EUA suspendem entregas de caças F-16 ao Egito por tempo indeterminado
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu interromper a entrega de aviões de combate F-16 ao Egito por tempo indeterminado devido à “situação atual” no país africano, disse o Pentágono nesta quarta-feira.
“Dada a situação atual no Egito, nós não acreditamos ser apropriado ir em frente, neste momento, com a entrega dos F-16s”, disse o porta-voz do Pentágono, George Little, a repórteres, acrescentando que a decisão de Obama foi tomada com a concordância unânime de toda sua equipe de segurança nacional.
Houve uma escalada da violência no Egito desde que os militares destituíram o primeiro presidente democraticamente eleito do país, Mohamed Mursi.
FONTE: Reuters, via portal Terra
FOTOS: USAF (caças F-16 da Força Aérea Egípcia participando de treinamentos nos EUA)
COLABOROU:T F Baptista
NOTA DO EDITOR: segundo reportagem original da Reuters em inglês (clique aqui para acessar), o lote em questão é composto por quatro aeronaves . Outras oito estariam previstas para entrega em dezembro. Duas semanas antes, a Reuters havia noticiado que os EUA entregariam as aeronaves, mas fontes no governo sugerem que a suspensão é uma forma de pressionar autoridades militares egípcias na direção de uma transição democrática no país.
A entrega de caças F-16 ao Egito tem sido alvo de polêmicas dentro dos EUA e também é um assunto delicado no Oriente Médio, pois envolve o relacionamento do país com outros países árabes e com Israel. Para entender melhor as questões colocadas na balança, clique nos links para matérias anteriores, na lista abaixo.
VEJA TAMBÉM: