Argentina negocia 18 caças Kfir Block 60 com a IAI

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Kfir C12 Block 60 com radar AESA

Informação ainda não é oficial, mas é o que a mídia internacional anda divulgando

 

Kfir C12 a

vinheta-especialSegundo informações divulgadas em mídias internacionais (ver relação abaixo) a Argentina realmente abriu negociações com a empresa israelense IAI (Israel Aerospace Industries) para a compra de caças Kfir modernizados. Os números divulgados falam em 18 exemplares (ou dois a mais do que a eventual proposta espanhola para caças Mirage F1 usados).

A IAI estaria, no momento, negociando com o Ministério da Defesa argentino. Na verdade algumas informações dão conta de que o negócio já vinha sendo tratado informalmente entre as partes desde setembro do ano passado. Naquela época a empresa divulgou informações de que estaria tratando do assunto com dois países, mas não citou-os.  Além da Argentina, possivelmente a Bulgária ou a Eslováquia também teria solicitado informações sobre a aeronave.

Segundo a IAI, o início das entregas das aeronaves poderia ocorrer um ano depois da assinatura do acordo. Embora as células tenham perto de 40 anos, a IAI oferece o Kfir na versão denominada Block 60 com  aviônicos de última geração (incluindo radar EL/M-2032 com antena de varredura eletrônica AESA), sonda de reabastecimento em voo, possibilidade de integrar casulos de reconhecimento e designação de alvos, capacidade de lançamento de armas inteligentes, incluindo bombas guiadas por sinal de satélite. A IAI também entregaria o motor (GE J79) totalmente revisado.

kfir block 60

Há indicações de que o Governo Britânico acompanha esta negociação de perto e estaria disposto a fazer o possível para que o acordo não ocorra. Uma das possibilidades seria convencer o governo dos EUA, um aliado de longa data, a não permitir a exportação dos motores J79 (produzidos pela General Electric), que equipam a aeronave. Deve-se destacar que nem mesmo os caças Typhoon baseados no aeródromo de Mount Pleasant (Ilhas Malvinas) contam com um radar de varredura eletrônica.

A definição do programa F-X2, com a escolha do caça sueco Gripen pelo Brasil também pode estar motivando a Argentina a reequipar sua aviação de caça, cuja baixa dos últimos Mirage IIIEA deve ocorrer ao longo deste ano. No cone Sul, a Argentina é o único país relevante que ainda não definiu o seu futuro caça. O vizinho Chile renovou recentemente sua aviação de caça, equipando-se com uma mistura de F-16 novos de fábrica e usados provenientes da Holanda.

Com informações do Flight Global e defensa.com

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