the last QF-4 - PHOTO USAF

O 82º Esquadrão de Alvos Aéreos (82 ATRS) recebeu o último dos “novos” aviões QF-4 para alvos aéreos no último dia 19 de novembro.

O QF-4 68-0599 passou mais de 20 anos no cemitério de aeronaves da Força Aérea na Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona, antes de ser trazido de volta à vida para uma última missão.

O supersônico QF-4 fornece um alvo em grande escala para avaliação realista ar-ar do sistema de armas, desenvolvimento e testes. O 82 ATRS acabará por lançar o QF- 4 em um voo não tripulado, onde ele vai agir como um alvo para um outro jato. Essa última missão irá fornecer dados vitais para as forças americanas e aliadas.

Desde que o QF-4 substituiu o QF-106 em 1998, mais de 300 desses aviões ociosos encontraram um novo propósito para continuar a servir ao Departamento de Defesa.

Os Phantom começaram a retornar ao trabalho após o 309º Grupo Aeroespacial Manutenção e Regeneração reinstalou as peças para as aeronaves, tornando-as novamente operacionais, de acordo com um artigo de abril de 2013 do site da Base de Davis-Monthan.

O passo seguinte envolveu a empresa BAE Systems que converteu o F-4 para QF-4, que seria pilotado remotamente por pilotos altamente treinados com uma média de 4.000 horas de voo.

Jeff Percy, o diretor da BAE Systems de operações de voo, informou que já entregou cerca de 50 QF-4 nos últimos quatro anos.

“É um grande avião voando”, disse Percy, depois de voar a aeronave para a base. “Foi um trabalho de equipe, e eu estava feliz por entregar o último Phantom de Tyndall.”

Ao todo, cerca de 250 dos Phantom foram destruídos sucessivamente sobre o Golfo do México e em áreas próximas da Base Aérea de Holloman. Há apenas cerca de 60 QF-4 restantes no programa, tanto em Tyndall como em Holloman.

A disponibilidade limitada de F-4 e o avanço permanente das aeronaves de caça como o F-22 Raptor estão forçando uma mudança para a quarta geração de QF-16, um F-16 Fighting Falcon convertido, que deverá estar pronto para ser utilizado em 2014.

“É um fim mais adequado para o F-4 ao invés de ficar enferrujando no desrto”, disse Vincent Farrell, um piloto instrutor do 82 ATRS e controlador que voou o F-4 durante a sua carreira ativa.

FONTE: USAF (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

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