Governo prevê R$ 1,2 bi para projetos de Embraer e Avibras
Ministério da Defesa vai investir R$ 959 milhões no cargueiro KC-390; Sistemas Astros 2020 e Sisfron são outras metas
Chico Pereira
São José dos Campos
O governo federal incluiu na previsão orçamentária de 2014 uma verba de R$ 1,2 bilhão para três importantes projetos militares que têm a participação de empresas da região.
O Ministério da Defesa informou ontem que está previsto o aporte de R$ 959 milhões para o programa do KC-390, desenvolvido pela Embraer para a FAB (Força Aé rea Brasileira.
É um moderno jato cargueiro e de transporte que irá substituir a frota dos aviões Hércules, norte-americanos, operados pela FAB. O projeto do KC-390 foi iniciado em 2009.
O voo do protótipo está previsto para o próximo ano e o início da produção a partir de 2015.
Até o momento, o projeto conta com 60 intenções de compra. A FAB deve adquirir 28 aeronaves. Em março deste ano o projeto recebeu sinal verde para a construção dos protótipos.
O governo federal prevê destinar R$ 213 milhões para o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. A primeira etapa do Sisfron será implantada pelo Consórcio Terpro, formado por empresas controladas pela Embraer Defesa e Segurança.
Valor
A empresa foi selecionada pelo Exército Brasileiro para implantar a primeira etapa do Sisfron, que contemplará o monitoramento de aproximadamente 650 quilômetros de fronteira terrestre na faixa que acompanha a divisa do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e com a Bolívia, área que está sob a responsabilidade do Comando Militar do Oeste.
O contrato foi firmado em novembro do ano passado no valor de R$ 839 milhões.
Para o programa Astros 2020, projeto da Avibras em conjunto com o Exército Brasileiro, o governo federal prevê na proposta orçamentária a liberação de R$ 91 milhões. O projeto esta orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão.
O Astros 2020 é uma versão moderna do sistema Astros de artilharia de saturação de área e principal equipamento de defesa do portfólio da Avibras.
O sistema Astros consiste de um veículo de comando e controle, seis lançadores múltiplos, seis veículos de fornecimento de munições, um controle de fogo do veículo, um veículo Trailer e um veículo meteorológico.
Na previsão orçamentária da Defesa está prevista também uma verba de R$ 319,5 milhões para a modernização e revitalização de aeronaves e sistemas embarcados.
Embora não tenha sido detalhada, possivelmente é para o programa de revitalização de caças da FAB, entre eles o AMX e F-5, sob responsabilidade da Embraer.
Para o programa F-X2, de aquisição de caças de última geração para a FAB não há nada previsto na proposta.
Segundo o Ministério da Defesa, a compra dos caças agora está vinculada diretamente ao gabinete da presidente Dilma Rousseff (PT).
Verba da defesa
- Caças: Não há previsão orçamentária para o programa F-X2, que passou para o controle da presidente Dilma
- Verba: Governo Federal prevê liberar recursos de R$ 1,2 bilhão para projetos militares que têm a participação de empresas da região
- Maior: O maior aporte de recursos, de R$ 952 milhões, será para o projeto KC-390, avião militar
- Desenvolvimento: O KC-390 é desenvolvido pela Embraer. O primeiro protótipo deve voar em 2014
- Vigilância: Para o Sisfron (Sistema Integrado de Vigilância de Fronteiras), o governo federal vai destinar R$ 213 milhões
- Participação:A primeira etapa do Sisfron será implantada pelo Consórcio Terpro, controlado pela Embraer Defesa e Segurança
- Avibras: A Avibras deve receber R$ 91 milhões para o projeto do Astros 2020, a nova versão de veículo lançador de foguetes
FONTE: O Vale
Marretada do Maurício em 3, 2, 1…
Ficou bem explicito que o poder de decisao da compra dos brinquedos tao sonhados da FAB esta nas maos da dona pirracenta Dilma, ao menos ainda teem alguns projetos caminhando e evoluindo positivamente.
Sds.
Comentário e pergunta interessante de um argentino a respeito do KC-390:
” Seremos sócios e vamos operar um avião que tem uma empresa inglesa(Cobham) fornecendo cinco importantes equipamentos do KC-390, a saber:
-tanques auxiliares nas asas para REVO
-tanque auxiliares na fuselagem
– sondas de reabastecimento
– radomes do nariz
– sistema de audio amplificado da cabine.
A coluna vertebral da aviação de transporte da FAA estará em maõs inglesas?” Fonte: Indiandefencereview
E se a GB decidir que a Argentina não pode ter o avião, o que esse governo(?) e a Unasul vão fazer?
Caro Brandenburg
Excelente comentário.
Imbróglio começará em 5, 4, 3…
Nós do lado de cá nao temos nada a ver com os delírios argentinos com os ingleses ,se negarem fornecer aos hermanos , será um parceiro a menos no negócio e a agua continuara a correr pro mar, espero que os do desgoverno federal nao vacilem tanto ao ponto de parar um projeto por brigas alheias e tambem ambos estao cientes de todas as partes do projeto desde os fornecedores e investidores aos futuros operadores ja com intençoes declaradas de compra .
Gente normal, praticamente todas as empresas que produzem aviões militares e comerciais, fazem parceria com empresas de outros países para fornecimento de equipamento, é isso que viabiliza a produção dos mesmos e esta tudo previsto em contrato sobre os olhos de órgão internacional de regulação, é assim aqui é assim nos Estados Unidos e em outros países, sem pensamento derrotista o KC-390 é brasileiro, logo o Exercito e a Embraer regulam a quem vender, logicamente problemas relacionados a peças e fornecedores podem surgir, e é obrigação BASE de toda empresa séria ter o plano B para honrar seus compromissos.
Parabéns pelo novo lay-out dos tres blogs . Ficaram muito bons. Embora os banners do Forte e do Poder Naval também estejam excelentes (sou mais a favor de desenhos do que de fotos….) tenho que concordar que os AMX são fotogenicos pacas! Que o MR me desculpe, juro que não quero criar celeuma, mas olhando pela primeira vez este novo look nada mais adequado do que ler um post em que a FAB continua, pelo menos no campo de transporte militar, aplicando bem o seu parco recurso financeiro. Muito melhor investir na industria verdadeiramente nacional. Espero ver um novo banner… Read more »
Tem nada aí, são somente compromissos da campanha eleitoral.
Em um próximo governo, melhor estruturado e menos corrupto, quem sabe…
Ou seja, F-x 2 GAME OVER.
Foi um prazer discutir com rafalistas e hornetianos !!
Olha confesso que até fiquei c/ peninha da “Eternamente Encostada” no Governo Federal, aka Avibrás, a verba que lhes foi destinada é 10 vezes inferior a do avião que não venda de Embraer.
Qnta falta de cacife!!!
Que dureza!!!
Se o FX-2 estivesse saindo pela Embraer (como contratante principal) acredito que o mesmo já estaria em execução faz tempo.
[]’s
É,
Ainda faltam muitos projetos para nós…
GF libera mais um trocado ae para nós.
“Se o FX-2 estivesse saindo pela Embraer (como contratante principal) acredito…”
Já vimos este triste filme antes, definitivamente a Embraer não manja deste riscado.
A expertise desta empresa, se resume as aeronaves regionais e executivas, somente.