Caças da Suíça não decolaram para interceptar avião sequestrado
Força Aérea Suíça não possui alerta 24 horas por falta de recursos. Avião da Ethiopian Airlines pousou por volta das seis da manhã e interceptações só ocorrem em horários comerciais (a partir das oito horas). Jato comercial teve que ser escoltado por caças Mirage 2000 da França mesmo sobre território suíço
Diversos veículos da imprensa suíça (ver lista de alguns deles no final desta matéria) estão destacando hoje a falta de preparo da Força Aérea Suíça (Schweizer Luftwaffe) para lidar com o caso do avião da Ethiopian Airlines que foi sequestrado e acabou pousando no aeroporto da cidade de Genebra, escoltado por aviões da Força Aérea Francesa.
Antes de pousar em Genebra, o jato comercial, um Boeing 767 da Ethiopian Airlines que foi sequestrado nesta madrugada ainda sobre o Sudão, foi acompanhado por caças Typhoon da Força Aérea Italiana até a fronteira norte da Itália. Posteriormente o avião entrou no espaço aéreo francês e foi acompanhado por dois aviões de caça Mirage 2000 da Força Aérea Francesa. No entanto, mesmo sabendo com antecedência de que o avião sequestrado seguiria para a Suíça, os F/A-18 da Schweizer Luftwaffe não levantaram voo da base aérea de Meiringen.
Por que isso não ocorreu? Em resposta à pergunta formulada pelo periódico de Zurique 20 minuten, o porta-voz da Força Aérea, Jürg Nussbaum, informou que eles não possuem um alerta 24 horas e que uma ação desse tipo só ocorreria durante o horário normal de expediente da Força Aérea, ou seja, a partir das oito horas da manhã até as cinco da tarde (a Força Aérea também para para o almoço, entre 12:00h e 13:30h). Quando o avião da Ethiopian Airlines pousou em Genebra, por volta das seis da manhã, é possível que os pilotos da Força Aérea ainda estivessem dormindo. Mas mesmo assim, Nussbaum disse ao periódico Blick.ch que eles tinham conhecimento do caso desde às 4:30h.
Mas a Suíça possui acordos de cooperação com os seus vizinhos, principalmente com a França. E por este motivo, quando o avião sequestrado entrou no espaço aéreo suíço vindo da França, foi permitido que os dois Mirage 2000 acompanhassem o 767 até o seu pouso em Genebra. O mais curioso é que, mesmo com estes acordos, os aviões franceses não possuem autorização para transportar armas quando no espaço aéreo suíço.
Alertas 24 horas na Suíça só ocorrem em ocasiões especiais, como durante o Fórum Econômico de Davos. Em outras situações a Força Aérea não possui recursos para manter um alerta constante por falta de dinheiro, pessoal e aeronaves. O ministro da Defesa, Ueli Maurer, possui um plano (chamado de “Projeto Ilana”) para manter um alerta 24 horas.Este ainda não foi implementado e aguarda recursos do governo.
Com informações das seguintes fontes: 20 minuten, blic.ch e Tages Woche
VEJA TAMBÉM:
Nossa..hoje vi duas notícias curiosas:
1º Singapura tem esquadrões nos EUA;
2º Suiça não tem alerta 24horas e deixa França e Itália o fazerem..
Mas, a propósito desta, já pensaram se alguem tem a idéia de fazer isso no Brasil….Su-30 MKV para patrulhar a copa?
Por falta de recursos e aviões…
Falta de aeronaves? Não poderiam fazer alerta com duas aeronaves? Pelas dimensões, ainda por cima, fica fácil cobrir o país inteiro com poucas aeronaves.
Eu não sei se o piloto francês já sabia desse acordo entre França e Suíça, mas eu queria ter visto a cara dele quando o controlador falou que ele iria entrar em território suíço para continuar a escolta até o aeroporto.
Essa é a desculpa mais esfarrapada que eu já vi: NÃO podemos interceptar uma aeronave comercial sequestrada PORQUE não temos um alerta 24 horas. Vindo de um país RICO a desculpa de não ter recursos para tal operação, com F-18 e F-5 em boas condições de uso e território pequeno para patrulhar, é um ABSURDO. Mesmo operando caças antigos como o nosso – que é territorialmente imenso – temos alerta 24 horas, porque a Suíça não pode ter? Essa pegou muito mal……
Eu acho o seguinte: Para um país que colocará em pleito popular a decisão de compra dos Gripen, isso é um balde de água fria.
Como o cidadão vai aceitar que seus impostos sejam destinados para compra de jatos de combate se na hora de usá-los não o fazem e dependem de nações amigas realizarem a interceptação?
Se fosse no Brasil, daria recorde de comentários no PA.
Abs
Lembrando que um alerta pressupõe aeronaves em solo que somente são acionadas em caso de necessidade.
Lembrando que os suiços mantém voos de policiamento com aeronaves permanentemente no ar. É isso mesmo? Se sim, talvez o porta-voz tenha se referido a este tipo de alerta, que no caso deles é de permanente voo.
Enfim, de uma forma ou de outra o caso parece absurdo.
Ou pode acontecer o contrário, que caças são parte do componente de defesa e que precisam investir em sistema próprio. E pela localização do país, creio que o “convênio” com os vizinhos ainda seria válido.
O pior é que é tudo verdade mesmo… A Suíça é governada a mais de 15 anos por uma coalizão de extrema esquerda….. São os mesmos partidos que já tentaram duas vêzes via plebiscito eliminar as forças armadas….mas como foram derrotados; o governo partiu para uma estratégia diferente: Reduziram drasticamente o orçamento…..as forças armadas praticamente só existem no papel….. Nenhum caça tem capacidade de ataque ao solo; todas as unidades de artilharia de montanha foram desativadas; quase todos os bunkers tiveram o mesmo fim e a lista continua……. Para alguém que serviu (a muito tempo atrás) o exército suíço por… Read more »
Nossa, essa pegou muito mal mesmo, se fosse aqui eu teria vergonha.
cvn76
17 de fevereiro de 2014 at 16:05
Bem lembrado. São os mesmos que querem vetar o Gripen, junto com os “verdes”.
A Suiça tem até o Partido Anti-Power Point
http://www.swissinfo.ch/por/economia/Obama_ou_Luther_King_nao_usaram_PowerPoint.html?cid=30707372
Isso parece coisa de quem leva boa vida mesmo. Sem muito com que se preocupar, precisa procurar o que fazer. Ou de espertalhão de plantão mesmo.
Contudo,
Se olharmos o mapa, Genebra fica a poucos km da fronteira com a França:
http://www.nationsonline.org/oneworld/map/switzerland-administrative-map.htm
Já a base aérea suiça mais próxima fica a uns 100km:
http://www.mil-airfields.de/ch/list.htm
Isso explicaria o consentimento com os Mirage entrar seu território??
Isso explicaria o consentimento com os Mirage entrar seu território??
Não. Os suíços tiveram uma hora e meia (do momento em que foram avisados – 4:30h até o pouso do avião em Genebra – 6:00h) para interceptar o 767.
100km em avião é “logo ali”.
Prezados editores,
Tenho um comentário de 16:24 “awaiting moderation”.
é automático ou fiz algo errado?
NOTA DOS EDITORES: COMENTÁRIOS COM LINKS EVENTUALMENTE FICAM PRESOS NO ANTISPAM. ISSO É NORMAL. JÁ FOI LIBERADO.
phacsantos, boa tarde.
Até há bem pouco tempo atrás não aparecia esta situação…
Talvez não tenhas ‘logado’ corretamente; eu também estive nessa e fiquei todo desconfiado, che.
Phacsantos, boa tarde.
Sempre que você colocar mais do que um link externo em seu comentário, este irá para a caixa de spam aguardar liberação pelo moderador. É automático.
Abraço,
Justin
Alerta 24 horas não significa que há aeronaves em voo, mas sim que estão aptos a decolar a qualquer momento, portanto, isso ai é uma vergonha.
Só lembrando uma coisa: a Força Aérea Suíça considera os F-5E aptos apenas a voos de combate durante o dia. Por sua aviônica ser muito antiquada (não sofreu modernizações de monta, apenas uma ou outra atualização pontual) eles optaram por não operá-los em combate à noite, o que seria missão dos F-18, com sua aviônica moderna. Mas, ainda que tenham 32 caças F-18 em dotação, parece que não há orçamento para manter pilotos em rodízio para alerta 24h para voá-los à noite… Se essa doutrina não mudar, então nem Gripen nem nada vai resolver em situações como essa. Para saber… Read more »
A FAB passou no teste da AA.
Que desculpa esfarrapada! Até parece que não possuem recursos para manter um sistema de Defesa Aérea.
Os países europeus possuem acordos, por meio da OTAN (aqueles participantes) e normas do EURO CONTROL que permitem apoio nesses casos, entre países.
Todos os países europeus (exceto a Suíça, que fiquei sabendo agora…) possuem aeronaves em QRA (Quick Reaction Aircraft), o nosso ALEBAS (Alerta na Base).
ALEVOO (Alerta em Voo) ninguém faz. Nem os EUA nem a China. Só em casos especiais.
Manda os suíços pro COMDABRA pra aprenderem um pouco! Muito mal contada essa história…
Caro Rinaldo Nery Na minha modesta opinião não há nada de desculpa esfarrapada ou história mal contada. Esse episódio mostrou como é e como atua a Força Aérea Suíça quando a questão é alerta aéreo (ou QRA, como preferirem). Por falta de recursos aqui nós mandamos os recrutas para casa nas sextas na hora do almoço para economizar no rancho. Lá o orçamento não permite que eles possuam QRA das 17:00h até as 8:00h do dia seguinte (sem falar da hora do almoço, que as matérias não deixaram muito claro). O nosso colega Franz (cvn76), que serviu ao Exército Suíço… Read more »
Poggio, é só manter uma aeronave armada e abastecida, um caçador, um mecânico da aeronave e um especialista em armamento, mais um soldado pra operar a fonte externa. Precisa de muito dinheiro pra isso? Que diferença faz se é durante o expediente ou após, dia ou noite, inverno ou verão?
Então nós devemos ser muito bons…
Rionaldo
A FAB faz é milagre com que tem!
É o que acontece quando se tem esquerdóides no poder, em qualquer lugar do mundo capitalista: sucateamento das FFAAs. Destruir o poder militar “regular”, para dominar o povo através de um “exército vermelho”, “popular”, uma guerrilha ou uma milícia é a primeira tática de guerra de 5a geração comunista/socialista. Para quem não sabe, a China PRC por exemplo possui forças armadas regulares até hoje. Totalmente irrelevantes perto do Exército de “Libertação Popular”… E é assim em qualquer lugar em que eles chegam ao poder, de Cuba á Coréia do Norte, da finada URSS à Venefavela do “Passarinho”. Essa notícia não… Read more »
Piloto de caça, na Suíça:
– Num vô vua purque hoje é domingo!
– Num vô vua purque tô cansado!
– Num vô vua purque já são 5h01!
– Num vô vua purque num tô cum vontade!
Pessoal, vou postar aqui o que comentei no outro post sobre esse assunto. Aqui o colega phacsantos levantou essa questão também. ________________________________ Pessoal, pode ter outro motivo essa “não-interceptação”. No mês passado eu estava justamente em Genebra e pude ver com meus próprios olhos esse detalhe: Não é necessário sobrevoar o espaço aéreo Suíço para pousar em Genebra. Na verdade, Genebra fica em uma pontinha do território da Suíça cercada de França por todos os lados. O Aeroporto é tão colado na fronteira que a cerca de um dos lados da pista, dá pra França! (tem um “setor francês no… Read more »
Eu entendo que a relação da Suíça com os seus vizinhos é ótima, principalmente com a França. Entendo também que a posição geográfica de Genebra não ajuda na defesa do seu espaço aéreo por parte da Suíça e entendo mais um monte de coisas. Só que integridade territorial faz parte da soberania de um país. Fazendo um paralelo com uma situação fictícia aqui no Brasil, digamos que uma aeronave não autorizada entre no espaço aéreo brasileiro a partir da Colômbia e queira pousar em Tabatinga (na fronteira com a Colômbia). Digamos também que a Força Aérea Colombiana esteja operando na… Read more »
luizblower
De fato!
Caríssimos, Vamos dar nome aos bois e as vacas: 1. A Suíça, através de sua força aérea, tem plenas condições de interceptar qualquer aeronave comercial, sob quaisquer condições de voo, leia-se IFR oi VFR. 2. A Suíça também dispõe de recursos financeiros para manter 1 esquadrão que seja no standby night, podendo inclusive fazer rodízio entre tripulações. Resumindo, existem várias estratégias para manter uma operação 24h a baixo custo. Isso nos leva as seguintes questões, inclusive já abordadas: 1. A decisão de não haver condições de interceptação 24h é de natureza política. 2. Um evento desses tem várias implicações, que… Read more »
“Corsario137 em 17/02/2014 as 21:01 Mudando de pato pra ganso: os franceses também teriam economizado na hora de voo utilizando os M2000?” Corsario137, não entendi bem sua pergunta, mas minha intuição diz que, talvez, você esteja querendo dizer que economizaram usando M2000 ao invés de Rafale. Se for isso, o raciocínio está equivocado. Tanto o Rafale quanto o Mirage 2000 são os caças empregados pela Força Aérea Francesa e, conforme o esquadrão, fazem parte do alerta de defesa aéreo, que é feito normalmente em quatro bases diferentes (é claro que há mais esquadrões e mais bases, mas eles costumam deixar… Read more »
Na Suécia a coisa teria sido beeeeem diferente.
Pra quem citou o Brasil, nós temos um excelente histórico de interceptações ao longo da história, em momentos mais ou menos favoráveis economicamente.
Segundo o regulamento os pilotos só decolariam se fosse ano bissexto, noite de lua cheia e o tripulante em questão fosse vegetariano e destro.
Dentro do tema, a FAB apresentou seu planejamento de Defesa Aéreas para a Copa: http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/17765/COPA-2014—FAB-apresenta-esquema-de-defesa-aérea-para-o-mundial-em-junho A sistemática de Comando e Controle foi elaborada pelo MB Egito, Chefe do EM do COMGAR, um oficial brilhante. E será operacionalizada por outro também muito competente, o MB Baptista Jr, Comandante do COMDABRA. Com relação à Defesa Aérea em High Visibility Events, a FAB possui muita experiência. Quando estive em um Simpósio Internacional de Defesa Aérea em Pretoria, em 2007, tive a oportunidade de assistir à palestra de um oficial general da Luftwaffe, sobre como realizaram a Defesa Aérea na Copa da Alemanha, em… Read more »
Amigos, É comum que se façam acordos para a troca de informações, de forma que um país vizinho se prepare para receber um tráfego que esteja sendo acompanhado, qualquer que seja o motivo. Em muitos casos, esses acordos são mais amplos, e permitem que o alvo seja acompanhado pelas aeronaves que o escoltam, mesmo em território estrangeiro, ATÉ QUE AS FORÇAS LOCAIS POSSAM ASSUMIR A TAREFA. O fato de Genebra estar muito próxima à fronteira pode ter contribuído para que os caças suíços não decolassem. Mas eu não acho que tenha sido uma boa decisão. Não se pode prever com… Read more »
Senhores,
Apesar das excelentes desculpas e teses levantadas …. a Suíça pecou irremediavelmente.
Qualquer babaca agora sabe o seu ponto fraco… e sinceramente … fosse a mesma lógica, então no caso de acontecer o mesmo aqui em Santana do Livramento coladinha a Rivera …. iriamos chamar a FAU para interceptar o inimigo ???
Quer dizer que se um exército…ou mesmo um terrorista atacar o território suíço de madrugada será um passeio ??
Governos de esquerda… ou prevaricam com a defesa…. ou compram até o que nunca poderão usar… é 8 ou 800 !
Sds.
Tem verba e avião para a Patruille Suisse e não tem um único F/A-18 Legacy ou um F-5E para o alerta 24hs ??
Vão comprar Gripen E para que então… levar politico passear das 8 ás 17 hs ??
Sds.
O governo da Suíça é de esquerda???????? Até onde sei, o governo suíço atual é de um partido de centro-direita (o “Partido do Povo”, ou SVP) que já foi mais forte mas hoje está sempre dependendo de negociar apoio com o partido liberal (o “FDP”…) e, se não me engano, dos social-democratas, para ter as maiorias nas decisões. A esquerda e os verdes são oposição. Por favor, alguém com mais entendimento da política suíça me corrija se estiver errado, mas é mais ou menos isso que entendo ao ler notícias de lá sobre as idas e vindas da política em… Read more »
Verdade Nunão. Para um site sobre aviação militar, nós aqui já demos muito destaque para o partido político FDP (da Suíça, claro). Seguem alguns links sobre isso.
Gripen na Suíça: ‘culpa’ por não aprovarem verba cai em político do FDP
Cresce apoio político ao Gripen na Suíça: FDP deverá apoiar a compra
Parlamentar ‘verde’ suíço quer interceptador que não seja supersônico?
Me lembrei do ataque terrorista na Noruega em que a policia demorou p/ chegar pq o piloto do helicóptero estava de férias.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110726_noruega_atirador_helicoptero_mm.shtml
a verdade é que o guarda-chuva dos EU deixaram a Europa acomodada. Holanda não tem mais MBT, Italia reduz numero de esquadrões de caças, Suécia não intercepta mais os russos e assim vai, mas a historia sempre se repete.
Nunão 22:44 Desculpe, mas você está errado. O Conselho Federal (Executivo) é composto por 7 membros…. Destes somente um (justamente o da Defesa) é do SVP…Partido Popular Suíço de centro-direita. Os demais são: 2 SP (Socialistas ou ex-comunistas) 2 FDP (Partido Liberal de centro) 1 CVP (Partido Social Cristão…. de esquerda) 1 BDP (são mais perdidos que cego num tiroteio….centro) Apesar do SVP ser o partiddo mais forte no Congresso; os demais partidos sempre fazem oposição a todos os projetos ou idéias do SVP….. E por que isso? Por que o SVP é o únco partido que é contra a… Read more »
“cvn76 em 18/02/2014 as 2:47” Obrigado por mostrar o cenário de forma mais detalhada. Tinha estranhado seu primeiro comentário falando de governo de esquerda, já que sei que você conhece o assunto de forma muito mais direta do que eu, e isso não combinava com o que eu tinha entendido de notícias dos últimos anos, por isso meu comentário perguntando. Duas perguntas: o Maurer, que acumulava no último ano a presidência do Conselho com o cargo de chefe do depto de Defesa, já passou o cargo de presidência para outro? O sucessor é do SVP / UDC também? Pergunto porque… Read more »
Caso a LEONI Studer AG ou qualquer um de seus concorrentes me convide para trabalhar lá, faço as malas na hora e vou para esse país desarrumado, incompetente, sem planejamento, nem sabem o que é FA’s !
Vou ter que agüentar essa zona política que o cvn76 comentou, mas fazer o quê né ?
Governo Suiço sem “dindin”? Aham… 🙂
[]’s
Manchete dos jornais locais de hoje:
Diante das reações ao fato do País não ter aviões em stand-by 24H; o governo anunciou que vai tomar “medidas rigorosas” e com certeza até 2020 a Suíça voltará a ter aviões em alerta 24 horas……:-)
Carlos Aberto Soares
Dê uma olhada aqui; setor de vagas abertas!
http://www.leoni.com/Stellenangebote.4368.0.html
Abs
Oi Nunão O sistema político suíço é único no mundo; com suas vantagens e desvantagens…..:-) O Presidente do Conselho Federal é um cargo mais representativo e dura um ano. Sempre é um dos 7 Membros, que são ao mesmo tempo Ministros. O Presidente no ano passado foi o Ueli Maurer; agora desde 1. de janeiro é o Didier Burkhalter (FDP) que é ao mesmo tempo Ministro das Relações Exteriores….. Realmente o CVP passou para o SVP a direção da campanha pró Gripen…. Mas os próprios suecos fizeram a maior c*g*d* recentemente…….vazou um documento da empresa sueca metendo o pau nos… Read more »
http://www.youtube.com/watch?v=p1PYiDIIZ1U
http://www.youtube.com/watch?v=VJD4KlmF3Ag
O Gripen poderá ser escolhido se deixarem claro que substituirá os F5, que a obsolescência, tempo em serviço dos mesmos justificam a compra.
Complementando, substituir os F5 e Mirage
Lendo sobre o assunto na internet, descobri também que os caças suíços não podem decolar antes das oito da manhã por restrições de barulho. É o fim…
É a falta de dinheiro…
A la chasse!
Amigos, É comum que se façam acordos para a troca de informações, de forma que um país vizinho se prepare para receber um tráfego que esteja sendo acompanhado, qualquer que seja o motivo. Em muitos casos, esses acordos são mais amplos, e permitem que o alvo seja acompanhado pelas aeronaves que o escoltam, mesmo em território estrangeiro, ATÉ QUE AS FORÇAS LOCAIS POSSAM ASSUMIR A TAREFA. O fato de Genebra estar muito próxima à fronteira pode ter contribuído para que os caças suíços não decolassem. Mas eu não acho que tenha sido uma boa decisão. Não se pode prever com… Read more »
Desculpe Juarez, mas já é a terceira vez que falamos sobre esse caso. NÃO HOUVE NENHUMA MODIFICAÇÃO NO ALERTA POR CONTA DESSE EPÍSÓDIO. Segundo: eles não interceptaram o Vulcan tão próximo assim. O que acontece, rotineiramente, é que o tempo de alerta no período BRAVO pode variar de Base para Base, em função da localização da vila dos oficiais e do tempo que o piloto leva pra chegar na Base. Se for distante, como é o caso da BACO e da BASC, o piloto fica na Base. Desculpe a insistência, mas participei do SISDABRA por muitos anos e sei o… Read more »
Corrigindo: na BASC a vila é próxima, mas se o piloto morar fora dela deve tirar o serviço na Base.
Guilherme Poggio 18 de fevereiro de 2014 at 21:36 # Pelo jeito o problema com aeroportos não é somente por aqui. E aqui os aeroportos chegam primeiro, depois vem a especulação imobiliária com a benção ou inércia dos governos municipais que permitem a aproximação de residências, prédios, shoppings, comércios que começam a pressionar por mudanças nos horários por esse motivo do barulho. Mas isso em relação a bases militares é o cúmulo. Parecem estar mais preocupados com meio-ambiente, o politicamente correto do que com a realidade. E o que aconteceu parece que mostrou que esqueceram de combinar com criminosos, terroristas,… Read more »
“cvn76 18 de fevereiro de 2014 at 9:10 #” Caro amigo, conheço-os e fui aprovado em 2002 depois de um rigoroso processo feito na Alemanha, mesmo o meu Inglês sendo “macarronico”, Inglês fluente era mandatário. Depois colocaram que minha única opção(por causa do Inglês) era liderar um processo de “implantação” de uma unidade de negócios no Brasil, pagariam o aperfeiçoamento do Inglês etc …. Fiz uma contra-proposta para os mesmos moldes: España ou Portugal, depois Brazil, negativo. Caí fora. Nunca se instalaram aqui, prefiro nem comentar os motivos da época, mas dou duas dicas: “Eles não pagam bola e não… Read more »
Desculpe Juarez, mas já é a terceira vez que falamos sobre esse caso. NÃO HOUVE NENHUMA MODIFICAÇÃO NO ALERTA POR CONTA DESSE EPÍSÓDIO. Caro Cel,só se na BASC e na BAAN não houve, na BACO, piloto do Alerta H 24 fica na base e no caso do 14 fica/ficava no contanier junto ao hangarete de defesa aérea, após o hangar do 5º ETA.e isto começou a acontecer após este episódio. Detalhe, vi isto com estes olhos que a terra a de comer. Segundo: eles não interceptaram o Vulcan tão próximo assim. O que acontece, rotineiramente, é que o tempo de… Read more »