Mais uma opção de compra foi exercida pela USN para motores do Super Hornet
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Vinte e dois motores F414-GE-400 adicionais, do Lote 17 de produção em larga escala, estão sendo adquiridos por 87 milhões de dólares
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O Departamento de Defesa dos EUA informou na quinta-feira, 18 de julho, que a empresa General Electric recebeu uma modificação de contrato previamente concedido (N00019-11-C-0045) no valor de US$ 87.034.442,00. Trata-se do exercício da opção de compra de 22 motores F414-GE-400 do Lote 17 de produção em larga escala, destinados à instalação em aeronaves F/A-18E/F aircraft.
O contrato é gerenciado pelo Comando de Sistemas Aeronavais (Naval Air Systems Command) e a entrega deverá ser completada em outubro de 2015. O valor incorre em obrigações de pagamento do ano fiscal de 2013, que não expiram ao final deste ano fiscal, segundo o informe.
FONTE: Departamento de Defesa dos EUA (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTO: Marinha dos EUA (USN)
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Por que o caça está decolando com o speed brake parcialmente aplicado na decolagem? Opa!Pergunta de Super Hornet é aqui mesmo! 🙂 Ao contrário dos legacy Hornet, o Super Hornet não tem speed break (freio aerodinâmico). Quem faz esse papel agora são dois spoilers localizados sobre as LERX, um pouco atrás do cockpit. Na verdade o que aparece levantado na foto, ali entre as duas derivas, é uma das duas entradas auxiliares do sistema de resfriamento do ECS (environmental control system). Quando no chão (ou convés) e com o motor ligado é comum ver as entradas abertas. Em voo elas… Read more »
Mas os lemes parecem defletidos para dentro, aumentando o arrasto na decolagem. É isso mesmo?
Poggio, creio que vc está falando desse spoiler que aparece aberto na foto abaixo de um SH australiano, certo?
Poggio, creio que vc está falando desse spoiler que aparece aberto na foto abaixo de um SH australiano, certo?
Sim, isso é spoiler de SH. Naquela foto decolando da catapulta o que está aberto é o ECS.
Segundo a Boeing, com a eliminação do grande freio dos legacy Hornet, economizou-se alguns quilos no avião.
Roberto F Santana
Você viu um desses de perto, não?
Caro Roberto F Santana, vi sim. Avaliei e tirei foto de cada detalhe. Mas as informações eu consegui lendo alguns documentos, como o manual de voo do avião.
Abrs
Na verdade, quem é responsável por frenar o Super Hornet são os flapes e ailerons. Numa mesma asa, eles defletem de maneira diferente (flape para baixo e aileron pra cima), criando arrasto, ao mesmo tempo deixando margem para operar no controle de rolamento da aeronave. Isso foi um dos muitos esforços feitos para diminuir o RCS da aeronave. O F-22 e o Rafale são outros exemplos de aeronaves que tinham freio aerodinâmico nos protótipos e o perderam na versão de série, substituídos pelo mesmo esquema do Super Hornet. Até onde sei, que surgiu com essa inovação foi o YF-23. Quanto… Read more »
Os spoilers que o Poggio se refere são portas do sistema de alívio de pressão (ou algo do tipo, difícil de traduzir) das entradas de ar dos motores.
O F-8 citado pelo Roberto só escapava dessas porque foi pioneiro no uso de flaperons. Se tivesse ailerons convencionais, ficaria difícil os pilotos manterem o controle no ar com as asa dobradas.
Aliás o F-8 foi uma aula de engenharia em cima da North American com o seu F-100. Usando o mesmo motor, era mais veloz, voava mais longe e era mais ágil. E pra terminar, ainda era caça naval, mas nem por isso era mais pesado.
10 de Maio, 2012 – 00:09 ( Brasília )
VOO – PARTE 3 – UM ENVELOPE COM O “SELO” DA MANOBRABILIDADE
por Vianney Jr.
Link para o artigo:
http://www.defesanet.com.br/hornet/noticia/5965/Voo-%E2%80%93-Parte-3—Um-envelope-com-o-%E2%80%9Cselo%E2%80%9D-da-manobrabilidade/
Pode por na conta 72 desses motores, sem ser muito exigente, eles devem vir “embrulhados” em compartimentos que ficam na traseira de 36 SH. kkkkk. (não posso deixar o sonho acabar!)
Show de bola as perguntas e as respostas… neste quesito de configurações de voo eu sou um quase leigo.
Interesante que eu sempre pensei que “flape para baixo e aileron para cima” fosse configuração de pouso !!
Sds.
Caro Roberto F. Santana,
Veja esta… Cuzader em configuração de pouso com as asas igualmente dobradas…..
Este vetor era phoda !!
Sds.
Vejam também este Vought F8 SCW com asas supercriticas…. em teste de 1973 (NASA).
Sds.
Para encerrar sobre este avião (que montei vários quando mais novo) esta versão que não foi serial, apenas protótipo, o Vought Super Cusader “XF8U3” em comparação com um F-8 normal.
Veja-se a carga misilística na fuselagem…. e as diferenças da parte frontal das duas aeronaves.
Sds.
Amigos,
Voltando ao tema, somente em republiquetas de bananas o presdente escolhe os avioes de combate para a sua forca aerea.
O papel do governo e liberar verbas e deixar os mlitares escolherem sus equipamentos.
O pais esta cada vez mais se aproximando de seu antigo status de pais do terceiro mundo.
Parabens ao PT e aos politicos tupiniquins pelo belo trabalho que estao fazendo para destruir o pais.
A posicao do leme de profundidade (elevators) e do leme de direcao (canted fins) nao estao funcionando como speed braker.
Estao acionados para implementar o angulo de ataque.
Os flaps estao configurados para auxiliar na sustencao aerodinamica da aeronave a uma velocidade inicial de “decolagem”.