Aero Vodochody, da República Tcheca, envia primeira fuselagem traseira de KC-390 para a Embraer
Segundo nota publicada pela empresa tcheca Aero Vodochody na terça-feira, 18 de março, foi enviada à brasileira Embraer a maior aeroestrutura já produzida na República Tcheca: a primeira fuselagem traseira destinada ao jato militar de transporte KC-390.
Para o envio dessa parte da aeronave à Embraer, terceira maior fabricante aeronáutica do mundo, foi necessário utilizar um cargueiro russo AN-124 Ruslan, fabricado na Ucrânia pela Antonov. A fuselagem traseira do KC-390, enviada na terça-feira, tem dimensões de 6,5 x 4,5 x 3,3 metros, segundo a empresa tcheca.
No programa do KC-390, a Aero Vodochody tem sob sua responsabilidade a entrega da fuselagem traseira, da rampa de carga, de todas as portas da cabine e do bordo de ataque fixo – para este último item, a empresa também é responsável pelo projeto e desenvolvimento. O contrato de fornecimento de partes estruturais do KC-390 foi assinado em 2011 com a Embraer. O primeiro voo do novo jato é esperado para este ano, e a entrada em operação é prevista para 2016.
FONTE / IMAGEM INFERIOR: Aero Vodochody (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
IMAGEM DO ALTO (meramente ilustrativa): Embraer
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Clipping complementar à notícia: cargueiro ‘gigante’, Antonov 124-100 pousa no Aeroporto de Viracopos
Avião, vindo da República Tcheca, transportava fuselagem de 4,5 toneladas. De acordo com a concessionária, cargueiro é um dos maiores do mundo
Um Antonov 124-100 pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos nesta terça-feira (18), vindo de Praga, na República Tcheca. Segundo a concessionária responsável por administrar o terminal aéreo, o avião é considerado um dos maiores cargueiros do mundo.
O avião transportou uma fuselagem de 4,5 toneladas que será usada no setor aeronáutico e deixou o aeroporto nesta quarta-feira (19). Após ser desembarcado, o material foi transportado de carreta para uma cidade no interior de São Paulo. Segundo a concessionária, as operações ocorreram sem problemas. Não foi a primeira vez que o modelo esteve no terminal de Campinas.
Ainda de acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o avião possui aproximadamente 69 metros de envergadura (de uma asa a outra) e pesa cerca de 350 toneladas. A aeronave é capaz de transportar até 350 toneladas. O compartimento interno de cargas possui 36m de comprimento, 6,4m de largura e 4,4m de altura.
FONTE / FOTO: G1
COLABOROU: Phacsantos
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