planejava aumentar seus pedidos de F- 35 para cerca de 60 jatos por ano, para obter economias de escala e levar o custo para baixo. Ele disse que o serviço fez escolhas difíceis em seu orçamento fiscal de 2015 e no programa quinquenal para proteger eo  plano de cinco anos de gastos para proteger o aumento da produção do F-35 no futuro.

“O custo de operação e apoio é um problema maior”, disse LaPlante . “É o que vai dizer se vamos ou não poder pagar (pelo F- 35)” a longo prazo.

O gerente do departamento de compras de armas do Pentágono informou em janeiro que a frota atual de F-35 estava disponível para uso uma média de 37% do tempo a partir de fins de 2012 a outubro de 2013, valor muito abaixo do limiar mínimo de 50% e do objetivo do programa, que é de  75%. O programa está mirando o valor de  60% de disponibilidade para 2015.

LaPlante disse que o esforço estava direcionado para as partes estavam falhando mais vezes do que o esperado e realizar mudanças, mas as melhorias levarão tempo para aparecer nas estatísticas.

“Vai ser preciso um esforço sustentado”, disse ele . “Estaremos acompanhando nos próximos um a dois anos. ”

FONTE: Reuters (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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