AFA 2013: gordo, velho, sujo e …
…fundamental
Em várias oportunidades o “Domingo Aéreo” da AFA recebeu diferentes versões de C-130 (apelidado de “gordo”), mas o KC-130 é algo bastante raro. Mesmo porque a FAB só possui dois deles. O avião estava com a sua configuração de reabastecimento completa, incluindo os dois tanques no compartimento de carga e os casulos da cestas nas pontas das asas (ver fotos).
Os dois KC-130 da FAB foram recebidos em 1975/1976 e até a entrada em operação dos KC-137, eram os únicos reabastecedores da força. Com a recente redução da frota de KC-137 (há quem diga que o esquadrão Corsário está “no chão”) o trabalho de transporte de carga e reabastecimento aéreo sobrecarregou ainda mais a envelhecida (eles estão se aproximando dos 40 anos) frota de C-130 da FAB.
Seus substitutos serão os KC-390, ainda em fase de projeto pela Embraer, que deverão voar pela primeira vez no final do ano que vem.
VEJA TAMBÉM:
O bom e velho Gordo… Vai carregar a FAB nas costas um bom tempo ainda.
Interessante notar na foto que mostra a “cesta” com detalhe que existem 3 parafusos de “cabeça chata” (que fogem ao padrão dos outros) e um buraco sem o parafuso. Isso mostra bem o nível de falta de “reaparelhamento” ao qual nossas forças estão sujeitas, onde falta grana até pra comprar um conjunto de parafusos novos padronizados pra fornecer um nível mínimo de qualidade às células, uma vez que suas idades já estão bem avançadas. Realmente a equipe de manutenção está de parabéns. Se hoje os “gordos” voam na FAB é fruto da rotina pesada que o pessoal do macacão azul… Read more »
Edgar – olho clínico, verdade, parabéns.
a FAB se apresenta do jeito que esta – sem maquiagem.
Edgar, boa noite.
Não creio que o uso de parafusos fora do padrão possa ser atribuído à falta de recursos, nem associado à idade das aeronaves, nem motivo de dar parabéns à equipe de manutenção.
Isto revela a deficiência do nosso sistema logístico como um todo, e isso não se resolve somente com dinheiro ou com aeronaves novas.
Há um problema cultural a ser resolvido ainda, com a atribuição de prioridade adequada aos processos logísticos.
Abraço,
Justin
Grande aeronave, em todos os sentidos.
Sorte da FAB ainda possuir aeronaves assim, senão já estaria no chão.
Quanto ao Corsário, realmente está no chão.
Visando uma solução paliativa, como vão fazer no GDA, poderiam alocar alguns C-95M para o pessoal voar.
Tocamos muito no assunto da aviação de caça, mas a aviação de transporte pesado também está capenga.
A aviaçao de transporte basicamente já se acertara com a chegada do kc-390, o maior problema na real sao os caças que nao chegam !!
Eduardo Pereira,
Em parte, pois o de longo curso ainda estará desamparado.
Poggio e Nunão,
O KC 767 sai ou não?
Vai vir o A-330 MRTT com os A-340 para a Presidência?
Caro Fighting Falcon E/F
Boa pergunta.
A última atualização que obtive sobre o tema é que o negócio do 767 está “aguardando” (o que exatamente, ninguém sabe).
“Aguardando” é a palavra chave para tudo nesse país.