A-10 Thunderbolt II na Operação Desert Storm, em 1991
O Fairchild Republic A-10 Thunderbolt II “Warthog” é a única aeronave da história da USAF projetada especificamente desde o início para missões de apoio aéreo aproximado.
Ele foi projetado para sobreviver a um ambiente de intenso fogo antiaéreo incluindo canhões antiaéreos e mísseis guiados por infravermelho e por radar, sendo capaz de absorver danos em batalha e continuar a voar. De fato, o A-10 é provavelmente a aeronave mais difícil de derrubar devido à sua extrema manobrabilidade, contra medidas eletrônicas, tanques de combustível auto-selantes, motores a jato bem separados, dois lemes, sistema de voo de backup e longarinas redundantes nas asas.
Um total de 165 jatos A-10 Thunderbolt II foi deslocado de 5 diferentes unidades para participar da Operação Desert Storm em 1991, para expulsar as forças iraquianas que tinham invadido o Kuwait. 144 aeronaves foram agrupadas sob a Ala Provisória 354th no início. Aeronaves adicionais foram incorporadas posteriormente para substituir aeronaves abatidas ou avariadas em combate.
Juntas, aeronaves A-10 e OA-10 realizaram 8.624 missões de combate mantendo 95.7% de disponibilidade, 5% a mais do que a alcançada em tempo de paz, a mais alta entre as aeronaves da USAF. Os A-10 atingiram as seguintes marcas durante a Operação Desert Storm:
- 967 tanques destruídos
- 1.026 peças de artilharia destruídas
- 1.306 caminhões destruídos
- 281 estruturas militares destruídas
- 53 mísseis Scud destruídos
- 10 aeronaves no solo destruídas
- 2 helicópteros destruídos no ar
Os pilotos de A-10 voaram até 3 missões por dia e destruíram 1/4 do arsenal total do Iraque. Quase sempre expostos ao fogo antiaéreo e mísseis superfície-ar, os altamente manobráveis A-10 receberam severos danos de combate durante a Desert Storm.
Cinco aeronaves A-10 foram abatidas e uma sexta aeronave foi perdida num pouso de emergência após ter sido severamente avariada em combate. Cerca de 20 aeronaves sofreram danos significativos em combate.
No total, metade da frota empregada nas operações (cerca de 70) sofreu algum tipo de dano.
SAIBA MAIS:
- A-10 na USAF pelo menos até 2035
- A-10 dispara pela primeira vez foguete APKWS
- Thunderbolt II a álcool
- Boeing entrega à USAF primeiro A-10 Thunderbolt II com novas asas
- USAF propõe cortar jatos A-10 Thunderbolt II
- Os cortes na Força Aérea dos EUA (USAF)
- Os Esquadrões da USAF
- Fotos da “Hawgsmoke”
- Hawgsmoke!
- O canhão e o fusquinha
- Northrop A-9
- A-10 e seu Gatling: audaciosamente indo onde nenhum Vulcan de F-16 pode ir
- A-10 + 20
- Problema de fadiga nos A-10 da USAF
Sempre que olho o A-10, me lembro do Heinkel Salamander.
http://www.youtube.com/watch?v=jb9zqbcBf_4
Realmente um verdadeiro tanque voador !
Sds.
Essa aeronave para a missão que executa é espetacular.