Visita de Hollande coloca F-X2 na pauta
Renovação da frota de caças da FAB deve ser incluída na pauta de assuntos entre Dilma e Hollande na próxima semana em Brasília
–
Adormecido no Palácio do Planalto, o programa F-X2, para a renovação da frota de caças da FAB (Força Aérea Brasileira), deve voltar à agenda da presidente Dilma Rousseff (PT) esta semana, durante a visita do presidente da França, François Hollande.
O mandatário francês chega ao Brasil na próxima quinta-feira. Na comitiva, altos executivos da Dassault, que lidera o consórcio Rafale, o caça que os franceses querem vender para a FAB.
O Rafale, que chegou a ser anunciado pelo ex-presidente Lula como o vencedor da concorrência para a compra das aeronaves, disputa com o F-18 Hornet, da norte-americana Boeing, e com o sueco Gripen NG, da Saab.
No entanto, a presidente Dilma chamou para ela a decisão sobre o desfecho do programa, mas não estipulou data para isso.
O F-X2 pode representar um contrato de cerca de R$ 10 bilhões para o fornecimento de 36 caças de última geração, além de fornecimento de componentes, treinamento e manutenção de pessoal. Uma das exigências do governo é a transferência de tecnologia dos caças para a indústria nacional, no caso, a Embraer foi indicada como receptora dos conhecimentos.
As três concorrentes inclusive divulgaram interesse em participar do programa do KC-390, cargueiro militar da FAB em desenvolvimento pela Embraer, além de parcerias com fornecedoras nacionais da cadeia aeronáutica.
Este mês, a FAB aposenta a sua frota de Mirages. Restaram os caças F-5 como os mais “modernos” da Força.
Caça
A visita do presidente da França, François Hollande, ao Brasil, deve trazer à tona novamente o programa F-X2
Chegada
Hollande chega ao país na próxima quinta-feira para visita de dois dias
Programa
O F-X2, programa para a renovação da frota de caças da Força Aérea Brasileira está sob a responsabilidade direta da presidente Dilma Rousseff Visita de Hollande coloca F-X2 na pauta.
FONTE: O Vale, via Notimp
VEJA TAMBÉM:
- Ampliando relações: Hollande vem ao Brasil tentar negociar o Rafale
- Pesquisador francês diz que França já ‘desrafalizou’ relações com o Brasil
- França muda discurso para emplacar Rafale
- Dilma recebe Sarkozy, mas Planalto nega negociação de caças
- Presidente francês esperançoso em relação à venda do Rafale…
- F-X2: Rafale é o favorito na reta final, segundo jornal francês
- F-X2: Rafale no Brasil é frustração de Sarkozy, diz outro jornal francês
- François Hollande tentará emplacar o Rafale nos Emirados Árabes
- Dilma e Hollande discutem crise econômica internacional e caças
- Hollande fala em ‘cooperação’ com Brasil na Defesa
- F-X2 pode ser assunto do encontro entre Dilma e Hollande
- Novela do F-X2: visita de Hollande será o último capítulo?
- F-X2: nova desculpa é aguardar visita de Hollande à Rio+20
- Para definir F-X2 neste ano, Dilma quer que Hollande dê desconto no Rafale
- François Hollande é o novo presidente da França
- Governo francês quer comprar apenas 26 caças Rafale nos próximos 6 anos
- Presidente francês conversa sobre o Rafale com autoridades do Qatar
- Temer: Brasil segue ‘refletindo’ sobre compra de caças Rafale
- Dilma diz na França que decisão do FX-2 está suspensa
- Rafale já não é mais prioridade nas discussões entre França e Brasil
Ele vai vim à toa, se quiser resolver a venda dos Rafales para o Brasil, pois a tia não decidir nada, pois o governo tem mais coisas a decidir do que a compra dos caças……
“o governo tem mais coisas a decidir “ O governo sempre terá mais coisas a decidir do que qualquer determinada coisa. Falta é um mínimo de noção, sem devaneios sobre impactos eleitoreiros, sobre as reais consequências, vulnerabilidades e prejuízos crescentes, atuais e futuros, decorrentes da eterna demora em decidir aquilo que já soma quase quatro anos da mais pura enrolação, desde pelo menos o início de 2010. A cada mês e ano que passam, as desculpas para adiar uma decisão do F-X2 se tornam mais ridículas, transformando o programa num monstro assustador. Com isso, cada detalhe ou fator menos importante… Read more »
Já foi dito aqui:
Se comprar o Rafale, será a “Rainha dos hangares”
e ponto.
Pensem na RT dos PTralhas, pode ser que
se concretize mais essa lambança ….
Já foi dito aqui:
Se comprar o Rafale, será a “Rainha dos hangares”
e ponto.
Pensem na RT dos PTralhas, pode ser que
se concretize mais essa lambança ….
Esse cara é um chato, pq não fica lá na França???
Vai amolar a Angela!!! É logo alí do lado.
A Angela acabou de comprar mais um Typhoon novinho, dia desses, veio até com pintura especial.
Não está precisando da amolação do caixeirrô viajantê.
Zzzz…
Éhhhh …. Tomara que neve na França 10 dias sem parar ….
Se o Hollande quiser comprar uns A-29 (Super Tucano) para usar na África, já que tem dívida moral com as suas ex-colônias e precisa viver intervindo para diminiuir massacres, e ainda comprometer-se com uns C-390 (também da EMBRAER), por que não os Rafales. Bolamos uma forma de treinarmos intensivamente no computador (ou simulador) e umas sortidas reais muito rápidas só para o piloto sentir as diferenças. De vez em quando, conforme programação, exercícios tipo Cruzex. Pronto. Na iminência de ameaça real, intensificar-se-ia os exercícios de guerra conforme a configuração da ameaça. Prezado Carlos Alberto Soares O que significa RT ?… Read more »
…por que não os Rafales?
Caros Como já conversamos em outros posts, Hollande vai trazer uma carta com todas as importações e exportações entre brasil e frança, para negociar a compra dos rafales. Vai pressionar, ameaçar subir tarifas de bens-de-consumo que vão para lá (hélices de geradores eólicos, por exemplo) e vai apertar para que os bens que vêm de lá tenham alguma restrição de saída. Dona dilma, por sua vez, vai dizer que as coisas tão fechadas com ele, e, vai pedir uns caças de prateleira pra tapar o buraco da defesa aérea, uma vez que ela só precisará de um prazo de 6… Read more »