Belas fotos dos helicópteros EC725 Caracal franceses na Córsega
As belas imagens desta matéria são da participação de dois helicópteros Caracal (EC725) da Força Aérea Francesa no exercício “Salamandre”, realizado entre 4 e 8 de novembro na Córsega.
Para o exercício, focado em recuperação de pessoal (principalmente pilotos que se ejetem sobre território inimigo), duas aeronaves Caracal do Esquadrão de Helicópteros (EH) 1/67 “Pyrénées” deslocaram-se da Base Aérea 120 de Cazaux, na França, para a Base Aérea 126 de Ventiseri-Solenzara, na ilha da Córsega, no Mediterrâneo (pertencente aos franceses).
Os helicópteros decolavam para os exercícios, que aproveitavam a variada topografia da Córsega, considerada ideal para treinamentos de busca, salvamento e resgate de pessoal por apresentar desde montanhas até praias, transportando comandos do CPA 30 (comando paraquedista do ar nº 30).
Nota da Força Aérea Francesa sobre o exercício afirmou que a França ocupa um lugar preponderante no domínio de recuperação de pessoal (Personnel Recovery), reconhecido unanimemente devido a operações sucessivas no Afeganistão, Líbia e Mali.
Outro destaque da nota francesa é o grande raio de ação do Caracal EC725, operacional desde 2006 e dotado de uma sonda para reabastecimento em voo, além de sistema de blindagem e de autoproteção, incluindo dispositivos para detecção de mísseis, e capacidade de intervenção noturna e a qualquer tempo.
FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)
VEJA TAMBÉM:
- Helicóptero Caracal em missão durante inundações no Sul da França
- Esquadrão francês de EC725 ‘Caracal’ deixa o Afeganistão após sete anos
- Certificados de aeronavegabilidade do Armée de l’air: a vez do Caracal
- EC 725 Caracal em ação no Afeganistão
- Vídeos do EC 725 Caracal no Afeganistão
- Caracal em ação na Líbia
- Mais cinco EC725 para a França
- Helibras inaugura fábrica do EC725 – veja como foi o evento
- Esquadrão Falcão completa 41 anos de apoio à população na Amazônia
- Esquadrão Falcão realiza simulações de resgate com H-36 Caracal
- Fluxo de produção dos EC725 na Helibras e outros detalhes da fábrica
- H-36 Caracal completa mil horas de voo no Esquadrão Falcão
- Eurocopter promove o EC725 na Polônia
- Problema do eixo do EC225: Eurocopter divulga vídeos com ações preventivas, de precaução e com a solução definitiva
Belas imagens! Então a sonda de reabastecimento de fato equipa os EC-725 das forças armadas francesas, ao contrário do que se cogitou aqui anteriormente, de que poderia ser vista somente nos modelos de demonstração da Eurocopter.
Parece que os do Pelicano também terão.
Nas fotos, somente uma das aeronaves está equipada c/ a sonda de REVO.
Pois é, é um mistério esta “operação” do Caracal Francês, a distância entre a costa e a ilha da Corsega é de aproximadamente 100MN, pouco menos de uma hora de vôo, ou seja, dentro das limitações impostas no regime de vôo desta aeronave que é de duas horas para cada inspeção da MGB
Grande abraço.