Completado o MLU do primeiro de quatro E-3F AWACS da Força Aérea Francesa
Trabalhos de modernização de meia-vida foram realizados pela Boeing e pela Air France Industries KLM Engineering & Maintenance
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Na última segunda-feira, 17 de fevereiro, a Boeing informou que foi completada com sucesso a modernização de meia-vida (MLU) do primeiro de quatro aeronaves E-3F de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) da Força Aérea Francesa. Os trabalhos foram realizados pela Boeing em conjunto com a Air France Industries KLM Engineering & Maintenance (AFI KLM E&M), e é parte de uma venda militar ao exterior (FMS) acordada em 2010 entre a Direção-Geral de Armamento (DGA) da França e o Governo dos Estados Unidos.
Nesta primeira aeronave, a modernização dos sistemas elétricos, mecânicos e estruturais, assim como do hardware de missão, foram iniciados em junho de 2013. Essa modernização permitirá uma melhor visão do campo de batalha, vai aprimorar o acesso às informações e reduzir a carga de trabalho da tripulação. O MLU foi modelado de acordo com o contrato Block 40/45 desenvolvido para a frota de AWACS dos Estados Unidos.
O avião deverá passar agora por testes em terra e no ar na Base Aérea de Avord, na França e, após sua qualificação pela DGA, deverá ser entregue para a Força Aérea Francesa ainda neste ano. Embora esta primeira aeronave tenha sido modernizada nas instalações da AFI KLM E&M no aeroporto de Le Bourget, os trabalhos nas outras três serão realizados nas novas instalações da AFI KLM E&M no aeroporto Charles De Gaulle. A Boeing continuará com uma equipe dedicada a prover serviços de liderança no local, de engenharia, de apoio à garantia de qualidade, de hardware e software, trabalhando em conjunto com a equipe da Air France Industries.
FONTE / FOTO: Boeing (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
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Tudo o que aprendemos de controle de combate BVR devemos aos companheiros do 36 EDCA, esquadrão da Armée de L´Áir que opera os E-3F. Os intercâmbios entre o pessoal do Guardião e do 36 EDCA foram muito proveitosos.
O E-3F é uma excelente aeronave, e a quantidade de consoles faz muita diferença (14). Mas o software C2 do ERIEYE era superior. Imagino que, após a modernização, os E-99 também terão um grande incremento na sua capacidade.
Se eu não me engano, os E-3 franceses são os últimos Boeing 707 fabricados, ainda na década de 1980.
Já postei sobre essa notícia antes mas, agora somente para lembrar do que foi dito nessa reportagem sobre os “sucatões” e trata especificamente do 2401: 30 julho de 2006 – Estadão – O Herói Resgatador “…Sucatão voou mais de 2.500 horas para a Presidência da República. Cumpriu 89 missões. É o equivalente a cinco voltas ao redor da Terra. Na toada que vai, levaria mais uns 75 anos para atingir o ciclo máximo a partir do qual o fabricante sugere sua desativação…” Lembro de uma outra reportagem mas em um jornal “falecido” que falava de uma companhia aérea que adquiriu… Read more »
Caro Antonio M
Perfeito e acrescento o 707 da LAP ou GF dos hermanos de Itaipu e os outros também.
Vou procurar e espero achar um documentário sobre 707 do HC que traz exatamente o que vc descreve, aguardemos.
Caro Antonio M
Foi no Discovery Channel o documentário sobre 707 com overhaul total, trocou turbinas, colocou um painel e avionicos de última geração, um verdadeiro Check mais que nível “D”, no final o oficial piloto e o sargento líder de manutenção desmancharam-se em elogios.
Fiz a busca no site mas não achei, estou tomando 18 remédios por dia depois de uma operação recente e “tô meia boca”.
Caso queira tentar colega, é no Discovery Channel.
Sds
Carlos Alberto Soares
19 de fevereiro de 2014 at 11:08
Fiz uma busca e também não encontrei mas, caso eu encontre coloco aqui.
Obrigado pela dica e melhoras !!!
abç
Antonio M Compartilho dos seus comentários. Temos muito meios “no chão/doca/PM etc…”, nas três FA’s, Hélis, C 130, 707, EMB 110, EMB 120, Naus e por ai vai … Um belo overhaul nesses equipamentos com o que há de melhor no mundo, com Alemães, Suecos, Israelenses, Americanos(?) etc …. nos deixariam atualizados e não sucateados. Aqui há os defensores do “temos que olhar para frente, pensar grande” e por ai vai. Para o GTE isso funciona. Veja o exemplo dos Mike, do A-1, do Bandeirulha M, dos Leopard, dos Guepard, do E 99, P 3 Orion M e por ai… Read more »
Complementando:
Conversando recentemente com um Oficial Israelense amigo de longa data, este me afirmou que desembolsar até 40% para fazer esse overhaul e upgrade no que se tem ou até 50% de pagamento num equipamento de 2ª mão com essas qualidades de atualizações totalmente retrofitados/revisados é compensador.
Mas no Brazil é assim, peão anda a pé e diz que quer um Porsche Panamera Turbo e não aceita nada que não seja isso.
Viva a Venezuela com seus SU’s 30 no chão, desarmados, eita nóis ….