Ministro da Defesa da França visita a Índia com Rafale na agenda

15

Rafale - foto F Robineau - Dassault

Fontes especulam que contrato de aquisição de 126 caças Rafale pela Índia ganhará um impulso com a visita, mas não há confirmação sobre qualquer anúncio oficial nos próximos dias

Segundo reportagem do jornal indiano Deccan Herald publicada na terça-feira, 23 de julho, o ministro da Defesa da França deverá visitar a Índia nos próximos dias, o que traz especulações de que haverá um impulso na negociação para a aquisição de 126 caças Rafale para a Força Aérea Indiana. Fontes dizem que o tão esperado acordo do Rafale está na agenda das conversas bilaterais a serem realizadas de 25 a 27 de julho  entre o ministro francês Jean Yves Le Drian e sua contraparte indiana, A K Antony.

Porém, segundo o jornal, não há confirmação sobre um anúncio ou finalização do acordo poder ocorrer por volta do final da semana.

O ministro da Defesa da França se encontrará também com o primeiro ministro da Índia, Manmohan Singh, além de membros do Comitê Parlamentar de Defesa. As informações são de que foram superadas as questões levantadas pelo fabricante do Rafale, a empresa francesa Dassault, a respeito do papel da estatal indiana de aviação HAL no contrato. Segundo as fontes do jornal, o Ministério da Defesa convenceu a Dassault de que a HAL seria o principal integrador e que não haveria mudanças nas condições originais da concorrência que levou à escolha do Rafale para negociações exclusivas.

Rafale - painel - foto A Paringaux - Dassault

Assim, deverá prosseguir o plano de que a Dassault forneça 18 aeronaves fabricadas na França na condição “fly away” (de fábrica), com a HAL fabricando os caças restantes sob licença. No mês passado, altos executivos da HAL e da Dassault se encontraram nos bastidores do Paris Air Show para discutir o projeto e resolver as diferenças.

Apesar da concorrência ter um valor estimado de 10,4 bilhões de dólares (Rs 42,000 crore), segundo a reportagem o preço deverá ser bem maior no contrato final, tornando-se o maior acordo de defesa da Índia. Estima-se que o novo valor fique entre 17 e 20 bilhões de dólares, embora não haja confirmação oficial.

O ministro da Defesa da França deverá também se dirigir à Base Aérea de Gwalior, que abriga a frota indiana de caças Mirage 2000 (também fabricados pela Dassault). Em 2011, a Índia assinou um acordo de aproximadamente 2,4 bilhões de dólares (Rs 10,900 crore) com as empresas francesas Thales e Dassault, visando a modernização dos 51 caças Mirage 2000 indianos.

Mirage 2000 Força Aérea Indiana - foto via Dassault

FONTE: Deccan Herald (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Dassault

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments