DGA francesa recebe o primeiro Rafale ‘tranche 4’ de produção, com radar RBE2

21

Caça é o 121º Rafale entregue e pertence ao quarto lote de produção, que incorpora o radar RBE2 AESA, o detector de lançamento de mísseis DDM NG e sistema optrônico frontal

 

Rafale B 339 - entrega número 121 - primeira do tranche 4 - foto DGAA DGA francesa (Direção Geral de Armamento) divulgou nota na quinta-feira, 19 de setembro, sobre o recebimento do primeiro caça  do quarto lote (tranche) de produção do programa Rafale.  A entrega foi realizada no último dia 12 e a aeronave em questão é um modelo biposto Rafale B, com designação B 339, destinado à Força Aérea Francesa (Armée de l’air). Está programado que, nos próximos dias, o avião se junte a outros caças Rafale na Base Aérea de Mont-de-Marsan.

Ao todo, 60 aeronaves do chamado “tranche 4” estão encomendadas ao fabricante Dassault, sendo que nesse lote todos os caças têm como destaque no equipamento padrão o radar RBE2 AESA (varredura eletrônica ativa), os novos detectores de lançamento de míssis DDM NG e o sistema optrônico frontal de identificação e telemetria.

RBE2 - foto thales para o PA

Segundo a nota da DGA, que é a organização francesa responsável por gerenciar programas de armas, o Rafale é o primeiro avião de combate europeu em serviço a se beneficiar da tecnologia AESA, que aumenta significativamente o alcance de detecção de alvos. Essa tecnologia é o resultado de mais de 10 anos de esforços de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em antenas ativas.

Até o momento, 180 caças Rafale foram encomendados pela DGA, para destinação tanto à Força Aérea quanto à Marinha Francesa (Marine Nationale), sendo que, com o Rafale B 339, chegou-se a 121 entregas em três versões: o Rafale M para a Marinha, que recebeu 38 modelos monopostos, o Rafale B (biposto), dos quais 39 foram recebidos pela Força Aérea, e 44 exemplares do Rafale C (monoposto), também para a Força Aérea Francesa. Caças Rafale já foram empregados em operações de combate no Afeganistão, Líbia e Mali.

Radar RBE-2 AESA da Thales na Laad 2011 - foto 2 Nunão - Poder Aéreo

FONTE / FOTO DO ALTO: DGA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: a foto do meio, da Thales (fabricante do radar RBE 2) está nesta matéria apenas para efeito ilustrativo, pois é de outra aeronave entregue anteriormente, com radar AESA, mas que foi destinada a uma unidade de testes da Força Aérea Francesa. Já a foto de baixo é de um “mock up” do radar RBE 2 AESA. Para mais notícias sobre a entrega dessa aeronave para esquadrão operacional, além da anterior para testes, clique nos primeiros links da lista abaixo. Aproveite também para conferir, nos demais links, matérias sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento de sensores para o Rafale, programas de testes com armamentos e também sobre a redução prevista para entregas nos próximos anos.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments