T-Xc - três vistas e painel - imagem Novaer

T-Xc - três vistas e painel - imagem Novaer

Novaer informa status da fabricação do protótipo do T-Xc, monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar

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A Novaer informou na sexta-feira, 29 de novembro, que estão prontas todas as peças primárias do protótipo do T-Xc, bem como muitos dos seus conjuntos estruturais. Dentre as peças e conjuntos prontos estão todas as superfícies de comando, cone de cauda e partes estruturais primárias da fuselagem do primeiro protótipo de sua aeronave, o monomotor de transporte civil e treinador acrobático militar, T-Xc.

A fabricação deste seu primeiro protótipo encontra-se em plena fase de montagem, na qual são feitas a colagem dos conjuntos e integração dos sistemas. As atividades em andamento no momento são a colagem das nervuras nas asas (a longarina principal está colada), instalação dos sistemas e das superfícies de comando nas asas e nas empenagens.

T-Xc - peças para protótipo - foto 2 Novaer

As próximas etapas serão a colagem das cavernas, instalação dos sistemas na fuselagem, ensaio de carga limite nas asas, ligação da fuselagem central com o cone de cauda e ligação asa-fuselagem. Ao final do processo, serão então instalados os equipamentos (motor, sistemas elétricos, aviônicos e instrumentos, comandos de vôo) em preparação para os testes de solo e voo.

T-XC - peças para protótipo - foto Novaer

T-Xc - peças para protótipo - foto 3 Novaer

As fases do programa T-Xc, segundo informações da Novaer

 

Fase de prototipagem

Compreende as atividades de concepção, projeto, engenharia, desenvolvimento e fabricação do protótipo do T-Xc, a partir do avião “prova de conceito” K-51, conforme o contrato de subvenção firmado com a FINEP. Esta fase teve início em junho de 2010 e conclusão prevista para 2013. As atividades previstas nesta etapa estão sendo custeadas com os recursos de subvenção da FINEP e investimentos da empresa. Atualmente, a NOVAER encontra-se na etapa de construção dos ferramentais a serem utilizados na fabricação das estruturas em fibra de carbono, e fabricação de partes do protótipo T-Xc.

Fase de certificação

Compreende as atividades de análises de engenharia, testes e ensaios em laboratórios e em voo, para a certificação de cada versão da aeronave, a ser requerida junto à FAB para a versão treinador designada T-Xc e junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC para a versão transporte designada U-Xc.

U-Xc - três vistas e painel - imagem Novaer

Fase de fabricação

Compreende a etapa de construção das instalações industriais da NOVAER, incluindo edifícios, escritórios, ferramentais, estrutura de suporte e pós-venda, bem como um Centro de Tecnologia de Compostos (o “CTC”). Com dois objetivos gerais: (a) permitir à NOVAER deter um parque fabril moderno e compatível com o planejamento estratégico de seus negócios; e (b) manter um núcleo industrial que, além dos impactos decorrentes do negócio, possa oferecer a empresas e entidades de PD&I, públicas e privadas, uma estrutura moderna de pesquisa em materiais compostos e produtos aeroespaciais.

T-Xc - dimensões - ilustração Novaer

Especifiações T-Xc e U-Xc - tabela Novaer

FONTE / TABELA /  IMAGENS: Novaer (clique no link para saber mais sobre o T-Xc e o U-Xc)

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