Dilma: governo anunciará decisão de compra de caças para FAB nesta 4a

27

Charge - mais uma primavera para o F-X2 - 1800x1000 - Nunão - Forças de Defesa

ClippingNEWS-PAA presidente Dilma Rousseff afirmou que instruiu o ministro da Defesa, Celso Amorim, a anunciar nesta quarta-feira a decisão sobre a compra de caças para a Força Aérea Brasileira.

A presidente afirmou ainda, em almoço de confraternização das Forças Armadas, que o Brasil está mais preparado hoje para enfrentar turbulências econômicas do que estava no passado.

FONTE: Reuters (Texto Maria Pia Palermo; Edição de Eduardo Simões)

COLABORARAM: Grifo e Yluss

Atualização (15h) com informações do Blog do Planalto:

Governo anunciará decisão sobre licitação para compra de caças para Força Aérea Brasileira

Durante a cerimônia de cumprimentos de fim de ano das Forças Armadas, nesta quarta-feira (18), a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o governo tomou a decisão sobre a licitação do Projeto FX, para compra de caças para a Força Aérea Brasileira. O ministro Celso Amorim concederá entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 17h, no Ministério da Defesa, para anunciar o resultado da concorrência.

“Gostaria de dar aqui uma informação, digamos assim, inaugural. É informar que instruí o ministro Celso Amorim para anunciar a decisão quanto a compra do FX e a parceria que iremos fazer para o FX 2”, disse.

O projeto FX prevê a aquisição de 36 caças para a Força Aérea Brasileira e transferência de tecnologia para o Brasil. Participam da concorrência os caças Rafale, da francesa Dassault; o Super Hornet F-18, da norte-americana Boeing, e o Gripen, da sueca Saab.

“Somos de fato um país pacifico, mas não vamos ser indefesos. E aí a importância de todo esse processo de industrialização de defesa. Temos muito a avançar, é importante que se tenha consciência que um país com as dimensões do Brasil deve estar sempre pronto a proteger cidadãos, patrimônio e soberania (…) Devemos estar preparados para enfrentar qualquer ameaça, defender nosso patrimônio em regiões que já recebem nossa atenção, como é o caso da Amazônia, e em regiões cujo valor estratégico aumentou de forma exponencial, como o caso do pré-sal, nossa Amazônia azul”, disse.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
martins

Aposto no francês.

A minha dúvida é a seguinte? Qual será o caça tampão até a chegada dos novos aviões.

martins

Aposto no francês.

A minha dúvida é a seguinte? Qual será o caça tampão até a chegada dos novos aviões.

Yluss

Interessante o estado emocional que eu fiquei ao ler a manchete na Bloomberg. Como um assunto como esse pode tomar tanto espaço na mente de um patriota? Devem ser os dez anos de ladainha que vimos, as centenas de notícias que iam e vinham e nos jogaram para um lado e para outros tantos. Já não me importo mais qual será, o que importa é que ainda resta alguma seriedade em nosso governo e há esperança de que venhamos a recuperar o terreno perdido. Sds à todos aficionados como eu e parabéns aos editores que tanto sustentaram essa esperança e… Read more »

Felipe Augusto Batista

Pois é demora, demora mais chega, eu ainda acredito até que um dia vou ver um navio aeródromo novo na MB, não estou mentindo, eu sou paciente (e diferente de alguns colegas tenho menos de 30 anos de idade então ainda posso esperar um bom tempo hehehe)

Augusto
joao.filho

Hip Hip Hoooorrraaaayyyy!!!! Sera hoje entao??? Virei adolescente de novo!!!! rsrsrs

joao.filho

Boeing shares were down 1.4 percent at 2:30 p.m. Sao Paulo time. Saab rose 2.2 percent and Dassault dropped 0.3 percent.

Sera o Grippen???

Marcos

Mas por que a mulher já anunciou ela mesmo?

Gilberto Rezende

Não precisa ser vidente e nem acessar o site da Isto é para reconhecer que o Gripen E/F levou o FX-2 brasileiro. Se o anuncio é hoje estou com cara de BANANA SUÍÇA. Ao final melancólico merecido o FX-2 tupiniquim tornou-se como o certame FX suíço. Uma licitação de menor preço. A Embraer não terá qualquer dificuldade de absorver a tecnologia de integração militar da SAAB bem similar a sua própria expertise na aviação civil. Veremos adiante como vai se comportar o sistema americano quando tivermos que importar as partes não suecas dos gripens brasileiros. Terão a mesma qualidade e… Read more »

Iväny Junior

Até que enfim um pouco de bom senso! Que venha o delta-canard mais barato e o segundo melhor.

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasil-vai-escolher-cacas-suecos-,1110114,0.htm

HMS TIRELESS

Ao final, venceu a proposta que pode dar ao Brasil a tão sonhada autossuficiência no projeto e construção de caças. Adoraria ver a cara dos Trollzinhos que foram expulsos daqui e que era contumazes esculachadores do Gripen

Iväny Junior

Caros Se o Gripen utiliza motor americano, ele também é bom negócio para os americanos. Eles não iriam fornecer uma planta de motor estratégico (que por sinal, é o mesmo do f-18) se não tivessem interesse no desenvolvimento do avião. O caça sueco também era o único Mach 2, opera sistemas de ponta e é capaz de fazer frente a Typhoon e Rafale na arena ar-ar. É bom lembrar que a NG virá com motor mais leve e mais potente. A assinatura posterior da índia (encorajada pela decisão brasileira), pode impulsionar a adesão ao programa Sea Gripen em triangulação com… Read more »

Antonio M

Não chamaria de decisão sensata pois, seria se anunciada a mais tempo atrás já que era uma escolha da FAB. E acabou saindo o que seria lógico. A FAB escolheu, assim passa a ser responsável pela escolha; o governo viabiliza o negócio e pronto. E Dilma tenta agradar “gregos e troianos” pois ao escolher um caça sueco pode afirmar que não quis escolher o americano por causa do escândalo de espionagem enchendo de orgulho seu governo bolivariano e a militância leiga. Mas sabemos sobre os componentes, principalmente o motor que é o mesmo do F18, e que podem embargar se… Read more »

Hamadjr

Parabéns ao governo que por ter definivamente resolvido bater o martelo para a compra do caça por ter tido não sei se um lapso de bom senso ter escolhido o Gripen.
Só não consigo entender a paixão do Giba pelo Rafale, as mesma (des)considerações que vc faz por esta escolha também poder ser feita com critério técnicos por não decidir pelo seu preferido.
O Brasil e FAB ganha com esta escolha sem dúvida nenhuma.

Antonio M

Não sei se todas reportagens estão muito ruins, mas não resisti a umas pérolas:

8/12/2013 – 18h05
Análise: Proposta mais barata foi escolhida pela FAB

“…O avião sueco também é mais barato de operar, por ser monomotor –contra os modelos com duas turbinas concorrentes, preferidos de forma geral por pilotos, pela lógica de que se um motor pifar, o outro segue operando. A hora-voo dele é estimada por especialistas em US$ 4.000 em uma configuração de patrulha. …” concorrência. …”

Configuração de patrulha?

Preferiam monomotores?

Parabéns ao Poder Aéreo pela qualidade que sempre visa manter e melhorar.

bitt

Bem,, venceu a opção mais sensata. Agora, resta saber se virá com o Raven e qual a suite de armamentos. Minha simpatia era pelo Rafale – tecnologicamente, seria a melhor opção, por diversos motivos que, dado o excesso de passionalidade que por vzs se manifesta aqui, não chegaram a ser bem debatidos. Mas reconheço que a cintura dos franceses foi muito dura e é possível que no longo prazo, a escolha não fosse a melhor. E é um alívio pensar na perspectiva de ver o país novamente ter força aérea, embora ainda haja um caminho longo até que todos voltemos… Read more »

Antonio M

ops! Corrigindo? ” …Preferiam bimotores?”

Rinaldo Nery

Parabéns à FAB e ao Brasil (porque que não?) pela escolha do GRIPEN. Além de ser um excelente avião de combate, possui o menor custo de ciclo de vida. Além disso, é o que mais insere a EMBRAER no processo de fabricação. Acho que agora já posso falar, era o primeiro no relatório da COPAC, e também o escolhido pelo Alto Comando, desde 2009. Fico feliz, também, pelo meu amigo Bengt Janer, representante da SAAB no Brasil. Como comandante do Guardião tive a oportunidade de visitar a SAAB, em 2008, em Gothenburg, participando de uma reunião de operadores do radar… Read more »

Antonio M

“…Rafale – tecnologicamente, seria a melhor opção, por diversos motivos que, dado o excesso de passionalidade que por vzs se manifesta aqui, não chegaram a ser bem debatidos …”

A única coisa tecnologicamente falando que está no Rafale e não cabe no Grippen, são 2 motores.

Tecnologicamente melhor é a 5a geração.

abçs.

Baschera

Iiiiccchhh !

Eztessss espumantessss pegamm…. icchh…

Salute Gripen…. Salute COPAC…. Salute FAB !

A La Chasse !

Sds.

Soldat

GRIPEN……..

GRIPEN….

GRIPEN…..

É o melhor……….viva…viva….viva……

bitt

‘Tecnologicamente melhor é a 5a geração.” Bem, agora a discussão tornou-se meramente teórica, visto que virá o Grifo. Mas discordo – do pt de vista tecnológico, a comparação entre geração 4,5 e 5 é complicada, pq estes incorporam diversos pontos que vc tamb encontrará naqueles. E até agora ninguém provou na bucha (ou seja, em combate entre adversários equivalentes) que a 5 seja de fato superior à 4,5. Os dois propulsores constituem um diferencial de filosofia de sistemas, mas interessante é a comparação propulsor a propulsor. Qual é o superior? O M88-E4 tem aspectos ainda altamente discutíveis em relação ao… Read more »

Mayuan

Tem muita bobagem que o pessoal fala aqui viu? É por conta delas que muita gente boa acaba desistindo de comentar qualquer coisa e se afasta. Bom, fazer o que? Democracia é isso né? Fico pensando em por qual motivo o governo americano deixaria de fornecer peças para os Gripens usados aqui ou porquê deixaria de comprar produtos montados aqui. Coloquem uma coisa em suas cabeças. Americanos são pragmáticos, principalmente se isso envolver grandes somas de dinheiro. Ponto. Não tem governinhos emocionais que fazem as coisas só por birras ou raivinhas. Não dão ponto sem nó. É claro que já… Read more »

Nick

Parabéns Dilmona,

Demorou, afinal essa decisão deveria ter saído no começo do seu mandato, mas finalmente tomou uma decisão. E mais importante, respeitou a decisão Técnica.

No mais, fantástico, fantástico!! 🙂

[]’s

Carlos Alberto Soares

Felizmente o lobby pelo RAFALE perdeu e olha que só tinha peso super pesado na quadrilha.

Parabéns a FAB, aos Suecos, seus sistemistas e parceiros.
Irrepreensíveis na seriedade.

Meus cumprimentos a Boeing que certamente manterá ótimas relações conosco.