Força Aérea Suíça perde jato F/A-18 D em acidente
A Força Aérea Suíça informou a queda de um jato F/A-18 D (modelo biposto) na região de Lopper, próximo a Alpnachtd, no Cantão de Obvaldo. A aeronave havia decolado de Meirigen.
Não há notícias ainda sobre a causa do acidente nem sobre a situação dos dois pilotos que tripulavam a aeronave, e estava prevista para as 17h (horário local) uma coletiva de imprensa no aeródromo de Alpnach.
ATUALIZAÇÃO: 14h50
O jornal suíço Tribune de Genève (clique aqui para acessar original em francês) trouxe algumas informações da coletiva de imprensa citada acima. Segundo o jornal, militares suíços afirmaram que as imagens do local (mostrando que a aeronave colidiu com uma montanha) sugerem que o acidente tenha custado a vida dos dois pilotos. Aldo Schellenberg, comandante da Força Aérea Suíça, disse que não há muita confiança (de que tenham sobrevivido) e que se trata de “um dia negro para as Forças Armadas e a Força Aérea”.
Não está claro ainda se os tripulantes acionaram seus assentos ejetáveis. Duas aeronaves participavam da missão de treinamento, e as condições meteorológicas permitiam a realização do exercício. O piloto do segundo F/A-18 que participava do exercício realizou uma manobra de emergência no local, com uma curva de 180º e ascensão, uma ação normalmente aplicável em caso de mau tempo.
Segundo Markus Gygax, ex-comandante da Força Aérea Suíça, trata-se do segundo acidente de um F/A-18 suíço. Dois pilotos morreram em acidente de abril de 1998, e as investigações apontaram a perda de orientação espacial do piloto, em meio a manobras agressivas e sem supervisão dos instrumentos de voo, como causa.
ATUALIZAÇÃO: 24/10 – 15h30
Segundo informes publicados nesta quinta-feira pelo Departamento de Defesa da Suíça, foram encontrados os corpos dos dois tripulantes e a “caixa preta” da aeronave.
Com a análise dos dados gravados sobre a missão e dos destroços encontrados no local do acidente, espera-se realizar a investigação sobre suas causas, cujos resultados foram prometidos para o público logo que os investigadores terminarem seu trabalho.
FONTES e FOTOS: Força Aérea Suíça e Tribune de Genève (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em italiano e francês)