JPO suspende trabalhos no capacete alternativo do F-35

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Na semana passada o Escritório Conjunto do Programa JSF (Joint Program Office – JPO) havia anunciado a suspensão do desenvolvimento paralelo de um capacete para o caça F-35, como alternativa ao capacete original, em desenvolvimento pela VSI (Vision Systems International), uma associação das empresas Rockwell Collins e Elbit Systems.

O motivo da suspensão do programa, segundo o JPO, seria a economia de US$ 45 milhões no desenvolvimento do capacete alternativo. Por outro lado, a Lockheed Martin, contratante principal do programa, informou que “o governo [dos Estados Unidos] está confiante na performance do capacete [original] e na resolução dos problemas anteriormente identificados”.

Com base nas experiências de desenvolvimento do capacete HDMS panorâmico para o caça Eurofighter Typhoon, a BAE Systems foi contratada em setembro de 2011 para desenvolver uma alternativa ao capacete da VSI em função de problemas técnicos que o programa enfrentava na época.

Segundo nota da BAE, cujos trechos principais foram divulgados pelo site Flightglobal, a empresa está “desapontada com a decisão tomada pela Lockheed Martin” e que “está preparada para retomar o programa a qualquer momento, caso a gerência do programa mude de ideia”.

Muitos foram pegos de surpresa com esta decisão, uma vez que o gerente do programa JSF, brigadeiro Christopher Bogdan, havia afirmado no mês passado que os trabalhos nos dois capacetes seriam concluídos antes de uma decisão final (para mais detalhes sobre este assunto, aguarde a Parte III do artigo “Ele vai voar?”, que será publicada no Domingo, dia 20 de outubro).

Com informações dos sites Flightglobal e Military & Aerospace

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