De todos os Teen Fighters, o YF-16 foi o que mais levou ao pé da letra os estudos de John Boyd sobre conservação de energia. O YF-16 foi projetado para oferecer baixo arrasto, sob ângulo alfa moderado, durante as curvas. Numa entrevista, o engenheiro chefe do projeto relata como o arrasto do protótipo era uma pequena fração do apresentado pelo F-4 Phantom. Isso significa que o F-16 pode atingir e manter altas razões de curva e graças ao potente motor, manter 9Gs indefinidamente (limitado pelo piloto). Depois do tremendo desempenho apresentado pelo YF-16, todos os projeto seguintes foram influenciados por… Read more »
Nick
Visitante
10 anos atrás
Parabéns ao Viper, um dos melhores projetos de caça de todos os tempos.
Um design simples, elegante e funcional. Um sucesso de vendas, e de operação.
[]’s
Carlos Alberto Soares
Visitante
10 anos atrás
M@K, Clésio Luiz e Nick,
compartilho com vocês e acrescento:
Imbatível ao que se propõe.
É uma pena, em tudo para o Brasil seria o número certo.
Principalmente no FX 1 e dada continuidade em número de células e suas evoluções.
Estaríamos muito bem servidos.
Creio que teríamos que adequar as pistas, tomada de ar ?
Oganza
Visitante
10 anos atrás
Lindo… e sua beleza está na simplicidade e suavidade de suas formas harmoniosas. Só nunca entendi como e porque a General Dynamics “abriu mão” ou “perdeu” esse best-seller para a LM?
Carlos Alberto, esqueça isso de FOD e tomada de ar do F-16. Estes caças operam do deserto ao gelo polar sem restrições. Essa é mais uma lenda da internet antiamericana, como aquela dos mísseis chilenos…
ronaldo de souza gonçalves
Visitante
8 anos atrás
Belo avião mas essa de vir sem misseis não serviria pro Brasil,o Brasil teve que manter os F5 por muito mais tempo agora temos o gripen vamos ter uma invejavel força de novo com maquinas e pilotos bons.Sonhar que o que não tivemos não é uma boa o futuro nos espera
É muito bonito este avião.
De todos os Teen Fighters, o YF-16 foi o que mais levou ao pé da letra os estudos de John Boyd sobre conservação de energia. O YF-16 foi projetado para oferecer baixo arrasto, sob ângulo alfa moderado, durante as curvas. Numa entrevista, o engenheiro chefe do projeto relata como o arrasto do protótipo era uma pequena fração do apresentado pelo F-4 Phantom. Isso significa que o F-16 pode atingir e manter altas razões de curva e graças ao potente motor, manter 9Gs indefinidamente (limitado pelo piloto). Depois do tremendo desempenho apresentado pelo YF-16, todos os projeto seguintes foram influenciados por… Read more »
Parabéns ao Viper, um dos melhores projetos de caça de todos os tempos.
Um design simples, elegante e funcional. Um sucesso de vendas, e de operação.
[]’s
M@K, Clésio Luiz e Nick,
compartilho com vocês e acrescento:
Imbatível ao que se propõe.
É uma pena, em tudo para o Brasil seria o número certo.
Principalmente no FX 1 e dada continuidade em número de células e suas evoluções.
Estaríamos muito bem servidos.
Creio que teríamos que adequar as pistas, tomada de ar ?
Lindo… e sua beleza está na simplicidade e suavidade de suas formas harmoniosas. Só nunca entendi como e porque a General Dynamics “abriu mão” ou “perdeu” esse best-seller para a LM?
Alguém sabe a história?
Sds.
Oganza
Se não me engano, toda a GD foi vendida pra LM, ou pelo menos a parte de defesa.
Carlos Alberto, esqueça isso de FOD e tomada de ar do F-16. Estes caças operam do deserto ao gelo polar sem restrições. Essa é mais uma lenda da internet antiamericana, como aquela dos mísseis chilenos…
Belo avião mas essa de vir sem misseis não serviria pro Brasil,o Brasil teve que manter os F5 por muito mais tempo agora temos o gripen vamos ter uma invejavel força de novo com maquinas e pilotos bons.Sonhar que o que não tivemos não é uma boa o futuro nos espera