Mídia da Suíça, país que também selecionou o Gripen, repercute decisão do F-X2 brasileiro

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Gripen para a Suíça - ilustração via Saab

Jornais suíços estão repercutindo a notícia sobre a escolha do do Governo Brasileiro pelo Gripen NG para o programa F-X2 da Força Aérea Brasileira, que visa a compra de 36 cacas. E não é à toa: o Governo Suíço escolheu no final de 2011 a nova geração do Gripen para uma encomenda de 22 unidades, processo que após as negociações governo a governo com a Suécia passou por uma tumultuada fase de aprovação parlamentar e aguarda um referendo popular.

Segundo o jornal Berner Zeitung, de língua alemã, a Suíça vinha há muito se sentindo como o principal parceiro da Suécia no Gripen. Agora, o Brasil também fez sua seleção pela nova geração do caça sueco, com anúncio oficial na quarta-feira, 18 de dezembro. A reportagem mostra surpresa com o fato dos concorrentes Boeing Super Hornet (dos EUA) e Dassault Rafale (da França) terem sido preteridos, informando que, na opinião de especialistas, a oferta da Boeing não foi bem-sucedida devido ao episódio da agência de segurança americana NSA  ter espionado a presidente brasileira Dilma Rousseff.

Quanto à derrota do Rafale, jornais de língua francesa como o Le Matin (repercutindo notícia da AFP) também revelaram surpresa, pois a oferta do caça francês era considerada a de melhor transferência de tecnologia, item importante da concorrência brasileira. Porém, fazem referência a uma fonte próxima à Dassault que informou que a oferta do jato francês “era a mais cara dos três”.

Gripen NG nas cores da Suíça - fotomontagem Saab

Voltando à mídia em língua alemã, o Berner Zeitung fez uma breve análise do impacto da escolha brasileira, opinando que esta deixa o fabricante sueco Saab, pequeno quando comparado aos gigantes internacionais, numa posição mais confortável. A nova geração do Gripen até o momento só tinha gerado acordos de aquisição da Suécia e da Suíça, sendo que nesta última a compra de 22 aeronaves precisará passar por um referendo popular para ser aprovada. O referendo provavelmente ocorrerá em 18 de maio do ano que vem (2014).

FONTES: Berner Zeitung e Le Matin (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em alemão e francês)

IMAGENS: Saab

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