Pela primeira vez, Brasil e Colômbia juntos em voos de reabastecimento.
Eram 9h45 da manhã deste sábado (02/11) quando quatro caças da Força Aérea Brasileira (F-2000 e F-5) receberam combustível em pleno voo de um avião-tanque KC-767 da Colômbia. Foi a primeira vez em que os dois países realizaram este tipo de voo juntos. No mesmo dia, às 14 horas, foi a vez de um avião-tanque KC-130 brasileiro reabastecer quatro jatos A-37 Dragonfly colombianos.
Os reabastecimentos aconteceram a aproximadamente 5 mil metros de altitude em uma região entre os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte. Ambas as missões fazem parte dos preparativos para a CRUZEX Flight 2013, que começa nesta segunda-feira (4/11).
De acordo com o Major Cláudio Faria, da Força Aérea Brasileira, o objetivo era acertar os detalhes deste tipo de operação, que deve acontecer intensamente nas próximas duas semanas. Apesar de nunca terem realizado algo assim antes, as duas forças aéreas utilizam a padronização de procedimentos elaborada pela OTAN, o que trouxe o resultado positivo. “Foi um sucesso. Tanto eles quanto nós percebemos que estamos preparados”, disse.
Já o Coronel David Barreto, da Força Aérea Colombiana, ressaltou o profissionalismo dos militares envolvidos. “O sentimento que desperta o compromisso desses pilotos é a satisfação do dever cumprido nessa missão de preparação”, afirmou.
FONTE: Tenente Leal – Força Aérea Colombiana, via PRESS CRUZEX
NOTA DO EDITOR: seria essa imagem um visão do futuro caso o KC-X2 avance? Devemos no lembrar que os nossos KC-137 foram aposentados formando um abismo na Logística não só Força Aérea Brasileira, como do Exército e da Marinha aos quais a FAB presta apoio.
Brasil só reabastece de C-130, por que os B-707, óh!
Olha só como são as coisa na FAB: no início do ano tínhamos apenas 2 KC-137 e 2 KC-130 como aviões reabastecedores e hoje temos apenas 2 KC-130 para a mesma função. Estamos organizando a CRUZEX e não temos aviões reabastecedores!!!! Nem o programa KC-X conseguimos resolver!!!!!! A coisa tá brava……
eu discordo, a FAB esta no caminho logico, primeiro se foi o Mirage 2000, logo depois o KC-137, partimos agora para a lenta mas inexorável queda no numero de F-5M que quando concluída se complementara pela baixa do A-1M, assim concluindo com a extinção da aviação de combate com jatos da FAB.
O que está em curso é o lento e gradual desmantelamento das FFAA, desde equipamentos até pessoal. E dai alguém vaio citar: pô, nóis tem o subimarino nuclear! Tem não, é só mais dinheiro jogado fora!
O Jupiter pelos colombianos.
O link é para o sítio da FAC – Fuerza Aérea Colombiana:
https://www.fac.mil.co/?idcategoria=59481
Sds.
E vem por aí mais uma tesourada….. é…. vai sobrar pouco…. menos para o GTE Emirates claro…..
Sds.
Respondendo a pergunta do Editor….
Não. O GF não gostou da proposta do KC-767…. mandou para o limbo a proposta do Tio David.
Eles preferem a proposta da EADS…. tem mais “vantagens”…..
Sds.